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Como criar senha para a API dos Correios
Como criar senha para a API dos Correios

[Disponível para planos pagos] Como gerar a chave de API dos Correios?

Atualizado há mais de um ano

Os Correios disponibilizaram um novo sistema para cotação e é absolutamente necessário que você conecte este novo sistema em sua loja para continuar utilizando os recursos da integração normalmente.

Para utilizar o novo recurso, você pode utilizar seu cadastro CWS ou IdCorreios. Caso não possua nenhum dos dois, crie um novo cadastro no Meu Correios (Portal CWS), e então preencha na Loja Integrada os novos campos de Usuário do Portal Meu Correios e Senha de Acesso as APIs.


Como criar a senha para a API dos Correios?

01 - Acesse o portal dos Correios (https://cws.correios.com.br/) e clique em Entrar:

02 - Informe o seu Usuário e Senha para acessar o sistema dos Correios. Caso não tenha, clique em Cadastrar e siga as orientações dos Correios.

03 - Na esquerda da tela, abra o menu e clique em Gestão de acesso a API's.

04 - Na página de emissão do token, em usuário do portal meus correios, deve aparecer o usuário já logado no portal e, em senha do portal meus correios, utilize a mesma senha de acesso ao site Correios Web Services.

05 - Em seguida clique em gerar código.

06 - A senha alfanumérica que deve ser utilizada para consumo das API's vai ser exibida dessa forma:

07 - Copie a chave exibida.

Importante: Guarde essa senha em um lugar que possa se lembrar dela, pois, ela não será exibida novamente. Caso esqueça ou perca a senha, terá que gerar uma nova.

Confira algumas orientações dos Correios quanto às senhas:

  • Clientes que já tenham emitido senha de acesso a API's não precisam gerar novas senhas. As senhas atuais permanecerão funcionando até que você opte por alterá-la.

  • Observe o botão da geração de senha, caso ele tenha a descrição "gerar código", indica que o usuário ainda não gerou nenhuma senha. Se a descrição for "regerar código", o usuário já tem uma senha gerada e, ao clicar no botão, uma nova senha vai ser criada e a anterior desativada.

  • Ao alterar a senha, pode demorar até duas horas para a nova senha ser aceita pela API dos Correios.

08 - Volte ao seu painel na Loja Integrada siga pelo caminho Configurações > Formas de envio.

09 - Você verá as novas integrações PAC e SEDEX sinalizadas com um "Novo" ao lado dos nomes. Clique em Configurar para iniciar a configuração.

10 - Agora, faça as seguintes configurações:

  • Envio ativo? mude para Sim

  • Informe o CEP de origem

  • Se quiser, adicione um prazo adicional e valores ao frete (configurações opcionais)

  • Marque a opção Possui contrato com os Correios? e preencha os campos com os dados anteriormente gerados.

⚠️ IMPORTANTE

  • Número do cartão de postagem, Login e Senha de acesso a API são informações obrigatórias;

  • O Número do cartão de postagem é composto por 10 dígitos, podendo começar com "0";

  • Também é válido lembrar que o Número do cartão de postagem pode ser diferente para PAC e SEDEX. Alguns contratos têm o mesmo número, outros têm números diferentes. As cotações só funcionarão com todas as informações corretas, confirme com seu gerente de contas dos Correios os números do seu contrato.

Pronto! Agora é só clicar em Salvar alterações e sua loja estará habilitada para utilizar os Correios normalmente!


Não consegui ativar a nova integração dos Correios, o que fazer?

Assim que ativar a nova integração, deve demorar cerca de 30min para os resultados aparecerem, então recomendo manter ativa a integração antiga até que os novos resultados apareçam. Depois, lembre-se de desativar a integração antiga, está bem?

Se os resultados não aparecerem, é necessário que você valide algumas informações sobre seu contrato com os Correios. O funcionamento dessa nova API depende de o lojista ter todas as credenciais necessárias de API liberadas com os Correios e as informações corretamente inseridas na plataforma.

Todos os usuários que tiveram problemas enquanto testávamos a integração tiveram que consultar os Correios para poder resolver. Os principais motivos para que a integração não funcione são os seguintes:

  • Número de cartão de postagem incorreto ou inválido;

  • API de preço ou de prazo não liberados;

  • Senha expirada.

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