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Uma encomenda dos Correios está atrasada, o que fazer?
Uma encomenda dos Correios está atrasada, o que fazer?

Passo a passo sobre como verificar o status de uma encomenda enviada pelos Correios que está atrasada

Atualizado há mais de 3 meses

Se uma encomenda enviada pelos Correios, com etiqueta comprada pelo Enviali, está atrasada existem diferentes protocolos e ações que devem ser seguidos para solicitar informações.

O que os Correios consideram como uma entrega em atraso?

Os Correios consideram que uma encomenda está atrasada a partir de 2 dias após o prazo final de entrega.

Por exemplo, se a previsão de entrega de um pedido era dia 01/10, os Correios vão considerar que ela está efetivamente atrasada a partir do dia 03/10.

Quando a encomenda está atrasada, os Correios abrem um Pedido de Informação, também conhecido como PI. O PI por atraso é aberta automaticamente pelos Correios, com prazo de retorno de até 5 dias.

Como consultar se já existe um PI aberto para uma encomenda enviada pelos Correios?

Para consultar um PI, você deve acessar o site Fale Conosco dos Correios. Veja o passo a passo a seguir:

💡 Importante saber: para consultar PIs no site Fale Conosco é necessário ter um cadastro no Meus Correios. O cadastro pode ser feito tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas.

1 - Acesse o site Fale Conosco dos Correios. Em seguida, clique em Acompanhar Manifestação.

2 - Após fazer o login com seu usuário e senha do Meus Correios, preencha os campos obrigatórios da seguinte forma:

  • Protocolo - Mantenha em branco;

  • Objeto - Informe o código da etiqueta;

  • Tipo de identificação do Remetente/Destinatário - Selecione CNPJ e preencha com o seguinte número: 05.314.972/0002-55.

3 - Clique em Consultar.

Quais informações são apresentadas no PI?

Se o PI já tiver sido criado pelos Correios, você verá informações importantes para o acompanhamento da encomenda.

Na primeira seção, você verá o código da manifestação, o código do objeto (etiqueta), a situação e o nível de serviço.

Já na segunda seção, você verá a data do registro e o andamento. No andamento, existem basicamente 2 status:

  • Reclamação cadastrada - Os Correios já registraram o PI e vão buscar pela encomenda;

  • Reclamação respondida - O parecer dos Correios após a busca pela encomenda. Quando aparecer o símbolo azul ao lado de “Reclamação respondida” ou de qualquer outro status, você deve clicar para ver o parecer dos Correios.

O prazo para os Correios atualizarem a manifestação é de até 5 dias úteis.

Além de acompanhar o PI, você pode acompanhar o andamento do processo de entrega pelo site de rastreamento dos Correios.

Consultei o Fale Conosco dos Correios e não encontrei um PI aberto, o que fazer?

Esse é um cenário bastante incomum. Quando a encomenda realmente está em atraso, a abertura de PI ocorre de forma automática.

Caso, após a consulta, você não encontrar um PI aberto, entre em contato com nosso suporte.

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