Se uma encomenda enviada pelos Correios, com etiqueta comprada pelo Enviali, está atrasada existem diferentes protocolos e ações que devem ser seguidos para solicitar informações.
O que os Correios consideram como uma entrega em atraso?
Os Correios consideram que uma encomenda está atrasada a partir de 2 dias após o prazo final de entrega.
Por exemplo, se a previsão de entrega de um pedido era dia 01/10, os Correios vão considerar que ela está efetivamente atrasada a partir do dia 03/10.
Quando a encomenda está atrasada, os Correios abrem um Pedido de Informação, também conhecido como PI. O PI por atraso é aberta automaticamente pelos Correios, com prazo de retorno de até 5 dias.
Como consultar se já existe um PI aberto para uma encomenda enviada pelos Correios?
Para consultar um PI, você deve acessar o site Fale Conosco dos Correios. Veja o passo a passo a seguir:
💡 Importante saber: para consultar PIs no site Fale Conosco é necessário ter um cadastro no Meus Correios. O cadastro pode ser feito tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas.
1 - Acesse o site Fale Conosco dos Correios. Em seguida, clique em Acompanhar Manifestação.
2 - Após fazer o login com seu usuário e senha do Meus Correios, preencha os campos obrigatórios da seguinte forma:
Protocolo - Mantenha em branco;
Objeto - Informe o código da etiqueta;
Tipo de identificação do Remetente/Destinatário - Selecione CNPJ e preencha com o seguinte número: 05.314.972/0002-55.
3 - Clique em Consultar.
Quais informações são apresentadas no PI?
Se o PI já tiver sido criado pelos Correios, você verá informações importantes para o acompanhamento da encomenda.
Na primeira seção, você verá o código da manifestação, o código do objeto (etiqueta), a situação e o nível de serviço.
Já na segunda seção, você verá a data do registro e o andamento. No andamento, existem basicamente 2 status:
Reclamação cadastrada - Os Correios já registraram o PI e vão buscar pela encomenda;
Reclamação respondida - O parecer dos Correios após a busca pela encomenda. Quando aparecer o símbolo azul ao lado de “Reclamação respondida” ou de qualquer outro status, você deve clicar para ver o parecer dos Correios.
O prazo para os Correios atualizarem a manifestação é de até 5 dias úteis.
Além de acompanhar o PI, você pode acompanhar o andamento do processo de entrega pelo site de rastreamento dos Correios.
Consultei o Fale Conosco dos Correios e não encontrei um PI aberto, o que fazer?
Esse é um cenário bastante incomum. Quando a encomenda realmente está em atraso, a abertura de PI ocorre de forma automática.
Caso, após a consulta, você não encontrar um PI aberto, entre em contato com nosso suporte.