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Como fazer o SEO na minha Loja Integrada?
Como fazer o SEO na minha Loja Integrada?

Aprenda quais são os campos de SEO e como preenchê-los em sua loja.

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Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

O que é SEO? Quais benefícios para um ecommerce?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca do Google e de outros buscadores.

Para um ecommerce, o SEO é fundamental para garantir que a loja virtual seja encontrada pelos consumidores que estão buscando pelos produtos ou serviços oferecidos. Afinal, de nada adianta ter uma loja online se ela não aparece nos resultados de busca, não é mesmo?

É importante ressaltar que o SEO é um trabalho contínuo e que os resultados não são imediatos. É preciso ter paciência e investir em estratégias de longo prazo para obter resultados significativos.

Sobre a loja

As informações de "Nome da loja" e "Descrição da loja", são informações que ficam disponíveis na página inicial da loja e são enviadas para o Google. Preencha esses campos em: Configurações > Dados da loja

Nome do Produto

O nome do produto é uma das áreas mais sensíveis para SEO, então seja cuidadoso com essa escolha. Na Loja Integrada, o título <h1> será inserido automaticamente e será o nome do produto.

Exemplo de estrutura: Nome + Modelo + Potência + Capacidade + Tipo + Marca

URL do produto

Todos os buscadores priorizam URLs amigáveis, por isso evite URLs com uma sequência de caracteres especiais e nomes que possam ser ambíguos. Na Loja Integrada o seu URL é o próprio nome do produto, mas você pode editá-lo, se preferir.

Certifique-se que a estrutura de URL escolhida evidencie o que o produto realmente é.

Nome do arquivo da imagem

É uma boa prática para favorecer SEO da sua loja frente ao ranqueamento dos buscadores de pesquisa, renomear o arquivo da imagem com informações do seu produto, por exemplo, vestido-curto-viscose-preto.jpg é melhor que IMG00023.JPG

Recomendamos que o nome do arquivo não tenha acento e caracteres especiais, para que não gere nenhum erro em outras ferramentas, por exemplo: XML.

Informações Gerais: dados como medidas, tamanho, peso e quaisquer outros aspectos relevantes ao produto que você vende, devem ser incluídos nas informações gerais. Coloque-se no lugar dos clientes e reflita se toda a informação necessária está sendo disponibilizada de maneira clara.

ALT Text

É um texto alternativo das imagens, para que o Google consiga direcionar para quem está procurando por itens semelhantes.

  • ALT Text das Imagens dos Produtos: Não é possível editar essa informação, ela é adicionada automaticamente, exibindo precisamente o nome do produto cadastrado na plataforma.

  • ALT Text das Imagens dos Banners: A informação apresentada no ALT text das imagens dos banners é do conteúdo inserido no campo "Nome do Banner". Portanto, para personalizar o ALT text e aprimorar a otimização de SEO, basta editar o conteúdo neste campo específico.

Descrição Completa

A descrição completa de seus produtos da Loja Integrada é uma área muito importante para a otimização orgânica, nela você pode inserir títulos, links internos, imagens e atributos importantes para o SEO. Aqui você deve dar todas as referências que seu cliente precisa, criando descrições completas e evitando que o cliente vá ao concorrente para tirar dúvidas.

Tag Title

É um dos elementos mais influentes no que diz respeito ao posicionamento nos resultados do Google, isso se não for o mais fundamental. O algoritmo do Google exibe aos usuários os resultados mais relevantes às buscas e termos pesquisados. A forma mais fácil de obter o que procuramos é através do título.

O campo para definir a Tag Title está presente no cadastro de categoria e cadastro de produto, com limite de 70 caracteres.

Meta Tag Description

É um pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no Google. O conteúdo do Meta Tag description não tem influencia no parecer de um trecho no Google. Logo, não é preciso repetir palavras-chave nesta tag. Embora ele não atrapalhe no parecer, uma descrição perfeitamente redigida e atrativa contribui para uma coleta de cliques (CTR - click Through Rate) mais alta, e essa efetivamente acredita-se ser um dos elementos usado pelo Google para reforçar o parecer de um resultado. Além do mais, algum termos da descrição são enfatizados em negrito, no momento em que fazem parte do estudo realizada, contribuindo o usufruidor o obter rápido o que está procurando com mais facilidade.

Importante saber: Isso aqui é só o que você tem controle dentro da Loja Integrada, mas para obter o máximo sucesso no SEO para sua loja da Loja Integrada, você precisa se preocupar com todos os passos nas configurações nas ferramentas do Google, como também o sitemap e robots.

O campo para definir a Meta Tag Description está presente no cadastro de categoria e cadastro de produto, com limite de 250 caracteres.

Exemplo de Tag Title e Meta Tag Description:

Agora que você tem todas as informações necessárias, é hora de colocar em prática e ver os resultados!

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