O Google Tag Manager é uma ferramenta do Google para automatizar e gerenciar a inserção de tags de acompanhamento em seu e-commerce. Desse modo, é possível configurar vários pontos de monitoramento sem gerar demanda extra para você.
Este tutorial foi dividido em duas etapas. Confira o passo a passo abaixo para a instalação.
Como criar uma conta no Tag Manager?
01 - Caso você ainda não tenha uma conta no Google Tag Manager, clique aqui para criá-la gratuitamente
02 - Assim que abrir a tela do Google Tag Manager, clique em Avaliação gratuita
03 - Na tela seguinte, insira seu e-mail e senha do Gmail para fazer o cadastro na ferramenta
04 - Ao finalizar o acesso, clique em Criar conta, no canto superior direito da tela
05 - No primeiro campo, em Configuração da conta, insira um nome para sua conta (pode ser o nome da sua loja) e o país
06 - No campo abaixo, insira o domínio da sua loja e selecione a opção Web
07 - Clique em criar para concluir seu cadastro
08 - Na tela seguinte, aceite o Termo de Processamento de Dados e clique em Sim.
09 - Ao aceitar este termo, você irá se deparar com dois códigos. Apenas dê Ok neles, não é preciso copiar nenhum dos dois.
10 - Agora, na página inicial do Google Tag Manager, copie o código que se inicia com GTM, na parte superior da página
Com esse código, prossiga para a próxima etapa para finalizar a instalação na sua Loja Integrada.
Como instalar o Tag Manager na Loja Integrada?
01 - No painel da sua loja, acesse Soluções>Aplicativos
02 - Na seção de aplicativos, busque por Google Tag Manager e clique em Instalar
03 - Agora é só inserir o código que você copiou da sua conta do Google Tag Manager e clicar em Salvar
Pronto! Agora o Google Tag Manager está instalado e pronto para ser utilizado em sua loja.
💡É importante lembrar: para verificar eventos (acionadores) e variáveis disponíveis nas páginas, que serão usados nas tags, use o modo de visualização do Google Tag Manager clicando aqui.