Todas as coleções
Formas de Pagamento
PagBank
Quais são os motivos de cancelamento em minha loja pelo PagBank?
Quais são os motivos de cancelamento em minha loja pelo PagBank?

Neste artigo, mostraremos os motivos de cancelamento exibidos no conector do PagBank.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Porque meus pedidos do PagBank estão sendo cancelados?

Os intermediadores de pagamento possuem um sistema de anti fraude, que verifica aprovando ou não um pedido de compra. O sistema de anti fraude visa evitar que pessoas más intencionadas usem cartões clonados ou realizem compras com cartões de outras pessoas.

Durante um processo de compra, é possível que ocorram cancelamentos de pagamentos que estão relacionados a diferentes motivos. Para entender o motivo dos cancelamentos de compra dentro do PagBank, basta seguir os passos abaixo:


Como acessar o histórico de transação da loja?

Primeiramente, será necessário identificar a compra que foi cancelada e então, acessar o histórico de transação.

01 - No painel da sua loja, acesse Vendas > Pedidos

02 - Na página seguinte, coloque o cursor do mouse ao lado da descrição do envio, e clique no ícone de visualização para acessar os detalhes do pedido.

03 - Depois, clique no ID da transação - mesmo que apareça como "Indisponível", é só clicar para acessar.

04 - Agora, é só clicar em Histórico da transação para ter acesso a todas as comunicações realizadas entre as integrações de pagamento. Isso porque para uma compra ser faturada, ela passa por diversos fatores que podem provocar o cancelamento.

📌 É importante saber: no histórico de transação ficam registradas todas as interações, tanto com a operadora/gateway de pagamento quanto com o antifraude.
Esses dois agentes são responsáveis pela maioria dos cancelamentos realizados, por serem eles que verificam a autenticidade dos dados, sempre pensando na segurança do lojista e do cliente. 


Qual o significado dos erros do PagBank?

Erro 53041 "installment value invalid value": Esse erro é pouco comum. Geralmente, ele significa que o valor informado no campo installmentValue não condiz com o valor total dos produtos no carrinho. Verifique se aparece o valor do frete ou de alguma campanha/cupom de desconto.

Erro 53081 "sender is related to receiver": Esse é um erro comum que somente o lojista pode cometer ao testar as compras.

O erro surge quando um compra é realizada com os mesmos dados cadastrados para receber os pagamentos da loja ou com um e-mail que seja administrador da loja.

Você precisa ter dados diferentes e um e-mail separado para testes, senão o sistema retornará que o "sender is related to receiver" ou que "o enviado é relacionado com o recebido".

📌 É importante saber: os dados incluem CEP, no teste não se pode utilizar o CEP de origem da loja (aquele que você configura lá no módulo de envio Correios).

Erro 53084 "invalid receiver: email@seudomínio, verify receiver's account status and if it is a seller's account.": Esse erro decorre quando o lojista utiliza e-mails relacionados com a loja ou a conta do PagBank, como e-mail principal da loja ou o e-mail de acesso à sua conta no PagBank.

Erro 53085 "payment method online": Esse erro acontece quando os seus métodos de pagamento não estão habilitados dentro do PagBank, para ativa-los você precisa acessar a página do PagSeguro e selecionar os apropriados.

Ou, em caso de compras em débito online, deve ser verificado junto ao PagBank se o banco utilizado está integrado com eles ou se há algum erro no sistema deles.

Erro 53044 "credit card holder name invalid value:...": Este erro relaciona o titular do cartão ao nome do comprador, o PagBank sempre faz cruzamento de dados por risco de fraude por homônimos. Por isso, os nomes cadastrados no checkout devem ser idênticos aos gravados no cartão, obedecendo abreviaturas e grafia errada.

Erro 53019 "sender area code invalid value": Este erro refere-se ao código de área preenchido de forma a conflitar com outros dados.

📌 Lembre-se que o PagBank faz cruzamento de todos os dados por segurança, para minimizar o risco de fraude.

Erro 53017 "sender cpf invalid value": Este erro, conforme o anterior, refere-se ao CPF informado ser inválido, ou estar incorreto. No caso, se a compra for por cartão ou débito todos os dados preenchidos devem ser do titular do cartão ou conta.

Erro 53028 "shipping address complement invalid length:": Este erro está relacionado ao comprimento do dado inserido no campo número do endereço. Verifique com o cliente os dados que ele tentou inserir.

Por exemplo: Se o cliente residir em um apartamento, ele deve colocar só o número do prédio no campo número e no campo complemento apenas o número do apartamento.

Erro 53029 "shipping address district is required": Este erro refere-se ao preenchimento dos dados referente à Bairro e Complemento.

Por exemplo: Há localidades com especificidades como em Brasília - Asa Norte, SBN Quadra 2. É preciso estar certo que foi preenchido corretamente.

Erro 500: Internal Server Error: Módulo do PagBank e PagBank App ativos ao mesmo tempo. Para corrigir, basta desativar o módulo do PagBank App.

É importante saber: cada significado aqui mostrado, são retornos referentes às análises que o próprio PagBank realiza. Caso precise de mais detalhes sobre cada um desses retornos, entre em contato com Central de Atendimento do PagBank e explique seu caso.


Como acionar o suporte do PagBank?

O PagBank disponibiliza diversos canais por onde você pode obter mais informações. Abaixo estão eles:

Respondeu à sua pergunta?