O PageSpeed é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para medir a performance de um site, gerando sugestões para torná-lo mais rápido.

Muitos lojistas utilizam esta ferramenta para medir a velocidade da sua loja virtual e ficam frustrados com a nota baixa que é apresentada, mas não precisa se preocupar. Saiba que até mesmo nos grandes ecommerces, a nota do PageSpeed é baixa, e eu vou te explicar o porquê.

Acontece que, o PageSpeed foi feito para analisar a velocidade de páginas estáticas, dessa forma, não atenderá para páginas de ecommerces, pois uma loja virtual não possui páginas estáticas, então, o resultado será sempre baixo.

Pode ser um pouco difícil identificar o motivo que seu site esteja funcionando um pouco mais devagar, pois pode ser desde um código mal escrito como imagens ou grandes elementos na página. Para te ajudar, revise esses dois pontos:

  • Tamanho das imagens e dos banners
    Utilize imagens comprimidas, pois ajuda a melhorar a velocidade do site. Você pode utilizar o site tinypng.com para comprimir as suas imagens.
  • Scripts, códigos HTML, Javascript e CSS adicionados na loja
    Remova os códigos que não estão sendo usados também é importante, porque a loja tenta carregar todos eles antes de mostrar a página.
    ⚠️ Antes de remover, copie todos e salve em um bloco de notas. Em seguida, você pode ir adicionando um a um para verificar se algum deles está afetando o desempenho da sua loja.

  • Quantidade de produtos na home
    Opte em colocar poucos produtos na página home, o ideal é que seja configurado o mínimo de produtos e não utilizar o carrossel, dessa forma a página não demorará a carregar.

    Para realizar essa configuração você deve ir em: configurações > visual da loja > monte sua vitrine.
Encontrou sua resposta?