O Instagram já é uma das redes sociais mais importantes para o e-commerce. Neste tutorial, você encontra os passos para criar o catálogo de produtos, enviá-lo ao Facebook, ativar o Instagram Shopping em sua conta e marcar os produtos nas publicações.

Criar o catálogo de produtos

Para criar o catálogo, você precisará instalar o aplicativo Facebook Anúncios Dinâmicos em sua loja.

1. No painel, siga pelo caminho Soluções > Aplicativos > Facebook Anúncios Dinâmicos e clique em Instalar.

2. Você verá 2 opções. Para que todos os produtos da loja apareçam no catálogo, deixe marcada a opção Anunciar todos os produtos da loja. Já se você quer escolher os produtos que vão compor o catálogo individualmente, deixe marcada a opção Anunciar apenas os produtos da lista e selecione os produtos na lista.

Para este tutorial, vamos criar o catálogo com todos os produtos.

Observação: se os seus produtos tem variações e você quer que elas apareçam individualmente no catálogo, marque a opção Listar também as varições dos produtos e não apenas o produto principal.

3. Clique em Salvar Alterações para ativar o aplicativo.

4. Após salvar as alterações, você deve gerar a URL do Link do XML. Basta clicar para gerar a nova URL. Se ela já aparecer, basta copiar a URL.

Habilitar a guia Loja em sua fanpage

Para conseguir enviar seu catálogo para o Facebook, será necessário habilitar a funcionalidade de Loja em sua fanpage. 

1. Acesse sua fanpage e no menu superior clique em Configurações.

2. No menu lateral esquerdo, clique em Modelos e guias. Na seção Modelos, certifique-se de que o modelo aplicado é o Compras. Isso habilitará a guia Loja em sua fanpage.

3. Volte para a página inicial de sua fanpage, e no menu lateral esquerdo clique na guia Loja. Marque que concorda com os termos e políticas, e clique em Continuar para prosseguir.

4. Na próxima tela, marque a opção Finalizar a compra em outro site, pois queremos que o comprador vá para sua loja completar a compra. Clique em Continuar e escolha a moeda oficial de sua loja, Real brasileiro. Clique em Salvar.

Enviando o catálogo para o Facebook

Após habilitar a guia Loja em sua fanpage, a estrutura do seu catálogo já estará pronta, agora precisamos enviar os produtos

1. Acesse o Gerenciador de negócios do Facebook, e no menu principal clique em Catálogos, na seção Ativos.

2. Você verá uma lista, que provavelmente só terá um catálogo criado, com 0 produtos. Clique sobre ele.

3. Agora, precisamos enviar o link do XML para o Facebook. No menu lateral direito, clique em Fontes de dados de produtos.

5. Clique em Adicionar produtos. Depois, clique na opção Use Data Feeds, e em seguida em Next.

6. Agora, você deve configurar o catálogo da seguinte forma:

  • Como você deseja carregar o seu feed de dados? - marque a opção Definir uma programação;
  • Adicione uma URL de feed de dados - no campo disponível, cole a URL;
  • Adicione seus detalhes de login da URL de feed de dados (opcional) - deixe em branco;
  • Programe seus carregamentos automáticos - marque a opção A cada hora. O horário você pode deixar como está, só garanta que o GMT está em -3;
  • Insira o nome do feed de dados - coloque um nome de fácil identificação do seu feed;
  • Selecionar a moeda padrão - mude para BRL - Real Brasileiro.

Clique em Start Upload para iniciar a importação dos produtos.

Observação: os novos produtos que você adicionar ou aqueles que você atualizar em sua loja serão absorvidos pelo Facebook sempre que ele fizer uma nova importação automática. Por isso, é importante ter em mente que algumas informações podem demorar a serem atualizadas no Instagram e na guia Loja do Facebook.

7. Após a conclusão da importação, clique em Ver produtos, para visualizar os produtos importados para o Facebook.

Você verá os produtos que estão no catálogo. Para visualizá-los em sua fanpage, vá até ela e clique na guia Loja.

Marcando os produtos no Instagram

Para conseguir marcar os produtos, sua conta no Instagram precisa ser comercial. Para saber como tornar sua conta em comercial, acesse este tutorial produzido pelo Instagram.

1. No Instagram, acesse as configurações de sua conta e clique em Empresa.

2. Em seguida, clique em Cadastre-se para comprar e siga os passos para liberar a funcionalidade.

Observação: a liberação do Instagram Shopping em sua conta pode demorar algumas horas ou alguns dias. Essa liberação depende do Instagram.

3. Com a funcionalidade liberada, clique para adicionar uma nova foto, e faça as edições que considerar necessárias.

4. Na última etapa, selecione a opção Marcar produtos, e depois clique sobre a imagem para escolher onde a tag aparecerá.

Funciona de forma parecida com a que você marca pessoas em suas fotos.

5. Provavelmente, não aparecerá imediatamente seu catálogo. Clique em Conectar um catálogo para continuar.

6. Selecione na lista o catálogo que você acabou de criar e clique na seta para voltar.

7. Logo em seguida, você verá a lista de produtos em seu catálogo. Os produtos poderão aparecer como Em análise ou o exibir o preço. Mesmo que estejam Em análise você pode marcá-lo na foto.

8. Pronto, o produto estará com a tag do Instagram Shop e seus clientes poderão seguir para sua loja e completar o pedido!

Encontrou sua resposta?