Como suspender uma entrega dos Correios com o Enviali
Usando o Enviali, você consegue solicitar a suspensão de uma entrega dos métodos de envio PAC e SEDEX dos Correios antes que ela chegue ao destinatário. Neste artigo, vamos explicar o que envolve suspender uma entrega e o que ocorre após fazer essa solicitação.
O que é a suspensão de uma entrega
A suspensão de entrega permite ao remetente interromper o envio de um pacote. Ideal para lojistas solicitarem o cancelamento de entregas por suspeita de fraude, erro ou arrependimento do cliente, retornando o item ao endereço de origem.
Onde está disponível?
Essa possibilidade está disponível em todo o Brasil, para os serviços PAC e SEDEX.
Quais as regras para solicitar a suspensão?
Condições técnicas e operacionais: a suspensão da entrega depende das condições disponíveis no momento do pedido. Se houver limitações, o serviço pode não ser eficaz.
Tempo é fundamental: quanto antes a suspensão for solicitada, maiores são as chances de sucesso.
Frete não reembolsável: se a suspensão for realizada, o valor do frete não será devolvido pelos Correios. Os Correios entendem que o serviço foi realizado, por isso não há devoluções.
Status do pedido: a solicitação de suspensão só pode ser feita quando o pedido estiver "em trânsito", ou seja, postado ou a caminho.
Acompanhamento: o lojista pode verificar a confirmação da suspensão pelo código de rastreamento.
Negativa da suspensão: se a suspensão não for possível, o pedido será entregue normalmente e os status de rastreamento continuarão atualizados.
🚨IMPORTANTE: a Loja Integrada não participa do processo de suspensão de entregas. Quando a suspensão é solicitada, os Correios são responsáveis por todo o procedimento e a decisão final sobre a interrupção da entrega.
Como suspender uma entrega dos Correios pelo Enviali?
Suspender a entrega de um pacote pelos Correios é simples. Como mencionamos anteriormente, a solicitação de suspensão deve ser feita antes que o pacote chegue perto do destino final.
Para interromper a entrega, siga os passos abaixo:
01 - No menu principal, acesse o Enviali.
02 - Clique em Gerenciar Etiquetas.
03 - Em seguida, acesse a aba de encomendas Enviadas.
04 - Os pedidos com status Em Trânsito terão a opção de solicitar a suspensão de entrega. Clique no ícone de opções ao lado do botão de Rastrear e selecione Suspender entrega.
05 - Você verá uma mensagem com alguns alertas. Para dar ciência do entendimento das regras e prosseguir, clique Confirmar suspensão.
Pronto, a suspensão da entrega terá sido solicitada!
Como acompanhar se a suspensão da entrega foi atendida pelos Correios?
Para verificar se a solicitação de suspensão de entrega foi atendida pelos Correios, siga os passos abaixo:
01 - No menu principal, acesse o Enviali.
02 - Clique em Gerenciar Etiquetas.
03 - Em seguida, acesse a aba de encomendas Enviadas.
04 - Para verificar se a solicitação de suspensão de entrega foi atendida pelos Correios, você deve acompanhar a aba de etiquetas enviada no rastreio do pedido.
🚨IMPORTANTE: a Loja Integrada não participa do processo de suspensão de entregas. Quando a suspensão é solicitada, os Correios são responsáveis por todo o procedimento e a decisão final sobre a interrupção da entrega.
Sendo viável ou negada, você poderá acompanhar a encomenda pela sinalização no painel do Enviali ou pelo site dos Correios.