A WebPeak é a solução para você chegar no topo dos buscadores sem pagar pelo clique, onde poderá controlar seus erros de SEO e reduzir custos com marketing digital, com diagnósticos precisos.

Nesse artigo você aprenderá como otimizar o SEO dos produtos de sua loja e como a solução do WebPeak te ajuda nesse processo, então antes de tudo, deverá ter uma conta com eles, que pode fazer através desse formulário. Clique aqui

Feito o cadastro, é necessário entender como funciona a estrutura de produtos na Loja Integrada para otimizar o SEO.

Informações principais

Nome do Produto: É meio obvio que você tem que colocar um nome para o produto que será exibido. Porém não é apenas inserir o nome qualquer do produto, você tem que pensar que esse nome é a palavra-chave que o cliente vai pesquisar no buscador.

Deve ter uma relevância para que você apareça para ele e na frente de seus concorrentes.

🌟 Dica: Recomendamos nomes de produtos com até 70 caracteres.

Receba Sugestões de sua Pesquisa: digite o nome do produto e verifique se ele tem um alto KEI (de preferência maior que 0.01), caso ele não tenha uma KEI alto, procure pesquisar por nomes da marca do produto, por descrições e características dele.

Não sabe o que é KEI? O KEI é o coeficiente médio para ajudar você a escolher um bom termo de pesquisa, a media das maiores buscas locais, com a menor concorrência possível. Quando maior o KEI, maior a chance de você obter sucesso.

Exemplo: O nome de seu produto é 'Condicionador Açaí para Cabelos Escuros 200ml'

Pesquisando por esse termo no WebPeak, podemos ver que o KEI é de 0.01 e não possui tendencia de pesquisa.
Ai que começa o trabalho! Você deve utilizar diversas variações do termo e encontrar as oportunidades.

Vamos a alguns exemplos de variações, para esse produto:

Condicionador açaí - buscas: 10 - KEI <0.01
Condicionador para cabelos - buscas: 40 - KEI <0.01
Condicionador de cabelo - buscas: 170 - KEI 0.65
Condicionador de cabelo escuro - buscas: 10 - KEI <0.01
Condicionador de cabelo preto - buscas: 10 - KEI <0.01
Cabelos pretos - buscas: 12.100 - KEI 17.57
Cabelos escuros - buscas: 2.400 - KEI 8.07
Condicionador hidratante - buscas: 140 - KEI 0.02

Alguns resultados são praticamente os mesmos, com tendencia de pesquisas baixas e KEI pequeno.
Nos termos destacados, identificamos as oportunidades com esse produto como "Condicionador de cabelo" e possíveis categorias como "Cabelos pretos" e "Cabelos escuros".
Repare que a quantidade de buscas cresceu. Esse é o nome (palavra-chave) mais procurada por consumidores, com maiores chances de conversão!

Então o nome do meu produto será Condicionador de cabelo?
Sim e não. Veja, será preciso que você complete esse nome como Condicionador de cabelo Acaí 200ml, ou Condicionador de cabelo escuro 200ml. Mas fique atento a nossa recomendação de ter até 70 caracteres.
Busque sempre as palavras-chave que tenham o KEI mais alto.

URL do Produto: Em primeiro lugar saiba que todos os buscadores, simplesmente amam URL amigáveis. Então esqueça aquelas URL’s com uma sequencia infinita de traços (exemplo: sualoja.com.br/categoria/produto-1-2-3---------), isso é péssimo para o SEO. Depois de definir o nome do produto, você tem que inserir uma nova URL.

A URL tem que ser o nome do produto com foco na palavra-chave, que nesse caso será Condicionador de cabelo.

Porém você deve inserir desse modo: Nome-do-Produto, substituindo todos os espaços por traços (-).
Caso ainda esteja dando erro (não validar), não se esqueça de verificar se há algum 'espaço',  no final do titulo.

Imagem: Aqui na LI é alterado o nome das imagens assim que é feito um upload. Sendo assim, a melhor forma é fazer o upload de uma imagem nomeada com a palavras-chave em foco dentro de "Descrição Completa".

Então salve a imagem do produto com a palavra-chave (exemplo: nome-do-meu-produto-imagem-1), e adicione na Descrição Completa. Isso gera mais relevância.

Informações Gerais do Produto

Descrição Completa:

A descrição completa de produtos é uma área muito importante para a otimização orgânica. Nela você pode inserir títulos, links internos, imagens, e atributos importantes para o SEO.

Crie sempre descrições completas pois você deve dar todas as referências que seu cliente precisa.

Para inserir um título:

Basta você clicar no HTML (código fonte) indicado dentro da "Descrição Detalhada", assim você poderá adicionar um titulo H2 ou H3.

O H1 já é adicionado automaticamente quando você preenche o nome do produto.

Aproveite a insira uma imagem dentro da sua Descrição Detalhada, isso vai te ajudar a ranquear no Google Imagens.

Clique no botão de inserir imagens, irá abrir uma lightbox, clique em 'Enviar', em seguida escolha o arquivo (que deve estar salvo em sua máquina) e clique em 'Enviar para o Servidor'.

Você será direcionado a primeira aba da lightbox, nela cole o nome do produto (que deve ser igual ao nome do arquivo) na area indicada. Depois clique em OK.

Em Visualizar, é apresentado uma amostra da imagem que será inserida.

Dentro da descrição completa, faça um link (ancora) para o próprio produto, porém aconselhamos você fazer este link para uma categoria em especifico. Indicamos que o link fique no final da página, para que traga o cliente, novamente, para o inicio da mesma página, onde fica o botão de compra.

Por exemplo: a palavra-chave é Condicionador de cabelo, então você pode fazer um link diretamente para o produto ou para uma categoria que contenha todos os produtos desta categoria.

Para fazer isso, ao final da descrição insira o link ancora com a seguinte tag: <a href="product-name">nome do produto</a>, compre aqui.

Realizando todos esses passos acima descritos, você pode clicar em 'Código Fonte' novamente e verificar que os dados estarão completos com a imagem, o titulo e o link interno.

💢 Importante: 

Campos para Otimização dos buscadores (SEO)

Tag Title

A Tag Title é um dos elementos com maior influência no posicionamento orgânico, se não for o mais fundamental e, é possível monitorá-lo!

O objetivo do algoritmo de buscas e classificação do Google, é conseguir apresentar aos usuários resultados mais interessantes e relevantes às buscas feitas. Então, para aparecer nos melhores resultados, é preciso atender a esses requisitos que são fundamentais para se ter autoridade nas páginas (no assunto).

Insira na Tag Title o termo de pesquisa/palavra-chave do produto. Respeitando o limite recomendado de até 70 caracteres.

Meta Tag Description

Uma descrição perfeitamente redigida e atrativa contribui para uma taxa de cliques mais alta e, efetivamente acredita-se ser um dos elementos usados pelo Google para reforçar que um resultado apareça. Além do mais, algum termos da descrição são enfatizados em negrito, conforme a busca realizada pelo usuário.

Na Mega Tag Description você deve inserir uma breve descrição simples e direta para chamar atenção do cliente com a palavra-chave em primeiro.

Por exemplo: Condicionador de cabelo Açaí para uma hidratação mais intensa em seu cabelo, compre aqui na Nomedaloja. E lembre-se do limite de 170 caracteres.

✅ Pronto, seguindo todos esses passos acima seu produto estará otimizado para os principais buscadores.

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