Configurar domínio próprio na Locaweb

Veja o passo a passo para vincular seu domínio em seu painel e realizar os apontamentos necessários

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Neste tutorial, mostraremos todas as etapas para configurar seu domínio na Locaweb. Essa configuração é importante para que seus clientes possam acessar o seu domínio próprio e conseguirem acessar sua Loja Integrada corretamente.

⚠️Atenção! Ao adquirir seu domínio, garanta que o mesmo não tenha qualquer tipo de acentuação, incluindo o "ç". Isso porque quando um domínio possui caracteres com acentuação, a ativação do SSL pode ser afetada, impedindo sua conclusão.


Como configurar o domínio no painel da Locaweb?

01 - Acesse seu painel e clique em Configurações > Domínio próprio

02 - Na seção Configurar domínio principal, marque a opção "Li as instruções e estou ciente...". Em seguida, preencha com o endereço do seu domínio sem https:// e sem www > clique em Adicionar.

Então, agora você tem os dados que precisa configurar dentro do painel da Locaweb:

03 - Acesse o site da Locaweb e após entrar em sua conta, clique em Registro de domínio.

04 - Na tela seguinte, desça até a opção Selecione o domínio que deseja administrar e clique em Administrar, no campo onde está o domínio que você adquiriu.

05 - Na próxima página, clique em Consulte ou altere zona de DNS.

06 - Clique na opção Administrar ao lado direito

07 - Agora, clique na opção Adicionar Entrada

08 - A primeira entrada a ser criada será a do tipo A e preencha conforme a tabela abaixo:

- Tipo: A
- Entrada: . (Coloque apenas o ponto)
- Conteúdo: 54.232.92.235

09 - Com o apontamento tipo A já criado, clique novamente em Adicionar Entradas e selecione tipo CNAME, conforme exemplo abaixo:

Endereço da loja: www.meudominio.com.br
- Tipo de Entrada: CNAME

- Entrada: www
- Conteúdo: www.meudominio.com.br.cdn.vtex.com

É importante saber:

  • substitua o "www.meudominio.com.br" pelo endereço do seu domínio

  • colocar o "www" antes do endereço do seu domínio é obrigatório.

10 - Clique em Adicionar entradas para salvar o registro. Pronto! As configurações dentro do painel da Locaweb estão finalizadas.

11 - Agora que o DNS já está configurado, retorne ao painel da Loja Integrada e clique em "Verificar domínio novamente" para validar o domínio dentro do painel da sua Loja Integrada:

12 - Pronto! Agora você deve aguardar o período de propagação do seu domínio, que pode levar até 48h para funcionar corretamente. Nesse mesmo período, é comum aparecerem algumas intermitências durante o acesso.


Configurei o domínio e não está funcionando, o que fazer?

01 - Para te ajudar a verificar se os seus dados estão corretos, você pode acessar o site WhoIs https://who.is/dns/meudominio.com.br, substituindo o "meudominio.com.br" pelo endereço do seu domínio sem https:// e sem www.

02 - Confirme se as entradas A e CNAME criadas estão corretas, se nenhuma letra está faltando ou sobrando. Identificando o erro, você deve retornar no painel do domínio e excluir a entrada e criar uma nova entrada.

03 - Por último, é necessário remover o seu domínio do painel da Loja Integrada e adicioná-lo novamente, para que o nosso sistema faça novamente a checagem para encontrar os apontamentos A e CNAME corretos.

Respondeu à sua pergunta?