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Ativando o recurso Compras no Instagram
Ativando o recurso Compras no Instagram

Como colocar meus produtos nas minhas publicações no Instagram Shopping?

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Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

⚠️ AVISO IMPORTANTE:

Devido às mudanças sem aviso e também aos diferentes tipos de conta do Facebook e do Instagram, as telas apresentadas neste passo a passo podem variar. Para fazer a configuração da Sacolinha, o ideal é que você conte com o apoio de um de nossos parceiros. Conheça esse serviço em nosso marketplace de soluções.


O que é o recurso Compras no Instagram?

O Instagram Shopping (Sacolinha do Instagram) é uma função do Instagram que permite a marcação de produtos em postagens, direcionando os usuários para informações detalhadas e páginas de compra. Isso transforma a plataforma em um canal de vendas diretas para lojas virtuais, oferecendo uma experiência visual e conveniente aos usuários. O recurso aumenta a visibilidade, alcance e interatividade das marcas, facilitando a conversão e a criação de um comércio eletrônico mais envolvente.


Quais são os requisitos para ativar o recurso Compras no Instagram?

O Facebook e o Instagram tem algumas políticas que precisam ser seguidas para a Sacolinha ser liberada para o usuário. Veja as principais a seguir:

  • A sua conta do Instagram deve ter pelo menos 90 dias de criação e engajamento.

  • A empresa deve estar conforme as Políticas comerciais do Instagram e com o acordo de Vendedor.

  • A loja deve estar localizada em um Mercado Disponível. No caso do Brasil ele está dentro da lista dos países disponíveis.

  • Os produtos devem ser qualificados.

  • Os produtos a serem vendidos são produtos físicos. No momento não é possível aprovar a Sacolinha para vendas de serviço ou ações.

  • A empresa deve ter um site oficial onde serão finalizadas as vendas - a sua loja!

  • A foto do seu perfil do Instagram deve ser a logo da sua empresa.

  • O link da sua loja deve estar na biografia do seu Instagram.

  • A categoria do seu perfil deve ser compatível com os produtos que você vende.

  • Ter pelo menos 8 produtos cadastrados e disponíveis na loja e estar com a loja no ar - a loja não pode estar no modo manutenção!

  • Ter pelo menos 8 fotos de produtos no feed do seu Instagram.

  • A descrição e o nome dos seus produtos na loja NÃO podem estar em letra maiúscula/caixa alta (com exceção das iniciais).

  • A descrição e o nome dos seus produtos na loja NÃO podem estar em letra maiúscula/caixa alta (com exceção das iniciais).

  • Sua loja precisa ter um domínio próprio.

Atenção ao Modo do Facebook:

Caso você esteja utilizando a nova versão do Facebook, com o modo escuro ativado, você não conseguirá ativar a função loja, como mostramos nos passos do tutorial. Recomendamos que use a versão anterior para conseguir seguir os passos.


Como ativar o Instagram Shopping com a minha Loja Integrada?

Separamos o passo a passo em 5 etapas, confira:

Etapa 01 - Como criar o catálogo de produtos XML?

Para criar o catálogo, você precisará instalar o aplicativo Facebook Anúncios Dinâmicos em sua loja.

01 - No painel, siga pelo caminho Soluções > Aplicativos > Facebook Anúncios Dinâmicos e clique em Instalar.

02 - Você verá 2 opções. Para que todos os produtos da loja apareçam no catálogo, deixe marcada a opção Anunciar todos os produtos da loja. Já se você quer escolher os produtos que vão compor o catálogo individualmente, deixe marcada a opção Anunciar apenas os produtos da lista e selecione os produtos na lista.

Para este tutorial, vamos criar o catálogo com todos os produtos.

📌 É importante saber: se os seus produtos têm variações e você quer que elas apareçam individualmente no catálogo, marque a opção Listar também as variações dos produtos e não apenas o produto principal.

03 - Clique em Salvar Alterações para ativar o aplicativo.

04 - Após salvar as alterações, você deve gerar a URL do Link do XML. Basta clicar para gerar a nova URL. Se ela já aparecer, basta copiar a URL.

Etapa 02 - Como habilitar a loja no Facebook?

Para conseguir enviar seu catálogo para o Facebook, será necessário habilitar a funcionalidade de Loja em sua página do facebook.

01 - Acesse o Meta Business Suite > No menu lateral, selecione "Todas as ferramentas"

02 - Desça e procure pela opção "Vendas"

03 - Você será redirecionado para o Gerenciador de Comércio, e então você deve vincular a sua página a uma conta de gerenciador de negócios, caso você não tenha, clique em + Adicionar conta, então será direcionado no passo a passo para criar a sua conta:

Mas caso você já tenha uma conta empresarial criada, basta selecionar a conta que deseja utilizar:

04 - Agora, selecione o modelo Compras. Isso habilitará a guia Loja em sua fanpage.

05 - Clique em Aplicar Modelo para finalizar esta etapa.

06 - Volte para a página inicial de sua fanpage, e no menu lateral esquerdo clique na guia Gerenciar loja.

07 - Clique em Iniciar configuração da loja.

08 - Na tela seguinte, clique em Avançar.

09 - Selecione a opção Finalização de compra em outro site, e clique em Avançar.

10 - Selecione sua conta comercial ou, caso ainda não tenha, clique para criar uma. Insira seu e-mail comercial e clique em Avançar.

11 - Agora é hora de criar seu catálogo de produtos. Defina um nome pra ele, concorde com os termos de uso, e clique em Avançar.

12 - Ao finalizar, clique em Enviar loja para análise, para que o Facebook faça as devidas confirmações e aprove seu cadastro.

📌 É importante saber: essa análise é feita exclusivamente pelo Facebook, não tendo qualquer interferência por parte da Loja Integrada.

Etapa 03 - o catálogo para o Facebook:

Com a sua loja aprovada, é preciso enviar o seu catálogo de produtos para o Facebook. Siga os passos abaixo:

01 - Na página inicial da sua fanpage, e no menu lateral esquerdo clique na guia Gerenciar loja.

02 - Em seguida, clique em Ir para o Gerenciador de Comércio

03 - Ao acessar o gerenciador de comércio, clique em Catálogo>Fontes de dados.

04 - Selecione a opção Feed de dados e clique em Avançar.

05 - Selecione a opção Feed programado e clique em Avançar.

06 - Lembra o arquivo XML que você gerou, lá na primeira etapa deste tutorial quando você instalou o Facebook Anúncios Dinâmicos? Basta copiá-lo, inseri-lo no campo indicado e clicar em Avançar.

07 - Na tela seguinte, marque a opção A cada hora. O horário você pode deixar como está, só garanta que o GMT está em -3;

08 - Dê um nome para sua fonte de dados, escolha a moeda Real Brasileiro, e clique em Enviar.

📌 É importante saber: é possível que você visualize a seguinte mensagem ao finalizar o envio do seu catálogo:

Clicando em Ver relatório você perceberá que a mensagem aparece devido ao seguinte campo:

Não se preocupe, pois isto significa que não temos este campo no XML da plataforma, contudo, os produtos serão incluídos normalmente no seu Google Shopping, Facebook Anúncios Dinâmicos entre outros, pois a ausência do "google_product_category" é só um aviso e não interfere de maneira alguma na inclusão dos produtos.

Para visualizar seus produtos, basta clicar em Itens.

09 - No menu lateral, retorne a página "Visão geral", e selecione a opção para Publicar loja.

10 - Clique em Salvar.

Etapa 04 - Ativando o recurso compras no Instagram:

Para conseguir marcar os produtos, sua conta no Instagram precisa ser profissional. Para saber como tornar sua conta profissional, acesse este tutorial produzido pelo Instagram.

01 - No Instagram, acesse sua conta e clique em Editar perfil.

02 - Em seguida, clique em Mudar para conta profissional e siga os passos para liberar a funcionalidade.

03 - Clique sob o ícone dos três traços, em seguida em Configurações

04 - Clique na opção "Empresa"

05 - Agora clique em "Configurar Compras no Instagram",

06 - Na sequência, você deve seguir as instruções apresentadas para conectar com a conta do facebook e ao catálogo criado:

07 - Com a conta conectada, o Instagram irá realizar uma análise da sua conta para aprovar o recurso Compras.

📌 É importante saber: a liberação do Instagram Shopping em sua conta pode demorar algumas horas ou alguns dias. Essa liberação depende do Instagram, fique por dentro dos requisitos principais para você ter a sua conta aprovada:

  • Necessário ter um domínio próprio;

  • É importante que você tenha feito o cadastro completo dos seus produtos;

  • Ter um perfil pessoal vínculado a página do facebook, com no mínimo 100 amigos;

  • Ter uma página no facebook;

  • Ter uma conta comercial do instagram para a sua empresa (com pelo menos 200 seguidores e 8 publicações).

Etapa 05 - Como marcar os produtos no Instagram?

Com a funcionalidade liberada, você já pode publicar suas fotos e realizar as marcações. Você deve selecionar a opção Marcar produtos, e depois clicar sobre a imagem para escolher onde a tag aparecerá.

No exemplo abaixo, mostro como marcar produtos em uma postagem no feed:

Funciona de forma parecida com a que você marca pessoas em suas fotos! Feito isso, o produto estará com a tag de Compras e seus clientes poderão seguir para sua loja e completar o pedido:


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