O que é a ferramenta de Avaliação de Produtos?
A ferramenta de Avaliação de Produtos é uma funcionalidade nativa da Loja Integrada que consiste em oferecer aos seus clientes a possibilidade de avaliar os produtos adquiridos e, em seguida, exibir essas avaliações na sua loja para que outros consumidores possam vê-las quando estiverem navegando em seu site! É uma forma eficiente de gerar prova social da qualidade de seus produtos e aumentar sua conversão!
Importante saber:
A ferramenta de avaliação de produtos está disponível para lojas dos planos Crescimento, Aceleração, Expansão e Elite, porém, algumas funcionalidades são limitadas aos planos Expansão e Elite (ver detalhes abaixo);
Os antigos planos PRO não possuem acesso à funcionalidade;
Não há limite de avaliações por loja e nem por produto;
Neste artigo você tem acesso às principais dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta de avaliação de produtos;
Como ativar e configurar a Ferramenta de Avaliação de Produtos?
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Avaliações
02 - Na página de Avaliações selecione o botão de "Configurações" no canto superior direito da tela
03 - Na aba 'Configurações Gerais' da página de configurações, através do botão da seção ‘Avaliações de produtos’, ative a funcionalidade concordando com os Termos de uso da Ferramenta. Ao concordar com os Termos de Uso, você concorda com a política de moderação de conteúdo proibidos da ferramenta.
Importante: O novo mecanismo de busca é necessário para o correto funcionamento da ferramenta de avaliação de produtos, portanto, é preciso ativá-lo para habilitar a ativação da ferramenta de avaliação de produtos. Caso o mesmo esteja inativo, será exibido aviso com direcionamento para a página de configurações desta funcionalidade.
04 - Na seção "Quando enviar o e-mail" explicitamos o funcionamento da regra que dispara o e-mail para seus clientes solicitando a avaliação. A Ferramenta faz o envio do e-mail 7 dias após o cliente ter recebido o produto*.
✨ Dica: Para os planos Crescimento, Aceleração, Expansão e Elite é possível editar o conteúdo do e-mail enviado aos clientes selecionando a opção ‘Editar e-mail’.
Importante saber:
A regra considera para realizar o disparo da solicitação de avaliação o período correspondente à data que o status do pedido foi para enviado + prazo de entrega + 7 dias corridos;
Ainda não é possível alterar a regra de disparo, a mesma é um padrão da ferramenta.
05 - Na seção "Mensagem de agradecimento" é possível configurar a mensagem que aparece para o cliente após submeter uma avaliação.
✨ Dica: você pode adicionar um cupom de desconto de uso único na mensagem de agradecimento, incentivando o usuário a realizar uma nova compra e continuar contribuindo com futuras avaliações.
06 - Após ativar a ferramenta e configurá-la basta clicar em "Salvar alterações" no final da página e pronto. A partir desse momento você passará a colher e exibir avaliações de seus clientes em sua loja!
Importante: neste artigo você tem acesso às principais dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta de avaliação de produtos
Como faço para desativar a ferramenta de avaliação de produtos?
Ao desativar a ferramenta de avaliação de produtos todas as avaliações já submetidas deixarão de aparecer na loja e não serão mais colhidas novas avaliações. Os e-mails de solicitação deixarão de ser enviados nos pedidos subsequentes e não será mais exibido botão na área logada do cliente de ‘Meus pedidos’ para realizar avaliações.
Para desativar a ferramenta siga o fluxo abaixo:
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Avaliações. Na página de Avaliações selecione o botão de ‘Configurações’ no canto superior direito da tela.
02 - Na aba 'Configurações Gerais' da página de configurações, através do botão da seção ‘Avaliações de produtos’, desative a funcionalidade mudando seu status para 'Inativo'.
Pronto! A ferramenta foi desativada, mas fique tranquilo(a) o histórico de avaliações será mantido caso deseje reativar a ferramenta em momento posterior.
Outras ferramentas de Avaliação de Produtos
Além da Ferramenta de Avaliação de Produtos nativa da Loja Integrada, nós também disponibilizamos em nossa plataforma algumas ferramentas parceiras que contam com recursos adicionais que podem potencializar ainda mais seus resultados.
Abaixo listamos as principais ferramentas disponíveis e seus principais recursos, avalie as opções e veja qual se enquadra melhor para seu negócio. Para ter acesso, contratar e instalar essas ferramentas basta acessar no painel administrativo a página Soluções > Aplicativos e buscar pelo nome dos parceiros.
RA Trustvox: Plataforma premiada para o E-commerce através da qual você coleta opiniões de clientes 100% reais e as publica na página do produto em sua loja. A Trustvox é um produto Reclame AQUI, maior site de soluções de conflitos entre empresas e consumidores da América Latina. Confira abaixo seus principais diferenciais em termos de funcionalidades ou clique aqui para acessar o site da Ferramenta:
Disponível para contratação apenas em planos pagos da Loja Integrada;
Reviews no Reclame Aqui;
Coleta de Reviews automática;
Selo de Reviews verdadeiros;
Certificado de Reviews verdadeiros;
Reviews na página de produtos;
Carossel de reviews;
Módulo de perguntas e respostas;
Moderação automática;
Suporte via chat e e-mail;
Enquete customizada - permite personalizar o formulário de coleta de avaliações;
Upload de fotos;
Coleta de NPS;
Google Avaliações do Consumidor: serviço gratuito que permite receber feedback importante dos clientes que fizeram compras no seu site. Os clientes podem responder a uma pesquisa para avaliar a experiência com apenas um clique na sua página de finalização da compra. As classificações coletadas nessas pesquisas ajudam na sua qualificação para as classificações da loja e do produto.Confira abaixo seus principais diferenciais em termos de funcionalidades ou clique aqui para acessar o site da Ferramenta:
Disponível para todos os planos da Loja Integrada;
Classificações da loja - usam as respostas da pesquisa de Avaliações para determinar classificações da loja para seu site que aparecem nos anúncios da rede de pesquisa e anúncios do Shopping;
Classificações do produto;
Selo do Google Avaliações do Consumidor;
Coleta de avaliações;