A ativação da opção E-commerce no Google Analytics é necessária para que você consiga analisar os dados da sua loja.
Com essa opção ativada, você terá informações de comportamento de seus clientes dentro de sua loja, desempenho de vendas, de produtos, apontando quais são os que mais vendem, quais trazem maior receita, em que região está o seu público-alvo, de onde acessam (desktop, mobile ou tablet), e muitos mais dados valiosos para o seu negócio.
Como ativar a opção de e-commerce no Google Analytics?
01 - Acesse a sua conta do Google Analytics, e em seguida no menu lateral clique em Administrador
02 - Vá até a 3ª coluna (Vista) > Configurações de e-commerce
03 - Clique em ATIVADO no primeiro botão de Ativar comércio eletrônico (deixe o segundo botão DESATIVADO, conforme imagem abaixo) e clique em Salvar.
⚠️ Atenção: Você só vai configurar essa opção se você é um e-commerce, ok? Blogs ou sites de conteúdo não terão essa visão geral dos relatórios do comércio eletrônico.
Agora que seu e-commerce está configurado e ativado no Google Analytics, você pode extrair relatórios valiosos de seu negócio. Vamos começar?
Como extrair relatórios no Google Analytics?
Visão geral do comércio eletrônico
Aqui você define o período que deseja analisar os dados e obtém informações gerais como:
Receita
Taxa de conversão do seu e-commerce
Transações (número de pedidos)
Valor médio do pedido
Para visualizar estas informações, clique em Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral
Desempenho por produto
Mais detalhado ainda, você consegue analisar o desempenho de seus produtos, seja por:
Receita
Quantidade de produtos mais vendidos
Por SKU (variações do produto)
Categorias de produto
Clique em Conversões > Comércio eletrônico > Desempenho por produto
Desempenho de vendas
A análise aqui é dos pedidos feitos em sua loja, e mostra a quantidade de produtos vendidos em cada um, quanto de imposto e de frete foram pagos, e qual a respectiva receita total.
Além destes dois relatórios citados, você pode obter pelo Google Analytics relatórios de público-alvo, como:
Geográfico > Local: identificar o local, de quais países e cidades, as pessoas mais acessam o site.
Dispositivos móveis: origem de mais acesso ao seu site, se é por desktop, mobile ou tablet, e destes, qual gera mais vendas.
Além de análise de comportamento de compra, comportamento no checkout, campanhas de marketing e muito mais.
Pronto! A configuração de e-commerce foi ativada em sua loja. Recomendamos que leia o artigo feito pelo Google para explorar essa ferramenta, clique aqui.