Os intermediadores de pagamento possuem um sistema de anti fraude, que verifica aprovando ou não um pedido de compra. O sistema de anti fraude visa evitar que pessoas más intencionadas usem cartões clonados ou realizem compras com cartões de outras pessoas.

Quem nega o pedido de compra?

A compra pode ser negada pelo próprio intermediador de pagamento (Mercado Pago, Pagseguro, Paypal..) ou pela Instituição Bancária, e os motivos podem ser: dados inválidos de cartão, falta de limite ou ao antifraude.

Alguns motivos que levam um pedido a ser negado por suspeita de fraude:

  • Endereço de cobrança - O endereço de cobrança deve corresponder ao endereço da fatura do cartão. Quando o mesmo é diferente, o nível de suspeita de fraude aumenta pois o sistema de fraude pode entender que é outra pessoa que está realizando a compra.

  • Dados diferentes do titular do cartão - Nome, CPF, Endereço de destino é diferente do titular do cartão, isso pode acarretar na prevenção de fraude.

  • Tipo de produto vendido - Alguns produtos estão mais sujeitos à tentativa de fraude, enquanto outros não. Desta forma, produtos como eletrônicos, auto peças, créditos de celular, estão mais sujeitos a um antifraude rigoroso do que uma loja de livros universitários.

  • Compra inconsistente com o perfil do comprador - Empresas de cartões estão sempre analisando o perfil de compra de seus clientes. E este é um dos fatores de risco de uma transação. Isto é, quando um cliente tenta comprar algo que não condiz com seu perfil de compra.

  • Valor da compra - Valor não condiz com o perfil de despesas do comprador de forma geral ou naquela categoria.

O que fazer?

Para entender melhor cada motivo de cancelamento, dê uma olhada nos artigos abaixo:

💡 Importante saber: Há alguns motivos incomuns que levam o lojista a ter pedidos cancelados sem retorno:

  • Expiração da validade do token, por falta de movimentação da loja,

  • Remoção da autorização da integração, diretamente pelo painel do intermediador de pagamento,

  • Alteração de senha da conta.

Nesses casos, é necessário desinstalar e instalar novamente o módulo de envio para sincronizar com a sua conta novamente.

Encontrou sua resposta?