O Google Merchant Center é uma ferramenta que o envio dos dados da sua loja e dos seus produtos para o Google, disponibilizando-os no Google Shopping e em outros serviços.
Como criar uma conta no Google Merchant Center?
📌 Atenção! Possuímos duas integrações diferentes: Google Merchant Center e Google Shopping, e não é possível ter as duas ativas ao mesmo tempo. Caso ainda não tenha uma conta no Google Merchant, recomendamos o uso da integração direta com o Google Shopping.
Caso você já tenha validado o seu domínio na nossa integração do Google Shopping via API, não pode utilizar o mesmo domínio no Merchant Center, pode ocasionar problemas no envio dos seus produtos.
01 - Clique aqui para acessar o site do Google Merchant e siga pelo caminho Fazer login > Fazer login no Merchant Center.
02 - O Google identificará que você ainda não tem uma conta no Merchant Center. Preencha os campos com as informações solicitadas e clique em Continuar.
03 - Na próxima tela, concorde com os termos de uso e clique em Continuar.
04 - Agora, o Google perguntará quais são seus objetivos ao usar a ferramenta. Marque as opções que você deseja e clique em Continuar.
05 - O Google mostrará um resumo das configurações da conta feitas até o momento. Clique em Criar conta para prosseguir.
Pronto, sua conta no Google Merchant Center estará criada! Agora, basta verificar e reivindicar o domínio da sua loja.
Como verificar e reivindicar o domínio no Merchant Center?
Agora, o Google precisará conferir se a sua loja é sua mesmo por meio de uma verificação e reivindicação de domínio.
01 - No painel do Merchant Center, você verá algumas "tarefas incompletas". Em Configurar o Google Plataformas, clique em Continuar.
02 - Desça a página, e na opção Website, clique em Coloque o URL do seu site.
03 - No campo seguinte, informe a URL completa da sua loja e clique em Salvar.
04 - Em seguida, o Google mostrará que seu domínio está com dois status "Não verificado" e "Não reivindicado". Clique em Eu tenho acesso ao meu servidor para continuar.
05 - Selecione a opção Adicionar tag HTML à minha página inicial e clique no ícone para copiar o código constante na etapa 1.
06 - Volte ao painel da sua Loja Integrada e acesse o caminho Visual > Incluir Código HTML
07 - Na página seguinte, clique em Adicionar código
08 - Preencha as informações iniciais do código para direcionarmos o local correto onde ele deverá ser aplicado. Insira as informações da mesma forma que está na imagem abaixo:
09 - No campo a seguir, cole o código que você copiou da sua conta do Google Merchant e clique em +Salvar Código HTML.
10 - Retorne para sua conta do Google Merchant, e clique em Verificar URL.
11 - Sua URL deverá ser verificada e aparecer da seguinte maneira.
12 - Agora, clique em Reivindicar URL.
13 - Sua URL deverá aparecer da seguinte maneira:
Pronto! Agora seu domínio já está verificado e reivindicado dentro da sua conta do Google Merchant Center.
Como enviar os produtos para o Google Merchant Center?
Para enviar seus produtos ao Google Merchant Center, é preciso ativar a integração em sua loja.
01 - No painel da sua loja, siga pelo caminho Soluções > Aplicativos e busque pelo aplicativo do Google Merchant. Clique em Instalar para iniciar o processo.
02 - Na seção Produtos para Google Merchant, selecione a opção de acordo com o que você deseja:
Anunciar todos os produtos la Loja - vai gerar um feed com todos os produtos da loja;
Anunciar os produtos da lista - você deve selecionar quais produtos irão para o feed.
Clique em Salvar alterações para continuar.
03 - Aparecerá uma URL, que é o endereço do feed de produtos da sua loja. Clique em Copiar.
💡É importante saber: O feed XML permitirá envio de até 10 mil produtos, que devem ser divididos em páginas com até 500 produtos cada.
Para isso, basta adicionar o seguinte código ao final da URL: ?pagina=. Fazendo isso, sua URL do xml ficará conforme o exemplo:
https://www.lojateste.com.br/xml/fd3b6/googlemerchant.xml - Buscará do 1º produto à 500
https://www.lojateste.com.br/xml/fd3b6/googlemerchant.xml?pagina=2 - Buscará do produto 501 à 1000
https://www.lojateste.com.br/xml/fd3b6/googlemerchant.xml?pagina=3 - Buscará do produto 1001 à 1500
04 - Agora, vamos enviar o feed para o Google Merchant Center. Volte à página inicial do Google Merchant Center e no menu lateral, siga pelo caminho Produtos > Criar feed de produtos.
05 - Em Informações básicas, selecione como país de destino o Brasil, o idioma português e clique em Continuar.
06 - Em Nome e método de entrada, preencha com as informações abaixo:
Dê um nome para seu feed e escolha um método de entrada - Escolha um nome descritivo que ajude a entender o conteúdo do feed ou nome da loja. Exemplo: lojadaclara.xml
Escolha como configurar seu feed e conectar seus dados ao Merchant Center - Selecione a opção de Busca programada.
Clique em Continuar para prosseguir.
07 - Agora, faremos as configurações finais do feed. Preencha conforme o exemplo abaixo:
Nome do arquivo - O nome do arquivo deve ser único, sugerimos que coloque o nome da loja. Exemplo: "lojateste.xml"
Frequência de busca - Selecione Diariamente.
Hora da busca - Selecione 04:00
Fuso horário - Selecione o fuso horário da cidade da sua loja
URL do arquivo - Cole a URL que copiou do painel da Loja Integrada em Soluções > Aplicativos > Google Merchant.
Clique em Continuar para finalizar esta configuração. Pronto, o Google Merchant Center estará integrado à sua loja!
🔔 É importante saber:
O Google Merchant Center pode demorar algumas horas para absorver as informações dos seus produtos, principalmente se forem muitos. Além disso, certifique-se de que seus produtos estão corretamente configurados antes de fazer integrá-los ao Google Merchant Center. As informações cadastradas de forma certa são essenciais para que os produtos sejam corretamente absorvidos.
Como ajustar os produtos no Merchant Center Next?
Por padrão, a fonte de dados do Merchant Center Next é o site, e por muitas vezes, ele não atualiza diariamente como o XML ou a API. Nesses casos, indicamos que seja inserido uma fonte de dados, confira os passos abaixo:
01 - No painel do Merchant, acesse Produtos > Mostrar origens de dados:
02 - Em seguida, em Adicionar origem do produto:
03 - Caso queira inserir via XML, você irá selecionar a opção "Adicionar produtos com um arquivo", e colar o XML no gerado no painel da LI.
➡️ Para copiar o XML gerado no painel da LI, vá em: Soluções > Aplicativos > Google Merchant Center.
04 - Se for via API (no painel LI em Canais de Venda > Google Shopping), ele seleciona a opção "Adicionar produtos usando a API" e define um nome.
Após isso, só continuar a configuração conforme o Google Merchant Next for indicando.
Pronto, dentro de algumas horas estará atualizado!