O que é um tema?

Entenda as vantagens de investir em um tema para a sua loja e, algumas dicas para escolher o melhor tema para a sua loja.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Como funciona um tema?

Um tema é basicamente um layout pronto, oferecido de uma forma massiva, resultando em um custo consideravelmente muito mais baixo se compararmos com um layout personalizado, por exemplo.

Você adquire um tema com um valor único e sem mensalidades, que ficará disponível para instalação assim que o pagamento for aprovado.

A configuração do tema é realizada por você ou pode ser contratada como um adicional, onde o parceiro realizará as configurações do jeito que você gostaria para deixá-lo ainda mais a cara da sua marca. E as configurações internas da plataforma, como: produtos cadastrados, categorias, formas de pagamento e envio, domínio, por exemplo, não serão afetados.

Para orientação, todos os temas possuem um manual de configurações com o passo a passo para cada funcionalidade ser configurada e também é possível solicitar suporte ao desenvolvedor do tema. Veja como clicando aqui.


Por que comprar um tema para a minha loja?

  1. Melhor custo x benefício para o lojista iniciante: O tema é o melhor caminho para quem está iniciando no mercado de e-commerce.

  2. Ativação do tema com apenas 01 clique: Isso reduz drasticamente o prazo de implantação, se comparado com um projeto personalizado, por exemplo.

  3. Não exige conhecimento técnico avançado: Os temas vem com manual de fácil interação e interpretação, então você mesmo conseguirá configurá-lo, e de último caso o lojista pode solicitar suporte para tirar suas dúvidas.

  4. Possibilidade de estar sempre renovando o visual da loja: Como os temas tem um custo bem barato, é comum que lojistas adquiram sempre novos temas e troque em suas lojas virtuais para temas mais modernos e com mais funcionalidades.

  5. Melhora na conversão: Todos os layouts são desenvolvidos com base em performance do usuário para auxiliar na conversão.


Como posso escolher o meu tema?

  1. Escolha por segmento: Confira os temas do seu segmento, pois, há mais chances de encontrar um tema que esteja o mais próximo possível das características da sua loja virtual. Se atente principalmente para as cores do tema, pois, pode ser que haja a necessidade de você contratar posteriormente um desenvolvedor ou agência para realizar ajustes e modificações estruturais.


  2. Navegue na loja demonstração: Antes de finalizar sua compra, você terá acesso a uma loja demonstração com o tema aplicado e configurado. Recomendamos que navegue pela loja para conhecer a versão desktop e a versão mobile, aproveitando para conhecer os recursos personalizados do tema desejado.

  3. Tire suas dúvidas e conheça o desenvolvedor do seu tema: você pode entrar em contato com a agência parceira antes da compra e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e suporte que será prestado. Clique aqui e saiba como fazer perguntas.

Respondeu à sua pergunta?