Os intermediadores de pagamento possuem um sistema de anti fraude, que verifica aprovando ou não um pedido de compra. O sistema de anti fraude visa evitar que pessoas más intencionadas usem cartões clonados ou realizem compras com cartões de outras pessoas.

Durante um processo de compra, é possível que ocorram cancelamentos de pagamentos que estão relacionados a diferentes motivos. Para entender o motivo dos cancelamentos de compra dentro do PagSeguro, basta seguir os passos abaixo:


Acessando o histórico de transação da sua loja

Primeiramente, será necessário identificar a compra que foi cancelada e então, acessar o histórico de transação.

Passo 01 - No painel da sua loja, acesse Vendas > Pedidos

Passo 02 - Na página seguinte, coloque o cursor do mouse ao lado da descrição do envio, e clique no ícone de visualização para acessar os detalhes do pedido.

Passo 03 - Ao acessar os detalhes do pedido, clique sobre o ID da transação

Passo 04 - Agora, é só visualizar a mensagem de retorno apresentada.

Em Histórico da transação você tem acesso a todas as comunicações realizadas entre as integrações de pagamento. Isso porque para uma compra ser faturada, ela passa por diversos fatores que podem provocar o cancelamento.

📌 É importante saber: no histórico de transação ficam registradas todas as interações, tanto com a operadora/gateway de pagamento quanto com o antifraude.
Esses dois agentes são responsáveis pela maioria dos cancelamentos realizados, pois são eles que verificam a autenticidade dos dados, sempre pensando na segurança do lojista e do cliente. 


Qual o significado dos erros?

Erro 53041 "installment value invalid value": Esse erro é pouco comum. Geralmente, ele significa que o valor informado no campo installmentValue não condiz com o valor total dos produtos no carrinho. Verifique se aparece o valor do frete ou de alguma campanha/cupom de desconto.

Erro 53081 "sender is related to receiver": Esse é um erro comum que somente o lojista pode cometer ao testar as compras.

O erro surge quando um compra é realizada com os mesmos dados cadastrados para receber os pagamentos da loja ou com um e-mail que seja administrador da loja.

Você precisa ter dados diferentes e um e-mail separado para testes, senão o sistema retornará que o "sender is related to receiver" ou que "o enviado é relacionado com o recebido".

📌 É importante saber: os dados incluem CEP, no teste não se pode utilizar o CEP de origem da loja (aquele que você configura lá no módulo de envio Correios).

Erro 53084 "invalid receiver: email@seudomínio, verify receiver's account status and if it is a seller's account.": Esse erro decorre quando o lojista utiliza e-mails relacionados com a loja ou a conta do PagSeguro, como e-mail principal da loja ou o e-mail de acesso à sua conta no PagSeguro.

Erro 53085 "payment method online": Esse erro acontece quando os seus métodos de pagamento não estão habilitados dentro do PagSeguro, para ativa-los você precisa acessar a página do PagSeguro e selecionar os apropriados.

Ou, em caso de compras em débito online, deve ser verificado junto ao PagSeguro se o banco utilizado está integrado com eles ou se há algum erro no sistema deles.

Erro 53044 "credit card holder name invalid value:...": Este erro relaciona o titular do cartão ao nome do comprador, o PagSeguro sempre faz cruzamento de dados por risco de fraude por homônimos. Por isso, os nomes cadastrados no checkout devem ser idênticos aos gravados no cartão, obedecendo abreviaturas e grafia errada.

Erro 53019 "sender area code invalid value": Este erro refere-se ao código de área preenchido de forma a conflitar com outros dados.

📌 Lembre-se que o PagSeguro faz cruzamento de todos os dados por segurança, para minimizar o risco de fraude.

Erro 53017 "sender cpf invalid value": Este erro, conforme o anterior, refere-se ao CPF informado ser inválido, ou estar incorreto. No caso, se a compra for por cartão ou débito todos os dados preenchidos devem ser do titular do cartão ou conta.

Erro 53028 "shipping address complement invalid length:": Este erro está relacionado ao comprimento do dado inserido no campo número do endereço. Verifique com o cliente os dados que ele tentou inserir.

Por exemplo: Se o cliente residir em um apartamento, ele deve colocar só o número do prédio no campo número e no campo complemento apenas o número do apartamento.

Erro 53029 "shipping address district is required": Este erro refere-se ao preenchimento dos dados referente à Bairro e Complemento.

Por exemplo: Há localidades com especificidades como em Brasília - Asa Norte, SBN Quadra 2. É preciso estar certo que foi preenchido corretamente.

Erro 500: Internal Server Error: Módulo do Pagseguro e Pagseguro App ativos ao mesmo tempo. para corrigir, basta desativar o módulo do Pagseguro App.


É importante saber: cada significado aqui mostrado, são retornos referentes às análises que o próprio PagSeguro realiza. Caso precise de mais detalhes sobre cada um desses retornos, entre em contato com Central de Atendimento do PagSeguro e explique seu caso.


Encontrou sua resposta?