Neste tutorial, mostraremos todas as etapas para configurar o Mercado Pago na sua loja, além do parcelamento dentro da ferramenta.

Passo 01 - No painel da sua loja, acesse Configurações>Formas de pagamento.

Passo 02 - Na tela seguinte, selecione Mercado Pago para acessar as configurações do intermediador de pagamento.

💡É importante saber: caso você ainda não tenha uma conta no Mercado Pago, clique em cadastre-se, no canto superior direito da tela, e preencha as informações para concluir seu cadastro no intermediador de pagamento.

Passo 03 - Clique em Sincronizar conta do Mercado Pago para ativar a forma de pagamento.

Passo 05 - Ao instalar o aplicativo, você será direcionado para a tela do Mercado Pago para inserir os dados da sua conta. Insira seus dados e clique em Continuar.

Passo 06 - Volte para o painel da sua loja e você visualizará que o aplicativo do Mercado Pago foi sincronizado com sucesso.

Passo 07 - Na aba seguinte, agora você pode ativar os dois checkouts disponíveis ao mesmo tempo: Checkout Transparente e Checkout PRO.

  • Transparente: todo processo de compra é realizado e concluído dentro da sua loja, não havendo redirecionamento para nenhuma outra tela.

  • Checkout PRO: seu cliente será direcionado para o site do Mercado Pago para concluir o pagamento da compra. Conte com formas de pagamento adicionais como: PIX, boleto parcelado, débito virtual da caixa, carteira digital do Mercado Pago.

Passo 08 - Insira o nome na fatura do comprador (pode ser o nome da sua loja ou nome que identifique sua marca) e, caso queira, um valor mínimo para ativar o Mercado Pago no momento da compra.

💡É importante saber: caso sua loja esteja no plano grátis, recomendamos não inserir um valor mínimo, dessa forma, você garante que, independente do valor da compra, o Mercado Pago seja ativado e você receba por aquela venda.

Passo 09 - Na aba de baixo, selecione se deseja ou não oferecer boleto bancário, se irá colocar um valor mínimo para ativar essa opção e se concederá algum desconto para essa forma de pagamento.

Configurando o parcelamento

💡É importante saber: as configurações de parcelamento realizadas no painel da Loja Integrada servem apenas para definir a exibição das parcelas na listagem e na página do produto. O comportamento do parcelamento nas vendas de sua loja devem ser realizadas diretamente no painel do Mercado Pago, por isso, siga os passos abaixo:

Passo 01 - Selecione a opção Utilizar o serviço de parcelamento externo do MercadoPago?

Passo 02 - Acesse sua conta do Mercado Pago, clique em Seu negócio e então, Configurações.

Passo 03 - Clique em Ir para Custos, em seguida procure pela opção de Parcelamento sem juros e selecione a quantidade de parcelas que deseja oferecer. Feito isso, clique em Ativar.

Passo 11 - Após realizar essas configurações em sua conta, volte para o painel da sua loja e preencha com as informações que você inseriu no painel do Mercado Pago e clique em Salvar alterações.

💡É importante saber: se no momento da instalação do Mercado Pago você já estiver logado com uma conta, é essa conta que ficará registrada para o recebimento dos pagamentos. Caso deseje usar uma conta diferente, é preciso que você faça o logout e insira a conta que deseja utilizar, garantindo que os pagamentos sejam direcionados para as contas corretas.

💡É importante saber: se você trocar sua senha ou e-mail de usuário do Mercado Pago, isso vai fazer com que a integração deixe de funcionar. Para resolver, você precisará acessar sua loja por uma janela anônima, desativar e desinstalar o Mercado Pago. Depois de uns 15 minutos, é só você fazer a instalação novamente.

💡É importante saber: caso você tenha qualquer dúvida ou precise de suporte com relação à utilização do Mercado Pago, basta clicar aqui para acessar a central de ajuda que eles disponibilizam diretamente dentro da sua conta.

Pronto! Agora o Mercado Pago já está configurado e pronto para receber suas vendas!

👀 Veja também: Como configurar o PIX no Mercado Pago?

Encontrou sua resposta?