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O que significa cada status do pedido?
O que significa cada status do pedido?

Aprenda a administrar suas vendas, os status existentes e seus significados, e quais status você precisará alterar manualmente.

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Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

O que é o status de um pedido?

O status de um pedido te mostrará, de forma fácil, qual é o estágio de um pedido dentro do painel da sua Loja Integrada e te guiará para quais ações tomar com relação ao envio dos seus pedidos. Para saber o que cada um significa, assista ao vídeo abaixo, ou se preferir, confira cada um deles logo abaixo do vídeo.


Quais são os status de um pedido?

Listamos aqui todos os status de um pedido na Loja Integrada, mas é importante saber que nem todos os status são alterados automaticamente, então leia atentamente para saber qual status você precisa alterar manualmente.

Para você ver seus pedidos, basta acessar o painel da sua loja e clicar em Vendas> Listar Pedidos, e na coluna "Situação" você consegue visualizar o status de um pedido:

Pedido Efetuado - esse é o status de quando um pedido foi feito na loja, mas não começou o processo de pagamento do mesmo. É raro aparecer na listagem dessa forma.

Aguardando pagamento - quando um pedido é feito e iniciado o processo de pagamento, ele fica marcado assim até o pagamento ser processado para pedido pago ou pedido cancelado (caso o intermediador não tenha conseguido fazer a cobrança).

Pedido Pago - esse status é o seguinte após aguardando o pagamento, e ele muda automaticamente quando é confirmado o pagamento corretamente. A partir desse status você já pode enviar o pedido ou começar a produção.

Pedido em separação ou Pedido em produção - esses status é alterado de forma manualmente pelo lojista, recomendamos que realize a mudança desse status para informar ao seu cliente a evolução da compra.

Pedido Enviado - também deve ser marcado manualmente, para informar ao cliente que já foi enviado o pedido.

  • Pedido enviado pelo Enviali: o sistema fará a mudança do status automaticamente para "Pedido Enviado" quando o objeto é postado nos Correios e "Pedido Entregue" quando o objeto recebe a confirmação de entrega.

    Essas alterações serão visíveis no histórico do pedido como "Enviali (Sistema)".

  • Pedido enviado pelos Correios: essa é a hora de incluir o código de rastreamento para que seu cliente possa acompanhar os passos da entrega. Isso porque assim que é inserido o código, seu cliente recebe um e-mail com os dados. Para inserir o código basta clicar no símbolo de avião de papel, do lado direito do pedido, na listagem.

Pedido Entregue - é o status final do seu pedido, quando o pedido finalmente chega para o seu cliente e você recebe essa notificação. Caso você tenha uma integração via API, esse status pode ser alterado automaticamente, consulte a sua integração.

Pedido pronto para retirada - esse status é marcado quando a opção de envio é a de "Retirada no local". Marcando com esse status seu cliente receberá por e-mail que pode ir retirar o pedido.

Pedido Cancelado - Esse status pode ser marcado manualmente, quando algo não deu certo com o pedido e você sabe disso. Ou pode ser marcado automaticamente quando o pagamento não é autorizado pela operadora do cartão ou o intermediador não identificou o pagamento do boleto.

Importante - Caso o pedido já tenha sido pago, essa ação somente irá cancelar o pedido em sua loja, e não fará o estorno do pagamento automaticamente para o cliente, saiba como estornar o pagamento do cliente.


Outros status - Esses são status pontuais, que não acontece sempre. Podem constar em um pedido que foi devolvido pelo cliente por algum motivo, o pagamento está demorando muito para ser analisado, o cliente pediu estorno do pagamento realizado (chargeback) e caso você não concorde por algum motivo, pode abrir uma disputa onde o intermediador analisará a situação toda e saber quem está certo.


Como funciona o estoque do produto com as mudanças de status?

  • Pedido é reservado no estoque quando o pedido é alterado para esses status: efetuado, aguardando pagamento e pagamento em análise.

  • Produto volta para o estoque quando o status é alterado para: pedido cancelado e pagamento devolvido.

  • Produto sai do estoque quando o status é alterado para: pedido entregue, pago, pago, em produção, em separação e pronto para retirada.

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