Todas as coleções
Formas de Pagamento
MercadoPago
Quais são os motivos de cancelamento em minha loja pelo Mercado Pago?
Quais são os motivos de cancelamento em minha loja pelo Mercado Pago?

Neste artigo, mostraremos os motivos de cancelamento exibidos no conector do Mercado Pago.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Como funciona o cancelamento de um pedido pelo Mercado Pago?

Os intermediadores de pagamento possuem um sistema de antifraude, que verifica aprovando ou não um pedido de compra. O sistema de antifraude visa evitar que pessoas más intencionadas usem cartões clonados ou realizem compras com cartões de outras pessoas.

Sempre que um pedido é cancelado no Mercado Pago, um código é exibido no conector da ferramenta, mostrando o detalhe da transação e o motivo do cancelamento conforme ilustra a imagem a seguir:


Como acessar o conector do Mercado Pago?

01 - No painel da sua loja, acesse Vendas > Listar Pedidos.

02 - Na página seguinte, coloque o cursor do mouse ao lado da descrição do envio, e clique no ícone de visualização para acessar os detalhes do pedido.

03 - Na aba do pagamento, clique no número de ID da transação

04 - Na tela seguinte, você visualizará o motivo do cancelamento.


Quais os motivos de cancelamento dos pedidos no Mercado Pago?

cc_rejected_bad_filled_card_number: o número do cartão é inválido.

cc_rejected_bad_filled_date: o cliente tem que verificar a data de validade do cartão informado.

cc_rejected_bad_filled_other: revise todos os dados.

cc_rejected_bad_filled_security_code: código de segurança do cartão de crédito é inválido.

cc_rejected_blacklist: não foi possível processar o pagamento.

cc_rejected_call_for_authorize: o cliente precisa autorizar Mercado Pago com forma de pagamento.

cc_rejected_card_disabled: cartão não ativo.

cc_rejected_card_error: não foi possível processar o pagamento.

cc_rejected_duplicated_payment: o cliente já fez um pagamento desse valor.
Se ele necessitar precisa pagar novamente, terá que usar outro cartão ou outro meio de pagamento.

cc_rejected_high_risk: O pagamento foi recusado. Recomendamos que o seu cliente pague com outros meios de pagamento oferecidos, preferencialmente à vista.

cc_rejected_insufficient_amount: o cartão de seu cliente não tem limite suficiente

cc_rejected_invalid_installments: o cartão de seu cliente não processa pagamentos com parcelas.

cc_rejected_max_attempts: o cliente atingiu o limite de tentativas permitidas.
Use outro cartão ou outro meio de pagamento.

cc_rejected_other_reason: não foi possível processar o pagamento.

pending_review_manual: este é um aviso que está sendo processando o pagamento. Geralmente em menos de 2 dias úteis você será avisado por e-mail se o pagamento foi aprovado ou se foi recusado por falta de mais informações.

pending_contingency: este é um aviso que está sendo processando o pagamento. Geralmente em menos de 1 hora enviaremos o resultado por e-mail se o pagamento foi aprovado ou se foi recusado por falta de mais informações.

unauthorized_use_of_live_credentials: isso significa que as credenciais da conta do Mercado Pago não estão ativadas. O cliente deve ir para a página de credenciais e ativá-las.

invalid installments: está sendo feita uma tentativa de processar o pagamento com uma taxa que não está ativada. Você deve acessar a configuração do método de pagamento e definir as taxas como "Automático".

invalid_users: você está tentando pagar com o mesmo usuário que está cobrando. Repetir o pagamento com um e-mail de pagador diferente.

Cannot infer Payment Method: o cliente está tentando pagar com um cartão que não seja o tipo de cartão selecionado (por exemplo, um número de cartão de crédito foi inserido na opção de cartão de débito).

Invalid_token / Invalid_Client: Esse erro é bastante comum e é apresentado nas seguintes situações:

  • expiração da validade do token, por falta de movimentação da loja,

  • remoção da autorização da integração entre a loja e o Mercado Pago diretamente pelo painel deles,

  • alteração de senha da conta do Mercado Pago.

Normalmente, ao acessar o pedido cancelado, o ID da transação estará "indisponível", então você clique sobre ele:

Será apresentado no log do pedido (Histórico da transação) o seguinte erro:

"Error on trying refresh token: {"message":"invalid client_id or client_secret","error":"invalid_client","status":400,"cause":[]}"

Nesse caso, é só você desativar e reativar o Mercado Pago. Se mesmo assim não funcionar, eu te recomendo efetuar a desinstalação completa via janela anônima.

É importante saber: cada significado aqui mostrado, são retornos referentes às análises que o próprio Mercado Pago realiza. Caso precise de mais detalhes sobre cada um desses retornos, basta clicar aqui para acessar a central de ajuda que eles disponibilizam diretamente dentro da sua conta.


Como acionar o suporte do Mercado Pago?

Para falar com o Mercado Pago, o primeiro passo é acessar esta página. É a central de ajuda deles, com as principais respostas para as dúvidas mais comuns.

Acessando sua conta do Mercado Pago, no meu da esquerda, você também encontra uma página de Ajuda, com o link para o "Fale Conosco", que iniciará um chat com a equipe de atendimento.

Respondeu à sua pergunta?