Como as avaliações são exibidas no seu site?
Produtos que já tiveram avaliação submetida pelos seus clientes passarão a exibir o ícone de nota geral próximo ao seu título e trarão ao final da página do produto, a nota geral, a distribuição da quantidade de avaliações por nota e a lista de avaliações de clientes. Veja exemplo abaixo:
E produtos sem avaliação, como são tratados?
Produtos sem avaliação não exibirão nenhum ícone de avaliação e nenhuma nota até terem sua primeira avaliação.
Como funciona o processo de solicitação de avaliação para meus clientes?
O processo de solicitação de avaliação é projetado para garantir que o cliente tenha tempo suficiente para receber e usar o produto antes de ser convidado a avaliá-lo. A regra que dispara o e-mail de solicitação de avaliação é configurada para enviar a mensagem apenas após o cliente ter tido uma experiência com o produto.
Essa regra considera o seguinte: data que o status do pedido foi para ‘Enviado’ + prazo de entrega + 7 dias corridos.
Exemplo prático:
Se o pedido foi enviado hoje com um prazo de entrega de 4 dias, o e-mail de solicitação de avaliação será enviado 11 dias após o envio do produto.
Quando o cliente receber o e-mail e clicar no link fornecido, ele será redirecionado para uma página onde poderá preencher a avaliação. A avaliação poderá ser feita individualmente para cada produto e variação presente no pedido.
O recurso para adicionar imagens do produto permitirá anexar até 5 imagens por produto e estará disponível apenas para os planos Expansão e Elite.
Após finalizar o preenchimento da avaliação e clicar em ‘Enviar avaliação’, será exibida a mensagem de agradecimento conforme configurado nas configurações da Ferramenta.
Além do recebimento do e-mail, ao acessar a página de ‘Meus pedidos’ na área logada do cliente, o seu cliente verá um ícone para avaliar os pedidos, tendo mais um caminho de acesso às avaliações.
Como funciona o processo de moderação de conteúdo das avaliações na loja?
O lojista é o responsável por moderar o conteúdo das avaliações de acordo com os Termos de Uso da Ferramenta visando garantir que as avaliações de produtos sejam moderadas de forma justa, transparente e em conformidade com a legislação, promovendo um ambiente seguro e construtivo para feedback dos consumidores.
Para isso, toda avaliação submetida pelos clientes ficará visível apenas para o lojista no painel administrativo por um período de 3 dias corridos. Nesse período o lojista pode analisar o conteúdo das avaliações, comentários e imagens, e caso algum destes se enquadre dentro dos critérios de conteúdos proibidos (*), o lojista poderá optar por ocultar os comentários e imagens da avaliação.
A nota atribuída ao produto pelo cliente será sempre considerada para a nota geral do produto e será sempre exibida após o período de 3 dias no site da loja, a única possibilidade de moderação será para comentários e imagens.
Para acessar as avaliações mais recentes e realizar a moderação seguir os passos abaixo:
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Avaliações
02 - Na página de Avaliações selecione a aba ‘Últimas avaliações’ onde você verá a listagem com todas as avaliações submetidas nos últimos 3 dias corridos;
03 - Clique sobre a linha de avaliação que deseja ver por completo para exibir todos os detalhes da avaliação;
04 - Analise o conteúdo e, caso necessário e tendo como base a 'Política de avaliação de produtos', altere a opção de visibilidade do conteúdo da avaliação para ‘Não’ visível. Ao fazer isso, as imagens e comentários da avaliação ficarão ocultos no site. Atenção: independentemente da moderação a nota atribuída ao produto sempre será exibida e será considerada no cálculo da nota geral do produto;
observação: é possível editar o status de visibilidade dos comentários e imagens da avaliação em massa, basta selecionar mais de uma avaliação e clicar nos botões que serão exibidos no inferior da tela de “Deixar visível” ou “Não deixar visível”.
Após o período de 3 dias corridos, as avaliações que não foram moderadas, por padrão, serão exibidas de forma completa no site (incluindo imagens e comentários).
Será possível moderar o conteúdo a qualquer momento após esse período de 3 dias a partir do passo-a-passo abaixo:
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Avaliações
02 - Na página de Avaliações selecione a aba ‘Todos os produtos’:
03 - Selecione o produto cuja avaliação deseja moderar para abrir a listagem de todas as avaliações submetidas para o produto
04 - Selecione a avaliação que contém o conteúdo impróprio e altere seu status de visibilidade para comentários e imagens.
Na aba de ‘Todos os produtos’ você também terá acesso à uma visão por produto da nota geral de avaliações (equivalente à média de todas as avaliações submetidas até então) e o Número de avaliações submetidas até o momento.
Importante:
A nota submetida pelo cliente não é passível de moderação de conteúdo e sempre comporá a nota geral do mesmo exibida para os clientes;
Sempre será possível moderar conteúdo mesmo após os 3 dias posteriores à submissão da avaliação pelo cliente;
A loja integrada faz revisões periódicas do conteúdo moderado para garantir que os usuários da ferramenta estão cumprindo os termos de uso da Política de Avaliação de produtos e que a moderação está promovendo um ambiente seguro e construtivo para feedback dos consumidores;
Como posso responder às avaliações de clientes?
Para os planos Expansão e Elite é possível responder às avaliações submetidas pelos clientes e exibir esses comentários no site. Respostas a comentários negativos podem ser usadas para prestar esclarecimentos ou contrapor a opinião do consumidor, incentivando um diálogo construtivo ao invés da remoção do comentário. O direito de réplica também permitirá aos lojistas agradecer aos comentários positivos ou esclarecer dúvidas de consumidores.
Para responder à uma avaliação seguir um dos fluxos abaixo:
Fluxo 01
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Avaliações;
02 - Na página de Avaliações selecione a aba ‘Últimas avaliações’;
03 - Clique sobre a avaliação que deseja responder e selecione o botão ‘Responder esse comentário’;
04 - Escreva sua réplica e, então, selecione o botão ‘Enviar’ para finalizar.
Fluxo 02
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Avaliações;
02 - Na página de Avaliações selecione a aba ‘Todos os produtos’;
03 - Selecione o produto cuja avaliação deseja responder para abrir a listagem de todas as avaliações submetidas para o produto;
04 - Clique sobre a avaliação que deseja responder e selecione o botão ‘Responder esse comentário’;
05 - Escreva sua réplica e, então, selecione o botão ‘Enviar’ para finalizar.
Após enviar a réplica por qualquer um dos fluxos acima a mesma será exibida no site e ficará visível para todos os visitantes.
Importante: só será possível uma resposta por a avaliação.
o cliente não poderá responder à réplica do lojista;
após enviar a réplica não será possível para o lojista excluir ou editar a mesma.
Como posso importar meu histórico de avaliações de outras ferramentas?
Lojas que utilizam a Ferramenta da Trustvox poderão importar o histórico de avaliações existentes na Trustvox para a ferramenta da Loja Integrada. Dessa forma, caso a loja opte por deixar de utilizar a ferramenta da Trustvox e passe a utilizar a ferramenta da Loja Integrada, não perderá o histórico de avaliações já conquistado.
Para importar as avaliações da Trustvox seguir o passo-a-passo abaixo:
01 - Acessar no painel de administrador Produtos > Avaliações;
02 - Na página de Avaliações selecionar o botão 'Configurações', no canto superior direito, e, em seguida, selecionar a aba ‘Parceiros’;
Importante: Recomendamos apenas ativar a Ferramenta da Loja Integrada após realizar a importação para que seu histórico já seja exibido para seus clientes na ativação da ferramenta.
03 - Selecionar o botão ‘Começar importação’;
04 - Preencher o Token da Trustvox. Veja abaixo como obter os dados da Trustvox.
05 - Preencher o ID Trustvox. Veja abaixo como obter os dados da Trustvox.
06 - Clicar em ‘Iniciar exportação’. Importante: é preciso manter o navegador aberto até a finalização do processo de importação para que o mesmo seja concluído.
07 - Aguardar a conclusão da importação. Na tela de upload de avaliações mostraremos o total de avaliações importadas e, caso ocorram, a quantidade de avaliações que tiveram falha na importação.
08 - Ao ser concluída a importação aparecerá a mensagem abaixo.
Após concluída a importação, basta consultar a página de avaliações para visualizar o histórico importado e ativar a ferramenta da Loja Integrada na aba de 'Configurações gerais' da ferramenta para exibi-las.
Importante: recomendamos não manter ativa na plataforma mais de uma ferramenta de avaliação para que os fluxos de solicitação de avaliação e de exibição de avaliações no site não sejam duplicados.
Como obter os dados de token e ID Trustvox para importar meu histórico de avaliações?
Para obter o Token e o ID Trustvox seguir os passos abaixo:
01 - Acessar no painel de administrador Soluções > Aplicativos;
02 - Em Aplicativos Instalados procurar por ‘RA Trustvox’ e clicar em ‘Configurar’;
03 - Abrirá uma janela com os dados de Token e ID Trustvox. Basta copiá-los e colá-los nos campos solicitados no tópico anterior deste artigo;
Como posso exibir as avaliações na busca orgânica do Google?
As avaliações coletadas pela Ferramenta de Avaliação de Produto da Loja Integrada serão indexadas automaticamente à busca orgânica do Google e exibidas nas pesquisas após o período de indexação do Google (geralmente poucos dias após serem submetidas pelos clientes).
Como posso integrar meus comentários ao Google Merchant?
As avaliações da ferramenta de avaliação da loja Integrada serão exibidas na busca orgânica do Google, porém, para integrar as avaliações da ferramenta da Loja Integrada ao Google Merchant, será preciso seguir o fluxo abaixo. É importante destacar que é necessário ter uma conta no Google Merchant para realizar esse processo:
01 - Acessar no painel de administrador Produtos > Avaliações;
02 - Na página de Avaliações selecionar o botão 'Configurações', no canto superior direito, e, em seguida, selecionar a aba ‘Parceiros’;
03 - Clicar na opção para copiar o link da seção ‘Google Merchant’. O Google solicita esse link no formulário para integração das avaliações;
Importante: Atualmente só será possível integrar as 500 avaliações mais recentes submetidas na loja. Em breve traremos melhorias nesse processo permitindo a integração completa das avaliações.
04 - A partir daqui o processo será realizado diretamente nas interfaces do Google. Acesse a central do Google para todos os detalhes: https://support.google.com/merchants/answer/6059553?hl=pt-BR;
05 - Você precisará se inscrever no programa de classificações do produto do Google pelo link abaixo. Ao preencher o formulário, responder não à pergunta ‘Você trabalha com um agregador de avaliações terceirizado que foi aprovado?’: https://support.google.com/merchants/troubleshooter/10994881?hl=pt-BR
06 - Depois, você pode continuar enviando as avaliações pelo Merchant Center. Para isso, você precisa ter uma conta do Merchant Center associada ao site da sua empresa.
Importante: para mais informações sobre o processo de integração de avaliações com o Google Merchant consultar o link de ajuda do Google https://support.google.com/merchants/answer/6059553?hl=pt-BR. Conforme apontado pelo Google é necessário fazer esse processo de upload do feed de avaliações de produtos uma vez por mês. Estamos trabalhando em melhorias para que, em breve, a integração seja feita de forma automatizada.