Passar para o conteúdo principal
Explorando o Diário de Bordo

Como funciona o Diário de Bordo?

Atualizado há mais de 9 meses

O que é Diário de Bordo?

O Diário de Bordo é uma ferramenta analítica que irá mostrar todas as informações sobre sua loja, desde Faturamento, Ticket Médio, Perfil de Compra dos seus clientes, Desempenho dos Meios de Pagamento, Produtos mais vendidos e muito mais. 

Esta é uma ferramenta exclusiva para os lojistas a partir do plano Crescimento.

Para saber mais a respeito dos gráficos e relatórios do Diário de Bordo temos um vídeo explicando como fazer a análise desses dados:


Como funciona a atualização do diário de bordo?

O gráfico do dashboard é atualizado diariamente, então em alguns casos, pode levar de 24h a 48h para apresentar a informação atualizada no diário de bordo.

Os resultados são apresentados automaticamente no período de 12 meses ou 30 dias, no título de cada campo é informado essa informação, não é possível filtrar por um período personalizado.


Quais dados possuem no Diário de Bordo?

  • Faturamento/ 12 meses

    Cada barra do gráfico de faturamento mostra o total que foi recebido entre os dias 1 ao 30, em alguns meses até o dia 31.

    Faturamento é o valor total do pedido, incluindo valor total dos produtos + valor de envio - descontos​.

    É importante observar que este valor não considera as taxas associadas aos meios de pagamento, pois tais deduções são realizadas diretamente na conta do lojista pelo próprio sistema de pagamento utilizado.

  • Composição do faturamento
    Em composição do faturamento é apresentado os seguintes dados:

    • Custo dos produtos: refere-se ao valor total do custo dos produtos vendidos no mês. Esse montante será apresentado, desde que você tenha preenchido corretamente as informações relacionadas ao custo dos produtos. Essa informação é essencial para uma análise abrangente dos resultados financeiros no contexto do seu negócio. Certifique-se de fornecer com precisão esses dados para uma avaliação mais precisa.

    • Custo de envio: refere-se ao valor total do custo de envio dos pedidos com frete aplicado vendidos no mês.

    • Obs.: Pedidos com frete grátis, tem o custo de envio R$0.00, portanto, tais pedidos não são considerados na composição do custo de envio, apenas os pedidos em que o frete é aplicado.

    • Saldo: é calculado da seguinte maneira:

      Faturamento - Custo de Envio - Custo dos Produtos Vendidos = SALDO

      É importante destacar que ainda há a necessidade de deduzir as taxas associadas às formas de pagamento, as quais não estão consideradas nesse cálculo. Portanto, o saldo final disponível para o lojista será obtido após a subtração dessas taxas do valor bruto inicial.

  • Quais status dos pedidos aparecem no Diário de Bordo?
    Em faturamento são considerados os seguintes status de venda:

    • Pedido em separação

    • Pagamento em disputa

    • Pagamento em chargeback

    • Pedido Enviado

    • Pedido Pago

    • Pedido pronto para retirada

    • Pedido Entregue

    • Em produção

  • Vendas Orgânicas x Campanha

    No gráfico de Vendas Orgânico x Campanha do diário de bordo, ele considera como uma venda orgânica aquelas que converteram através do acesso direto à loja. Já a venda por campanha, uma campanha não necessariamente é um anúncio pago, pode ser qualquer link com UTM.

    Por exemplo, hoje o Google Merchant permite que os lojistas listem seus produtos gratuitamente no Google Shopping. E esses anúncios gratuitos geram um link com UTM, que é interpretado como uma conversão de campanha.


Diário de Bordo com mensagem "Este dashboard não foi gerado ainda"

O Diário de Bordo é gerado durante a madrugada, então quando uma loja migra do plano Grátis para um plano pago, aparece desta forma até o próximo dia.

É necessário aguardar até o dia seguinte para visualizar as informações. Não temos uma forma de forçar a geração antecipada do Diário de Bordo.

Respondeu à sua pergunta?