A API de Conversões da Meta é uma ferramenta poderosa que possibilita o entendimento dos seus usuários e o direcionamento assertivo dos seus anúncios, pois permite a criação de segmentos de público-alvo baseados nos dados de conversão adquiridos pela ferramenta, como quem comprou seus produtos e quem não comprou. Com esses segmentos, você pode direcionar seus anúncios para usuários que são mais propensos a comprar.
A ferramenta é amplamente utilizada por lojas que buscam melhorar seus resultados da publicidade.
É importante saber:
Se você possui instalado o app antigo “Pixel da Meta”, ao prosseguir com a ativação do novo app “API de Conversões + Pixel”, o aplicativo antigo será desinstalado e removido da sua loja. Isso ocorre para que não haja problemas conflitos ou casos de duplicidade de eventos.
Como configurar a API de Conversões?
01 - No menu lateral do painel da sua loja, acesse Soluções > Aplicativos
02 - Procure pelo aplicativo “API de Conversões + Pixel” e clique para instalar.
03 - Clique em “Conectar com o Facebook”. Um modal de login com o Facebook será aberto, onde você deve acessar a conta de Facebook da sua loja.
04 - Prossiga com o fluxo de autenticação no Facebook, concedendo as permissões solicitadas para a Loja Integrada. Clique sob cada opção apresentada para selecionar as contas que deseja conectar.
Atenção! Nesta etapa de confirmar configurações, você deve verificar com atenção se está selecionado as contas corretas.
05 - E para finalizar, clique em “Concluir” e a API de Conversões estará configurada e ativa no seu site!
Quais eventos a Loja Integrada envia via API de conversões?
Para que você possa monitorar adequadamente o desempenho de sua loja e compreender o comportamento dos seus clientes, nova aplicação possui um fluxo de configuração simples e contempla 27 eventos, todos os eventos vão ser disparados via Pixel (Navegador) e API de Conversões (Servidor).
Os eventos contemplados na nova aplicação da API de Conversões são:
Evento | Descrição |
PageView | Acessou qualquer página da loja |
ViewHome | Acessou a página inicial |
SelectItem | Clicou em um produto na listagem |
Contact | Iniciou contato por meio do WhatsApp / Fale Conosco |
ViewCatalog | Acessou a página de catálogo |
Search | Pesquisou um termo na busca |
FilterProducts | Filtrou produtos na catálogo |
SortProducts | Ordenou produtos na catálogo |
ViewContent | Acessou a página de produtos |
CustomizeProduct | Selecionou uma variação na PDP |
CalculateShipping | Calculou o frete na PDP/carrinho |
ViewBuyTogether | Visualizou o Compre Junto na página de produto |
CustomizeBuyTogetherProduct | Selecionou uma variação no Compre Junto |
ViewCart | Acessou o carrinho |
AddToCart | Adicionou um ou mais produtos dentro do carrinho |
ApplyCoupon | Aplicou cupom de desconto no carrinho |
ChangeQuantity | Alterou quantidade do produto no carrinho |
RemoveFromCart | Removeu produto do carrinho |
ReturnHome | Voltou para a página inicial após clicar na Logo dentro do carrinho |
InitiateCheckout | Acessou a página do Checkout |
Login | Acessou a página de Login |
ChangeAddress | Alterou o endereço de entrega |
AddShippingInfo | Alterou a forma de envio |
AddPaymentInfo | Alterou a forma de pagamento |
StartPurchase | Clicou no botão 'Finalizar compra' |
CheckoutError | Erro ao tentar finalizar a compra |
Purchase | Compra finalizada |
É importante saber:
É comum os lojistas utilizarem ferramentas para verificar a instalação e o funcionamento do Pixel, como o extensor "Meta Pixel Helper". Após a última atualização, tornou-se habitual apresentar a lista completa de todos os eventos que são enviados para o Pixel.
É importante ressaltar que ao apresentar o símbolo de alerta ⚠️, não significa necessariamente que há um erro ou que o evento não está sendo enviado. Na verdade, o evento é disparado apenas quando você acessa a página correspondente. Conforme as páginas são acessadas, o ícone referente ao evento daquela página é alterado de ⚠️ para ✅, conforme mostrado na imagem abaixo.