O Google Analytics 4 é um novo tipo de propriedade, com relatórios diferentes daqueles usados nas propriedades do Universal Analytics. Uma vantagem da propriedade do Google Analytics 4 é que você pode usá-la em um site, app ou ambos, enquanto as propriedades do Universal Analytics são compatíveis somente com sites. Leia o comunicado do Google para saber mais.

Na Loja Integrada ainda não há integração nativa com o GA4 (assim como o Google Analytics padrão), mas é possível fazer essa integração via código HTML.

Siga esses passos:

Passo 01 - No painel do Google Analytics, siga até o menu “Administrador” no canto inferior esquerdo, e depois clique em “Criar propriedade”:

Passo 02 - Defina as informações dessa propriedade (nome, moeda, fuso horário):

Passo 03 - Um pouco mais abaixo, estará disponível uma opção para que veja "opções avançadas":


❗Importante! Essa opção nada mais é para que possibilite a criação de uma propriedade do Universal Analytics (a "padrão"), isso acontece pois na criação de novas propriedades, o Google já define como padrão a criação direcionada para o GA4.

Então, recomendamos que não ative essa opção, a menos que já tenha uma propriedade do GA4 e também queira mensurar dados com uma propriedade nova ou adicional do Universal Analytics.


Passo 04 - Clique em "Próximo", e em seguida, preencha as informações referentes ao seu negócio e clique em “Criar”.

Passo 05 - Automaticamente você será direcionado para a criação de um novo fluxo de dados, na tela seguinte, escolha a opção “Web”:

  • Importante saber: Sempre que quiser criar um novo fluxo de dados, basta seguir por Administrador > Aba de propriedades > Fluxo de dados:

Passo 06 - Agora, preencha com o nome e domínio da sua loja e depois clique em “Criar fluxo”:

Passo 07 - Na tela seguinte, verá as informações deste fluxo criado, e também terá acesso aos métodos de inclusão da tag do Google Analytics, escolha a opção “Tag global do site (gtag.js)”:

Passo 08 - Após isso, será exibido um código HTML, este é o código da tag que deve ser copiado para utilizar no painel da Loja Integrada:

Passo 09 - Com o código copiado, seguimos para o painel da Loja Integrada em Visual > Incluir Código HTML > Adicionar Código:

Passo 10 - Configure as informações da seguinte maneira:

E cole o código copiado do painel do Google Analytics, no campo a seguir:

E pronto, temos o GA4 pronto para coletar todos os dados da sua loja.


Alguns pontos importantes:

Eu já tenho a tag padrão (UA), preciso apagar essa tag/integração do painel para poder instalar a tag do GA4?

R: Não. Apesar da possibilidade que a tag padrão seja descontinuada em algum momento, hoje são criadas propriedades diferentes para cada versão, onde cada uma vai ter os seus relatórios sendo alimentados em paralelo mas sem nenhum conflito de informações.

Até que o Universal Analytics seja de fato descontinuado, recomendado que mantenha as duas propriedades.

E se eu já mensurava os dados com uma propriedade do Universal Analytics, quando instalar a tag do GA4, os dados retroativos estarão disponíveis no relatório dessa nova propriedade?

R: Não. Neste caso, essa nova propriedade do GA4 vai começar a mensurar os dados da loja a partir do momento em que a tag for instalada, para checar qualquer informação anterior, é só alternar entre as propriedades e checar os relatórios da propriedade do Universal Analytics.

Eu já tenho uma tag do GA4 na loja (via app) devido a utilizar a integração do Google Shopping, ela pode gerar conflito de modo que essa nova tag HTML não funcione?

R: Não. A tag do GA4 inserida via HTML vai coletar os dados normalmente.


Encontrou sua resposta?