O que é a ferramenta de Avaliação de Produtos?
A ferramenta de Avaliação de Produtos é uma funcionalidade nativa da Loja Integrada que consiste em oferecer aos seus clientes a possibilidade de avaliar os produtos adquiridos e, em seguida, exibir essas avaliações na sua loja para que outros consumidores possam vê-las quando estiverem navegando em seu site! É uma forma eficiente de gerar prova social da qualidade de seus produtos e aumentar sua conversão!
Importante saber:
A ferramenta de avaliação de produtos está disponível para lojas dos planos Crescimento, Aceleração, Expansão e Elite, porém, algumas funcionalidades são limitadas aos planos Expansão e Elite (ver detalhes abaixo);
Os antigos planos PRO não possuem acesso à funcionalidade.
Não há limite máximo de avaliações de produto;
Neste artigo você tem acesso às principais dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta de avaliação de produtos;
Como ativar e configurar a Ferramenta de Avaliação de Produtos?
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Avaliações
02 - Na página de Avaliações selecione o botão de "Configurações" no canto superior direito da tela
03 - Na aba 'Configurações Gerais' da página de configurações, através do botão da seção ‘Avaliações de produtos’, ative a funcionalidade concordando com os Termos de uso da Ferramenta. Ao concordar com os Termos de Uso, você concorda com a política de moderação de conteúdo proibidos da ferramenta.
Importante: O novo mecanismo de busca é necessário para o correto funcionamento da ferramenta de avaliação de produtos, portanto, é preciso ativá-lo para habilitar a ativação da ferramenta de avaliação de produtos. Caso o mesmo esteja inativo, será exibido aviso com direcionamento para a página de configurações desta funcionalidade.
04 - Na seção "Quando enviar o e-mail" explicitamos o funcionamento da regra que dispara o e-mail para seus clientes solicitando a avaliação. A Ferramenta faz o envio do e-mail 7 dias após o cliente ter recebido o produto*.
✨ Dica: Para os planos Crescimento, Aceleração, Expansão e Elite é possível editar o conteúdo do e-mail enviado aos clientes selecionando a opção ‘Editar e-mail’.
Importante saber:
A regra considera para realizar o disparo da solicitação de avaliação o período correspondente à data que o status do pedido foi para enviado + prazo de entrega + 7 dias corridos;
Ainda não é possível alterar a regra de disparo, a mesma é um padrão da ferramenta.
05 - Na seção "Mensagem de agradecimento" é possível configurar a mensagem que aparece para o cliente após submeter uma avaliação.
✨ Dica: você pode adicionar um cupom de desconto de uso único na mensagem de agradecimento, incentivando o usuário a realizar uma nova compra e continuar contribuindo com futuras avaliações.
06 - Após ativar a ferramenta e configurá-la basta clicar em "Salvar alterações" no final da página e pronto. A partir desse momento você passará a colher e exibir avaliações de seus clientes em sua loja!
Importante: neste artigo você tem acesso às principais dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta de avaliação de produtos
Como faço para desativar a ferramenta de avaliação de produtos?
Ao desativar a ferramenta de avaliação de produtos todas as avaliações já submetidas deixarão de aparecer na loja e não serão mais colhidas novas avaliações. Os e-mails de solicitação deixarão de ser enviados nos pedidos subsequentes e não será mais exibido botão na área logada do cliente de ‘Meus pedidos’ para realizar avaliações.
Para desativar a ferramenta siga o fluxo abaixo:
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Avaliações. Na página de Avaliações selecione o botão de ‘Configurações’ no canto superior direito da tela.
02 - Na aba 'Configurações Gerais' da página de configurações, através do botão da seção ‘Avaliações de produtos’, desative a funcionalidade mudando seu status para 'Inativo'.
Pronto! A ferramenta foi desativada, mas fique tranquilo(a) o histórico de avaliações será mantido caso deseje reativar a ferramenta em momento posterior.