Neste tutorial, mostraremos todas as etapas para a criação de uma estrutura de categorias completa e funcional, por isso, o separamos em 3 partes.

Para realizar cada uma dessas configurações, assista ao vídeo com o passo a passo ou, se preferir, confira as etapas escritas logo a seguir:

Criando um mapa de categorias

No vídeo abaixo você aprenderá como criar um mapa de categoria harmonioso e que ajude seus visitantes a navegarem pela sua loja.

Criando categorias e subcategorias no seu painel

Passo 01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Categorias.

Passo 02 - Na tela seguinte, será possível criar as categorias e subcategorias que irão compor a estrutura dos seus produtos. Para criar uma nova categoria, clique em +Criar categoria.

Passo 03 - Clicando em Criar categoria será exibida a tela para cadastramento da categoria. Preencha as informações para a criá-la.

  • Categoria ativa: indica se a categoria do produto está ativa.

  • Categoria em destaque: indica se os produtos desta categoria deverão ser exibidos em destaque na listagem de produtos da loja.

  • Categoria pai: selecionando uma categoria pai, será possível criar uma hierarquia de categorias para tornar ainda melhor a organização dos produtos. Por exemplo: Camisetas (categoria pai). Manga longa (categoria fila/subcategoria)

  • Nome: defina o nome para sua categoria. Este nome deve ser simples e de fácil entendimento para o seu público.

  • Descrição: descreva a finalidade desta categoria, ou seja, que tipo de produtos ele irá conter. Este conteúdo também é indexado pelo Google.

Passo 03 - Para criar uma subcategoria, basta já estar cadastrada a categoria pai que ela será associada e deixar ela selecionada na opção "Categoria Pai".


Otimização para buscadores (SEO)

O preenchimento deste campo é extremamente importante para que seus produtos sejam encontrados no Google. É nele que você define como será exibido o produto da sua loja nos motores de busca.

Você deve adicionar o titulo que aparecerá no buscador, as palavras-chaves que irão relacionar a sua página, sempre separando-as por vírgulas, e a descrição que será exibida ao encontrar o seu produto.

Todos os dados preenchidos aqui devem ter relação direta com o produto que você está vendendo, caso contrário, você poderá ser penalizado pelos motores de busca e ter seus produtos não exibidos nos resultados de busca.

Depois de tudo isto basta clicar em Salvar alterações e será salvo todas as informações cadastradas.

Encontrou sua resposta?