Neste artigo, você aprenderá a cadastrar um produto simples, sem variações, em sua Loja Integrada. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 01 - No painel de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Criar.

Passo 02 - Você verá o formulário de cadastro de produtos dividido em algumas seções.

Informações Principais

Nesta primeira etapa, você definirá as informações principais do seu produto. 

  • Produto com variação? - Como estamos criando um produto simples, mantenha em Não;

  • Produto em destaque? - Se quiser destacar esse produto na vitrine de sua loja, mude para Sim. Se não quiser destacar, mantenha em Não;

  • Produto ativado? - Para que o produto seja exibido na loja, mantenha em Sim;

🔔 É importante saber - Caso você mude a opção Produto ativado? para Não, o produto não será excluído do seu catálogo, mas ficará oculto na loja para seu cliente.

  • Condição do produto - Por padrão, o produto será criando sempre como sendo um Produto Novo. Caso seu produto seja usado, mude para Produto Usado.

  • Nome do produto - O nome do produto, como ele será exibido na loja;

  • Código do Produto (SKU) - Este código é a identificação única do produto. Cada produto deverá ter um código diferente; 

🔔 É importante saber - Você pode escrever o código que preferir ou clicar em Gerar código, para que a plataforma crie um código exclusivo automaticamente.

  • GTIN, MPN e NCM - São códigos exigidos por alguns serviços externos, como o Google Shopping. O preenchimento dessas informações é importante, porém não obrigatório. Caso queira mais informações sobre esses códigos, clique aqui.

  • Preço sob consulta - Essa opção é recomendada para quando você vende um produto que tem um preço variável de acordo com algumas circunstâncias.

  • Preço de custo - O montante investido na aquisição daquela determinada peça. O preenchimento também não é obrigatório;

  • Preço de venda - É o montante que será cobrado de seu cliente pela unidade do produto. Este campo é obrigatório;

  • Preço promocional - O preço promocional é um campo opcional e serve para mostrar um desconto no produto. Exemplo: de R$ 700,00 (preço de venda) por R$ 600,00 (preço promocional).

  • Imagens - São as fotos do produto. Para adicionar uma ou mais imagens no produto você deve clicar em Escolher arquivos e selecionar o arquivo do seu computador que deseja enviar. 

🔔 É importante saber - As imagens serão adicionadas em ordem. A primeira será adicionada como principal e será exibida na listagem dos produtos, as demais imagens serão as imagens extras, e somente serão exibidas na página de detalhes do produto. Você pode reorganizar as imagens quando quiser, movendo-as entre si.

Informações Gerais

Neste campo, é hora de preencher as informações gerais do produto.

  • Marca - Clique no campo e comece a digitar o nome da marca do seu produto ou em Selecione uma marca, para visualizar as marcas previamente criadas. Assim que aparecer a marca desejada, clique no nome para vinculá-la. Caso queira criar sua grade de marcas antes de cadastrar o produto, basta clicar aqui para o passo a passo.

  • Categoria - Clique no campo e comece a digitar o nome da categoria do seu produto ou em Selecione uma categoria, para visualizar as categorias previamente criadas. Assim que aparecer a categoria desejada, clique no nome para vinculá-la. Caso queira criar as categorias antes de cadastrar o produto, basta clicar aqui para acessar o passo a passo.

  • URL do vídeo do produto no YouTube -  Caso você tenha um vídeo do seu produto publicado no YouTube, você poderá informar a URL dele neste campo. O vídeo aparecerá na página do produto e permitirá que seus clientes vejam mais detalhes do que estão comprando; 

  • Descrição completa - A descrição é um campo muito importante para seu produto. Neste campo você deve informar todos os detalhes do produto, para esclarecer qualquer possível dúvida que seu cliente possa ter sobre a peça. Para criar uma descrição completa e que te ajudará a atrair ainda mais visitas, clique aqui e assista nosso treinamento sobre descrição de produtos.

Otimização para buscadores (SEO)

Antes de configurar o SEO de seu produtos, recomendamos a leitura do Guia do Google, que apresentará um panorama com as boas práticas de como preencher estas informações. 


Embora seja opcional, o preenchimento deste campo é extremamente importante para que seus produtos sejam encontrados no Google. É nesta etapa que você define como será exibido o produto da sua loja nos buscadores. 

  • Tag Title - Informe o titulo que aparecerá nos buscadores, incluindo as palavras-chave relacionadas ao produto. Use entre 50 e 60 caracteres.

  • Meta Tag Description - É a descrição do produto. Lembre-se também de usar as palavras-chave que remetem ao seu produto nesta descrição. Use até 320 caracteres.

Pesos e Dimensões 

O peso e as dimensões devem ser preenchidos corretamente pois será por meio dessas informações que será feito o cálculo do frete. 

🔔 É importante saber -  Os valores de peso e dimensões devem ser do produto já embalado, pronto para o envio.

Estoque

O estoque define se o produto estará disponível ou não para a venda e como ele irá se comportar caso a quantidade em estoque acabe. 

  • Gerenciar o estoque deste produto?:  Por padrão esta opção estará marcada como Não. Isso significa que a plataforma apresentará seu produto com um estoque infinito. Ao mudar para Sim, outros campos serão apresentados; 

  • Quantidade de produtos em estoque - Informe quantas unidades do produto você tem em estoque;

  • Disponibilidade - Por padrão esta opção estará como Disponibilidade Imediata, mas caso seu produto tenha um prazo de produção, você informar aqui.

  • Quando o produto acabar em estoque - Nesta configuração, você pode atribuir um comportamento ao produto quando ele ficar fora de estoque. Por padrão, a configuração será Tornar o produto indisponível, o que apresentará o produto como esgotado; ao mudar para Continuar vendendo normalmente, seu cliente continuará visualizando o produto ativo na loja e poderá comprar normalmente; já ao mudar para Mudar a disponibilidade para X dias úteis, o produto continuará ativo e disponível para a venda, porém com esse prazo escolhido acrescido ao prazo do meio de envio.

Passo 03 - Depois de completar o preenchimento dos campos e configurar as opções disponível, clique no botão Salvar produto.

Pronto, o produto ficará disponível em alguns minutos em sua loja!

💡É importante saber: Produtos com variações (cor, tamanho etc) são configurados de forma um pouco diferente. Para saber como cadastrar seu produto com variações, siga os passos do tutorial abaixo: 

Encontrou sua resposta?