A ativação da opção do Comércio eletrônico no Google Analytics é necessária para que você consiga analisar os dados da sua loja.

Com essa opção ativada, você terá informações de comportamento de seus clientes dentro de sua loja, desempenho de vendas, de produtos, apontando quais são os que mais vendem, quais trazem maior receita, em que região está o seu público-alvo, de onde acessam (desktop, mobile ou tablet), e muitos mais dados valiosos para o seu negócio.

Ativando a opção do Comércio eletrônico

Passo 01 - Clique em Administrador > vá até a 3ª coluna (Vista) > Configurações do comércio eletrônico

Passo 02 - Clique em ATIVADO no primeiro botão de Ativar comércio eletrônico (deixe o segundo botão DESATIVADO, conforme imagem abaixo) e clique em Salvar.

⚠️ Atenção: Você só vai configurar essa opção se você é um e-commerce, ok? Blogs ou sites de conteúdo não terão essa visão geral dos relatórios do comércio eletrônico.

Agora que seu e-commerce está configurado e ativado no Google Analytics, você pode extrair relatórios valiosos de seu negócio. Vamos começar?

Extraindo relatórios

  • Visão geral do comércio eletrônico

Aqui você define o período que deseja analisar os dados e obtém informações gerais como:

  • Receita

  • Taxa de conversão do seu e-commerce

  • Transações (número de pedidos)

  • Valor médio do pedido

Para visualizar estas informações, clique em Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral

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  • Desempenho por produto

Mais detalhado ainda, você consegue analisar o desempenho de seus produtos, seja por:

  • Receita

  • Quantidade de produtos mais vendidos

  • Por SKU (variações do produto)

  • Categorias de produto

Clique em Conversões > Comércio eletrônico > Desempenho por produto

  • Desempenho de vendas

A análise aqui é dos pedidos feitos em sua loja, e mostra a quantidade de produtos vendidos em cada um, quanto de imposto e de frete foram pagos, e qual a respectiva receita total.

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Além destes dois relatórios citados, você pode obter pelo Google Analytics relatórios de público-alvo, como:

  • Geográfico > Local: identificar o local, de quais países e cidades, as pessoas mais acessam o site.

  • Dispositivos móveis: origem de mais acesso ao seu site, se é por desktop, mobile ou tablet, e destes, qual gera mais vendas.

  • Além de análise de comportamento de compra, comportamento no checkout, campanhas de marketing e muito mais.

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