Todas as coleções
Soluções
Ferramentas Google
Google Analytics
Ativando a opção de E-commerce no Google Analytics
Ativando a opção de E-commerce no Google Analytics

Aprenda neste tutorial como ativar a opção de E-commerce (comércio eletrônico) no Google Analytics para analisar os dados da sua loja.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

A ativação da opção E-commerce no Google Analytics é necessária para que você consiga analisar os dados da sua loja.

Com essa opção ativada, você terá informações de comportamento de seus clientes dentro de sua loja, desempenho de vendas, de produtos, apontando quais são os que mais vendem, quais trazem maior receita, em que região está o seu público-alvo, de onde acessam (desktop, mobile ou tablet), e muitos mais dados valiosos para o seu negócio.


Como ativar a opção de e-commerce no Google Analytics?

01 - Acesse a sua conta do Google Analytics, e em seguida no menu lateral clique em Administrador

02 - Vá até a 3ª coluna (Vista) > Configurações de e-commerce

03 - Clique em ATIVADO no primeiro botão de Ativar comércio eletrônico (deixe o segundo botão DESATIVADO, conforme imagem abaixo) e clique em Salvar.

⚠️ Atenção: Você só vai configurar essa opção se você é um e-commerce, ok? Blogs ou sites de conteúdo não terão essa visão geral dos relatórios do comércio eletrônico.

Agora que seu e-commerce está configurado e ativado no Google Analytics, você pode extrair relatórios valiosos de seu negócio. Vamos começar?


Como extrair relatórios no Google Analytics?

  • Visão geral do comércio eletrônico

Aqui você define o período que deseja analisar os dados e obtém informações gerais como:

  • Receita

  • Taxa de conversão do seu e-commerce

  • Transações (número de pedidos)

  • Valor médio do pedido

Para visualizar estas informações, clique em Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral

|624.0000000000001x375
  • Desempenho por produto

Mais detalhado ainda, você consegue analisar o desempenho de seus produtos, seja por:

  • Receita

  • Quantidade de produtos mais vendidos

  • Por SKU (variações do produto)

  • Categorias de produto

Clique em Conversões > Comércio eletrônico > Desempenho por produto

  • Desempenho de vendas

A análise aqui é dos pedidos feitos em sua loja, e mostra a quantidade de produtos vendidos em cada um, quanto de imposto e de frete foram pagos, e qual a respectiva receita total.

|721.6402877697841x288.7886597938145

Além destes dois relatórios citados, você pode obter pelo Google Analytics relatórios de público-alvo, como:

  • Geográfico > Local: identificar o local, de quais países e cidades, as pessoas mais acessam o site.

  • Dispositivos móveis: origem de mais acesso ao seu site, se é por desktop, mobile ou tablet, e destes, qual gera mais vendas.

  • Além de análise de comportamento de compra, comportamento no checkout, campanhas de marketing e muito mais.

    Pronto! A configuração de e-commerce foi ativada em sua loja. Recomendamos que leia o artigo feito pelo Google para explorar essa ferramenta, clique aqui.

Respondeu à sua pergunta?