Todas as coleções
Enviali
Jadlog
Como funciona a homologação de embalagens da Jadlog?
Como funciona a homologação de embalagens da Jadlog?
Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

O que é a homologação da embalagem?

A homologação de embalagem da transportadora Jadlog é um processo de análise das embalagens de produtos frágeis. Tem como objetivo avaliar se os materiais utilizados para embalar a mercadoria são adequados para preservação no manuseio e transporte, evitando avarias.

Se as suas embalagens são aprovadas após a homologação, isso significa que elas estão de acordo com o padrão e os requisitos exigidos pela Jadlog.

Importante saber! Os seus envios estão sujeitos à análise da transportadora caso sejam avariados mesmo após a aprovação da homologação.

Como solicitar a homologação?

A solicitação deve ser feita com o time do Enviali, seguindo esses três passos:

  1. Faça o download do checklist clicando aqui e preencha com as informações solicitadas;

  2. Entre em contato com o nosso suporte via chat e enviando o checklist preenchido com as fotos e vídeos solicitados;

  3. Nosso time encaminhará a sua solicitação para a Jadlog para avaliação. Caso não seja aprovado, a Jadlog irá sugerir melhorias de embalagem e o cliente pode solicitar novamente a homologação após realizar as melhorias sugeridas.

❗ É importante saber ❗

Após todo o processo ser concluído, a homologação terá validade de 3 meses. Sendo assim, é necessário a renovação após esse período.

Além disso, vale ressaltar que não é emitido nenhum certificado, a aprovação vem via e-mail e fica no cadastro do CPF ou CNPJ do remetente em uma base de consulta da Jadlog de clientes homologados.


O que acontece se a Jadlog recusar a homologação da minha embalagem?

Caso haja restrição ou recusa na homologação da embalagem, você receberá as orientações para adequar as suas embalagens. Após essa adequação você deve solicitar a homologação de embalagem novamente!

Se optar por continuar fazendo os seus envios utilizando as embalagens que foram recusadas na homologação, você concorda estar ciente que não haverá o pagamento de indenização caso o seu envio seja danificado.

Além disso, as unidades da Jadlog têm autonomia para recusar a postagem de envios com embalagens inadequadas.


Produtos com obrigatoriedade de homologação de embalagem

A homologação de embalagem é obrigatória para os seguintes produtos:

  • Bebidas engarrafadas

  • Utensílios domésticos (jogo de pratos, copos, panelas com partes de vidro e etc)

  • materiais de construção (pias, cubas, pisos, mármores, cerâmicas, porcelanas, vidros, acrílicos e etc.)

  • Espelhos

  • Vidros

  • Quadros decorativos

  • Lâmpadas

  • Esculturas

  • Outros produtos que necessitam de manuseio e/ou transporte com cuidado.

Como eu devo embalar meus produtos frágeis?

• Embalar em caixa resistente e, caso haja mais de um item, deve conter divisórias, como: colmeias e rede de espuma para evitar o atrito entre as peças.


• Se o envio ocorrer em caixas com folga considerável entre o produto e embalagem, preencher o espaço com papel kraft, pardo, isopor ou plástico bolha para evitar que as peças se movimentam.



• Utilize adesivos para indicar que a embalagem é frágil, conforme exemplo abaixo.



• Escolha embalagens com papelão mais espesso (maior gramatura), são aceitos na homologação os papelões com as seguintes gramaturas:

  • Onda C (alta)

  • Onda BC (baixa e alta)


O que acontece em caso de avaria de produto frágil?

Caso ocorram avarias, será avaliado se o produto foi enviado seguindo as condições observadas na homologação da embalagem.

Nesse caso, o destinatário deve aguardar instruções dos agentes de avaria, pois a seguradora poderá requisitar informações adicionais ou a remessa avariada para inspeção.

Além disso, é importante não descartar a embalagem, itens de acomodação e o produto avariado, pois a falta de tais evidências pode acarretar recusa do ressarcimento.

Vale lembrar que a homologação é um procedimento realizado para assegurar envios de produtos com transporte restrito pela transportadora Jadlog de cargas com nota fiscal. A seguradora não cobre cargas avariadas enviadas apenas com declaração de conteúdo.

Respondeu à sua pergunta?