Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesSoluçõesFerramentas GoogleGoogle Analytics
Como configurar o Google Analytics 4 na minha loja?
Como configurar o Google Analytics 4 na minha loja?

[Disponível em todos os planos] Aprenda como configurar a nova versão do Google Analytics, GA4, na sua Loja Integrada.

Atualizado há mais de um ano

Como configurar o Google Analytics na minha Loja Integrada?

Primeiro vamos entender o que é o Google Analytics.

É uma ferramenta gratuita do Google, que permite mensurar e acompanhar o desempenho do seu site. Você consegue obter dados de quem visitou o seu site e saber de onde os visitantes vieram.

O Google Analytics 4 é um novo tipo de propriedade, com relatórios diferentes daqueles usados nas propriedades do Universal Analytics. Uma vantagem da propriedade do Google Analytics 4 é que você pode usá-la em um site, app ou ambos, enquanto as propriedades do Universal Analytics são compatíveis somente com sites. Leia o comunicado do Google para saber mais.


Como criar conta no Google Analytics?

Para começar, você precisa criar uma conta do Google Analytics se ainda não tiver. Para fazer isso, visite google.com/analytics e crie a sua conta.

Você precisará inserir algumas informações sobre o seu site, como o seu URL, o nome do site, o país em que o site será exibido e a hora local. Após preencher os detalhes, clique em "Criar" para finalizar a criação da conta.


Como migrar para a propriedade do Google Analytics 4?

O Google Analytics a migração definitiva da coleta de dados do código UA para GA4 aconteceu em julho de 2023, pois não será mais utilizado o código UA para registro das atividades da loja virtual.

Configure e migre para uma propriedade do GA4:

Se você tiver o código UA configurado em sua conta, ao acessar o painel do Google Analytics você visualizará o aviso da migração no topo da página, e então basta clicar em Iniciar migração.

1 - Caso o aviso não esteja mais aparecendo pra você, você deve clicar em ⚙️ Administrador no menu lateral esquerdo:

2 - Em seguida clique em Assistente de configuração do GA4:

3 - Em "Quero criar uma nova propriedade do Google Analytics 4", clique em "Vamos começar":

4 - Prossiga lendo as informações apresentadas para configuração e clique em Criar propriedade:

mceclip3.png

Pronto! Será apresentado na sua tela as informações da propriedade no GA4.


Como configurar o Google Analytics na Loja Integrada?

Agora que você tem uma conta do Google Analytics, você pode adicionar o código de acompanhamento ao seu site.

01 - No painel da sua loja, clique em Soluções > Aplicativos

02 - Vá até o app do Google Analytics 4 e clique em Instalar

03 - Agora você visualizará a seguinte tela, sendo necessário inserir somente o código de acompanhamento: GA_MEASUREMENT_ID.

Pontos de Atenção:

  • Caso você já tenha a integração do Google Shopping, os dados dos campos AW-CONVERSION_ID e AW-CONVERSION_LABEL serão preenchidos automaticamente. Mas caso não tenha essa integração, você não precisa preencher esses campos, somente o GA_MEASUREMENT_ID.

  • É necessário desativar o GA3 quando instalar o GA4 para não duplicar as conversões.


Como encontrar ID de acompanhamento GA_MEASUREMENT?

  • Faça login na sua conta do Google Analytics.

  • Clique em Administrador.

  • Na coluna Propriedade, selecione a sua propriedade GA4.

  • Com a propriedade correta selecionada, clique em Fluxos de dados.

  • Clique no fluxo de dados correspondente ao ID que você quer verificar.

  • Em detalhes do fluxo, copie o ID que começa com "G-":

04 - Cole o código de acompanhamento e clique em Salvar.

Agora, você já pode começar a monitorar o desempenho do site com o Google Analytics.


Quais eventos a Loja Integrada dispara para o Analytics?

HOME

Acessou home

Executou pesquisa

Fez contato (whatsapp, etc...)

Visualizou categoria

Clicou em produto

CATEGORIA

Visualizou categoria

Ordenou

Executou Filtro

Clicou em produto

PRODUTO

Visualizou Produto

Selecionou Variação

Calculou o frete no produto

Adicionou no carrinho

CARRINHO

Visualizou Carrinho

Adicionou ou removeu produto

Alterou quantidade do produto

Calculou Frete no carrinho

Aplicou Cupom

Clicou no botão de inicio de checkout

CHECKOUT

Está no login

Está no endereço

Alterou o endereço

Está no transporte

Alterou o transporte

Está no meio de pagamento

Alterou o meio de pagamento

Clicou no Botão de finalizar compra

Aplicou Cupom no Checkout (caso exista esta opção no checkout)

Apresentou mensagem de erro

Finalizar Compra

Finalizou a compra

Respondeu à sua pergunta?