O que é Diário de Bordo?
O Diário de Bordo é uma ferramenta analítica que irá mostrar todas as informações sobre sua loja, desde Faturamento, Ticket Médio, Perfil de Compra dos seus clientes, Desempenho dos Meios de Pagamento, Produtos mais vendidos e muito mais.
Esta é uma ferramenta exclusiva para os lojistas a partir do plano Crescimento.
Para saber mais a respeito dos gráficos e relatórios do Diário de Bordo temos um vídeo explicando como fazer a análise desses dados:
Como funciona a atualização do diário de bordo?
O gráfico do dashboard é atualizado diariamente, então em alguns casos, pode levar de 24h a 48h para apresentar a informação atualizada no diário de bordo.
Os resultados são apresentados automaticamente no período de 12 meses ou 30 dias, no título de cada campo é informado essa informação, não é possível filtrar por um período personalizado.
Quais dados possuem no Diário de Bordo?
Faturamento/ 12 meses
Cada barra do gráfico de faturamento mostra o total que foi recebido entre os dias 1 ao 30, em alguns meses até o dia 31.
Faturamento é o valor total do pedido, incluindo valor total dos produtos + valor de envio - descontos.
É importante observar que este valor não considera as taxas associadas aos meios de pagamento, pois tais deduções são realizadas diretamente na conta do lojista pelo próprio sistema de pagamento utilizado.
Composição do faturamento
Em composição do faturamento é apresentado os seguintes dados:
Custo dos produtos: refere-se ao valor total do custo dos produtos vendidos no mês. Esse montante será apresentado, desde que você tenha preenchido corretamente as informações relacionadas ao custo dos produtos. Essa informação é essencial para uma análise abrangente dos resultados financeiros no contexto do seu negócio. Certifique-se de fornecer com precisão esses dados para uma avaliação mais precisa.
Custo de envio: refere-se ao valor total do custo de envio dos pedidos com frete aplicado vendidos no mês.
Obs.: Pedidos com frete grátis, tem o custo de envio R$0.00, portanto, tais pedidos não são considerados na composição do custo de envio, apenas os pedidos em que o frete é aplicado.
Saldo: é calculado da seguinte maneira:
Faturamento - Custo de Envio - Custo dos Produtos Vendidos = SALDO
É importante destacar que ainda há a necessidade de deduzir as taxas associadas às formas de pagamento, as quais não estão consideradas nesse cálculo. Portanto, o saldo final disponível para o lojista será obtido após a subtração dessas taxas do valor bruto inicial.
Quais status dos pedidos aparecem no Diário de Bordo?
Em faturamento são considerados os seguintes status de venda:Pedido em separação
Pagamento em disputa
Pagamento em chargeback
Pedido Enviado
Pedido Pago
Pedido pronto para retirada
Pedido Entregue
Em produção
Vendas Orgânicas x Campanha
No gráfico de Vendas Orgânico x Campanha do diário de bordo, ele considera como uma venda orgânica aquelas que converteram através do acesso direto à loja. Já a venda por campanha, uma campanha não necessariamente é um anúncio pago, pode ser qualquer link com UTM.
Por exemplo, hoje o Google Merchant permite que os lojistas listem seus produtos gratuitamente no Google Shopping. E esses anúncios gratuitos geram um link com UTM, que é interpretado como uma conversão de campanha.
Diário de Bordo com mensagem "Este dashboard não foi gerado ainda"
O Diário de Bordo é gerado durante a madrugada, então quando uma loja migra do plano Grátis para um plano pago, aparece desta forma até o próximo dia.
É necessário aguardar até o dia seguinte para visualizar as informações. Não temos uma forma de forçar a geração antecipada do Diário de Bordo.