Como importar os produtos da minha loja?

[Disponível nos planos pagos] Conheça as etapas para importar os produtos para a sua Loja Integrada.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Como realizar a importação dos produtos via planilha?

Neste tutorial, mostraremos o passo a passo para importação dos seus produtos.


Como importar os produtos da minha loja?

01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Importar/Exportar.

02 - Clique em Baixar planilha de exemplo para baixar nossa planilha com todos os campos que precisarão ser preenchidos para que a importação ocorra da maneira correta.

03 - Após o preenchimento da planilha, basta clicar em Escolher arquivo e seus produtos serão importados para sua Loja Integrada.

Para preenchimento correto da planilha, confira os artigos abaixo:

Pronto! Seus produtos podem levar alguns minutos para aparecer em sua loja. Fique atento, pois, caso tenha algum erro na planilha, você receberá as informações em seu e-mail.


Quais são os erros mais comuns na importação de produtos?

Geralmente, a importação da planilha de produtos dá erro pelos seguintes motivos:

Fórmulas e formatações

Para facilitar a sua edição da planilha, nós convertemos o arquivo que permite a atualização massiva para aquele que é melhor lido e editado no Excel (*.xlsx). Porém, quando a plataforma recebe esse arquivo, ela o converte para um outro formato.

Por esse motivo, se a planilha for atualizada via fórmulas ou receber formatações e alterações nas colunas, na tentativa da conversão a plataforma não consegue ler as informações.

Por isso, caso você use fórmulas para algum cálculo (para aplicar o preço promocional, por exemplo), te recomendamos usar uma planilha para obter os valores e depois transferir essas informações, em formato de "texto simples" para a planilha que você enviará para a plataforma.

Emojis nos Dados da Loja

Um dos guias que a plataforma usa para "casar" a planilha com sua loja é nome dela. Quando você adiciona emojis nos campos Nome da sua loja e Nome da loja no <title>, que ficam em Dados da loja, a plataforma não consegue fazer essa transferência de informações, e por isso é preciso primeiro excluir esses caracteres especiais e depois tentar novamente. Abaixo, um exemplo:

É só apagar, salvar as alterações e tentar de novo!

Espaços em branco antes ou depois das categorias e variações

Às vezes, quando estamos criando as categorias ou preenchendo a planilha, acabamos clicando na barra de espaço antes ou depois de escrever alguma informação, e isso faz com que a plataforma não entenda a sua planilha.

Isso é algo que precisa ser corrigido não só na planilha, mas também nas categorias e variações que você criou no painel.

Para corrigir as categorias, você precisará conferir uma a uma, para apagar esses espaços em branco. O mesmo deve ser feito com as grades de variações.
​
Já para conferir a planilha, pelo Excel é um pouco mais complicado, então te recomendo usar as planilhas do Google para remover os espaços em branco. É bem simples:

  1. Selecione todas as células da planilha;

  2. Na aba Dados, clique em Cortar espaços em branco

Pontos no NCM

No padrão de nossa plataforma, o NCM não aceita pontos separando os números (0606.10.10, por exemplo).

Para funcionar, é necessário excluir todos os pontos antes de subir a planilha.

Trocar os produtos de categoria

No momento, não é possível editar as categorias dos produtos pela planilha. Isso é algo que só é possível fazer via painel, produto a produto.

Por isso, caso você tenha tentado fazer essa mudança, a plataforma não vai concluir essas alterações.

Ausência de informações obrigatórias

Para que a plataforma consiga absorver as informações, é importante que todos os campos obrigatórios estejam preenchidos. O nome do produto e o SKU, por exemplo, são alguns dos campos que os lojistas costumam esquecer. Para ver todos os campos, te recomendo dar uma olhada nos tutoriais que temos disponíveis:


​Atributos obrigatórios que requerem mais atenção: tipo, sku, ativo, usado, destaque, estoque-gerenciado, preco-sob-consulta

Respondeu à sua pergunta?