Neste artigo, você aprenderá a cadastrar produtos com variações de forma massiva em sua Loja Integrada. 

💡É importante saber: caso seu objetivo seja alterar o preço promocional dos produtos, é essencial preencher o campo de preço com o valor "0", caso contrário, as substituições não serão realizadas.

Este artigo está dividido em 4 etapas: 

  • Gerando a planilha base

  • Preenchendo a planilha - Produtos com variação

  • Detalhes importantes

  • Importando a planilha

Assista ao vídeo abaixo onde mostramos detalhadamente esse processo, ou se preferir, siga para o passo a passo logo abaixo do vídeo.

💡É importante saber - Para garantir o correto funcionamento da carga em massa via planilha, é importante que você use de preferência ao Excel ou ao Google Sheets para editar/criar a planilha. Outros serviços semelhantes, como o LibreOffice, apresentam parâmetros diferentes que podem prejudicar as informações da planilha, ocasionando em informações inconsistentes ao serem carregadas para a loja. Por isso, é importante usar somente o Excel do Microsoft Office ou o Sheets do Google.

Gerando a planilha base

Passo 01 - No painel de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Importar/Exportar.

Passo 02 - Na seção Exportar dados, clique na opção Clique aqui para solicitar exportação de produtos e aguarde o envio das informações para seu e-mail. É esta a planilha base que usaremos para atualizar e adicionar novos produtos.

🔔 É importante saber - Se sua loja ainda não tiver produtos cadastrados, a planilha virá em branco, somente com os cabeçalhos das colunas que devem ser preenchidas. Agora, se a loja já tiver produtos, as informações cadastradas na plataforma aparecerão no arquivo. É recomendável que você cadastre ao menos 1 produto manualmente, pois assim conseguirá visualizar como os demais produtos devem ser cadastrados.

Passo 03 - Você receberá um e-mail como esse abaixo. Clique no Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Preenchendo a planilha - Produtos com variação

Abaixo, você encontra uma lista com as informações que devem ser preenchidas nas células da planilha:

Detalhes importantes

Para o preenchimento correto da planilha, você deve considerar alguns detalhes:

  • Planilha - Para que a importação aconteça corretamente, a estrutura da planilha não pode ser alterada, assim como sua formatação. Isso significa que você não deve incluir, excluir ou modicar a ordem das colunas ou adicionar qualquer tipo de formatação a elas. A planilha também precisa estar obrigatoriamente no forma .XLSX (Excel).

  • Campos obrigatórios Produto Pai - Os campos tipo, sku, ativo e nome são obrigatórios no produto pai. Sem preencher estes campos, as informações não serão importadas.

  • Campos obrigatórios Variações - Os campos tipo, sku-pai, sku e ativo são obrigatórios nas variações. Sem preencher estes campos, as informações não serão importadas.

  • Nome - Não preencha a coluna "nome" nas variações. O nome adotado será sempre o dor produto pai.

  • Preços, pesos e dimensões e estoque - Não preencha estes campos nos produtos pai. Essas informações devem ser preenchidas somente nas variações.

  • SKU-PAI e SKU - Cada produto pai e cada variação deve ter um SKU diferente. O recomendável é que o SKU da variação seja igual ao SKU do produto pai acrescido de detalhes sobre a variação. No exemplo abaixo, temos um Sapato de Couro com 2 variações de cor e 5 variações de tamanho, então o SKU da variação será o SKU do produto pai-cor-número.

  • Colunas "grade" - Ao menos uma das colunas deve estar preenchida para caracterizar um produto com variação. A planilha será gerada considerando as grades pré-cadastradas na plataforma e também aquelas que você criar antes de exportar a planilha-base. Para saber como criar grades de variações, consulte o tutorial Como criar uma grade de variação?.

  • Cores - Para que a plataforma reconheça as cores dos seus produtos, é necessário escrever com a grafia correta o nome da cor da variação. No exemplo acima, "Cherrywood" é um tom de marrom. Você consegue descobrir o nome de qualquer cor cor usando a ferramenta Cores permitidas.

    ⚠️ Você deve inserir na planilha dessa forma: Cor1/Cor2

  • Imagens - As imagens devem estar em um canal de acesso público. Armazene-as em um servidor de imagens como o Imgur, copie os links e insira nas colunas de imagem. Usando a planilha, não é possível fazer o upload das imagens a partir do seu computador nesse modo, será preciso subir uma a uma depois do produto cadastrado.

  • Quantidade de variações por produto - Cada produto pode ter no máximo 50 variações

  • Quantidade de linhas da planilha de importação - Você pode importar até 9997 linhas com informações na planilha por vez. Entretanto, recomendamos que faça importações com menores quantidades, pois isso garantirá maior agilidade no processo.

Importando a planilha

Passo 01 - No painel de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Importar/Exportar.

Passo 02 - Na seção Importar produtos, clique em Escolher arquivo e selecione a planilha salva em seu computador.

Passo 03 - Clique em Importar produtos para iniciar a importação.

🔔 É importante saber - Quanto maior a quantidade de linhas na planilha, mais tempo levará para que os produtos sejam importados. Em todo caso, a plataforma te enviará um e-mail sinalizando a conclusão do processo.

Pronto, agora você já sabe como cadastrar produtos com variações via planilha de carga em massa! Caso você queira importar produtos sem variação, o processo é um pouco diferente. No artigo abaixo explicamos o passo a passo:

Encontrou sua resposta?