Como configurar o Google Merchant Center?

Aprenda todas as etapas para criar uma conta e configurar o Google Merchant Center em sua loja.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

O Google Merchant Center é uma ferramenta que o envio dos dados da sua loja e dos seus produtos para o Google, disponibilizando-os no Google Shopping e em outros serviços. 


Como criar uma conta no Google Merchant Center?

📌 Atenção! Possuímos duas integrações diferentes: Google Merchant Center e Google Shopping, e não é possível ter as duas ativas ao mesmo tempo. Caso ainda não tenha uma conta no Google Merchant, recomendamos o uso da integração direta com o Google Shopping.

Caso você já tenha validado o seu domínio na nossa integração do Google Shopping via API, não pode utilizar o mesmo domínio no Merchant Center, pode ocasionar problemas no envio dos seus produtos.

01 - Clique aqui para acessar o site do Google Merchant e siga pelo caminho Fazer login > Fazer login no Merchant Center.

02 - O Google identificará que você ainda não tem uma conta no Merchant Center. Preencha os campos com as informações solicitadas e clique em Continuar.

03 - Na próxima tela, concorde com os termos de uso e clique em Continuar.

04 - Agora, o Google perguntará quais são seus objetivos ao usar a ferramenta. Marque as opções que você deseja e clique em Continuar.

05 - O Google mostrará um resumo das configurações da conta feitas até o momento. Clique em Criar conta para prosseguir.

Pronto, sua conta no Google Merchant Center estará criada! Agora, basta verificar e reivindicar o domínio da sua loja.


Como verificar e reivindicar o domínio no Merchant Center?

Agora, o Google precisará conferir se a sua loja é sua mesmo por meio de uma verificação e reivindicação de domínio.

01 - No painel do Merchant Center, você verá algumas "tarefas incompletas". Em Configurar o Google Plataformas, clique em Continuar.

02 - Desça a página, e na opção Website, clique em Coloque o URL do seu site.


03 - No campo seguinte, informe a URL completa da sua loja e clique em Salvar.

04 - Em seguida, o Google mostrará que seu domínio está com dois status "Não verificado" e "Não reivindicado". Clique em Eu tenho acesso ao meu servidor para continuar.

05 - Selecione a opção Adicionar tag HTML à minha página inicial e clique no ícone para copiar o código constante na etapa 1.

06 - Volte ao painel da sua Loja Integrada e acesse o caminho Visual > Incluir Código HTML

07 - Na página seguinte, clique em Adicionar código

08 - Preencha as informações iniciais do código para direcionarmos o local correto onde ele deverá ser aplicado. Insira as informações da mesma forma que está na imagem abaixo:

09 - No campo a seguir, cole o código que você copiou da sua conta do Google Merchant e clique em +Salvar Código HTML.

10 - Retorne para sua conta do Google Merchant, e clique em Verificar URL.

11 - Sua URL deverá ser verificada e aparecer da seguinte maneira.

12 - Agora, clique em Reivindicar URL.

13 - Sua URL deverá aparecer da seguinte maneira:

Pronto! Agora seu domínio já está verificado e reivindicado dentro da sua conta do Google Merchant Center.


Como enviar os produtos para o Google Merchant Center?

Para enviar seus produtos ao Google Merchant Center, é preciso ativar a integração em sua loja.

01 - No painel da sua loja, siga pelo caminho Soluções > Aplicativos e busque pelo aplicativo do Google Merchant. Clique em Instalar para iniciar o processo.

02 - Na seção Produtos para Google Merchant, selecione a opção de acordo com o que você deseja:

  • Anunciar todos os produtos la Loja - vai gerar um feed com todos os produtos da loja;

  • Anunciar os produtos da lista - você deve selecionar quais produtos irão para o feed.

Clique em Salvar alterações para continuar.

03 - Aparecerá uma URL, que é o endereço do feed de produtos da sua loja. Clique em Copiar.

💡É importante saber: O feed XML permitirá envio de até 10 mil produtos, que devem ser divididos em páginas com até 500 produtos cada.

Para isso, basta adicionar o seguinte código ao final da URL: ?pagina=. Fazendo isso, sua URL do xml ficará conforme o exemplo:

04 - Agora, vamos enviar o feed para o Google Merchant Center. Volte à página inicial do Google Merchant Center e no menu lateral, siga pelo caminho Produtos > Criar feed de produtos.

05 - Em Informações básicas, selecione como país de destino o Brasil, o idioma português e clique em Continuar.

06 - Em Nome e método de entrada, preencha com as informações abaixo:

  • Dê um nome para seu feed e escolha um método de entrada - Escolha um nome descritivo que ajude a entender o conteúdo do feed ou nome da loja. Exemplo: lojadaclara.xml

  • Escolha como configurar seu feed e conectar seus dados ao Merchant Center - Selecione a opção de Busca programada.

Clique em Continuar para prosseguir.

07 - Agora, faremos as configurações finais do feed. Preencha conforme o exemplo abaixo:

  • Nome do arquivo - O nome do arquivo deve ser único, sugerimos que coloque o nome da loja. Exemplo: "lojateste.xml"

  • Frequência de busca - Selecione Diariamente.

  • Hora da busca - Selecione 04:00

  • Fuso horário - Selecione o fuso horário da cidade da sua loja

  • URL do arquivo - Cole a URL que copiou do painel da Loja Integrada em Soluções > Aplicativos > Google Merchant.

Clique em Continuar para finalizar esta configuração. Pronto, o Google Merchant Center estará integrado à sua loja!

🔔 É importante saber:

O Google Merchant Center pode demorar algumas horas para absorver as informações dos seus produtos, principalmente se forem muitos. Além disso, certifique-se de que seus produtos estão corretamente configurados antes de fazer integrá-los ao Google Merchant Center. As informações cadastradas de forma certa são essenciais para que os produtos sejam corretamente absorvidos.


Como ajustar os produtos no Merchant Center Next?

Por padrão, a fonte de dados do Merchant Center Next é o site, e por muitas vezes, ele não atualiza diariamente como o XML ou a API. Nesses casos, indicamos que seja inserido uma fonte de dados, confira os passos abaixo:

01 - No painel do Merchant, acesse Produtos > Mostrar origens de dados:

02 - Em seguida, em Adicionar origem do produto:

03 - Caso queira inserir via XML, você irá selecionar a opção "Adicionar produtos com um arquivo", e colar o XML no gerado no painel da LI.

➡️ Para copiar o XML gerado no painel da LI, vá em: Soluções > Aplicativos > Google Merchant Center.

04 - Se for via API (no painel LI em Canais de Venda > Google Shopping), ele seleciona a opção "Adicionar produtos usando a API" e define um nome.
Após isso, só continuar a configuração conforme o Google Merchant Next for indicando.

Pronto, dentro de algumas horas estará atualizado!

Respondeu à sua pergunta?