Para enviar o código de rastreio aos seus clientes, o processo é simples. Assista o vídeo ou siga os passos a seguir:
Como enviar o código de rastreio para o meu cliente?
Importante saber:
Caso você utilize a solução de frete Enviali, ao efetuar a compra da etiqueta, o sistema informa o rastreio para a plataforma da Loja Integrada e posteriormente a plataforma notifica o comprador via e-mail, não sendo necessário realizar o envio de forma manual.
Agora, se você precisa adicionar o código de rastreio manualmente, confira o passo a passo abaixo:
01 - No painel da sua loja, siga pelo caminho Vendas > Listar Pedidos, e clique no pedido que você quer informar o código de rastreio.
02 - Em seguida, informe no campo disponível na seção Rastreamento o código de rastreio informado pela empresa de logística, e clique em Enviar:
⚠️Importante: após adicionar o código e clicar em Enviar, a situação do pedido será alterada automaticamente para Enviado, não sendo necessário você realizar essa ação de forma manual.
03 - Feito isso, será disparado um e-mail padronizado para o seu cliente acompanhar o envio do pedido:
Informações importantes sobre o acompanhamento de rastreios dos Correios pelo painel da Loja Integrada
Mudanças no sistema de rastreamento dos Correios
A partir de março de 2025, os Correios implementaram alterações em sua API de rastreamento. Devido a estas mudanças, apenas o detentor do contrato com os Correios utilizado para o envio consegue acompanhar os rastreios diretamente em sistemas integrados.
Como isso afeta o acompanhamento de rastreio no painel da Loja Integrada
Dependendo de como você realiza seus envios, o acompanhamento do rastreio no painel da Loja Integrada pode variar:
Correios via Enviali
Os envios realizados utilizando o Enviali são feitos através do contrato da Loja Integrada com os Correios. Neste caso, é possível acompanhar os rastreios normalmente no painel. Esta é a opção mais completa para acompanhamento de rastreios dentro da plataforma.
Correios via contrato próprio
Quando o lojista informa os dados do seu contrato com os Correios no painel da Loja Integrada, é possível acompanhar os rastreios normalmente no painel. Certifique-se apenas de que seus dados de contrato estejam sempre atualizados na plataforma.
Correios via hubs de transportadores (Melhor Envio, Frenet, etc.)
Neste caso, como o contrato é informado diretamente no painel dessas ferramentas e a Loja Integrada não tem acesso a essa informação, não é possível apresentar o rastreio no painel da Loja Integrada. É necessário acompanhar o rastreio diretamente pelo hub de transportadores utilizado ou pelo site oficial dos Correios.
Correios balcão (integração padrão sem contrato)
Para envios realizados sem utilização de contrato (postagem em agências dos Correios), não é possível acompanhar o rastreio pelo painel da Loja Integrada. Nestes casos, utilize o site oficial dos Correios para o acompanhamento.
Alternativas para acompanhamento de rastreio
Em todos os casos, independentemente de ser visível ou não no painel da Loja Integrada, você e seu cliente podem acompanhar o rastreio das seguintes formas:
Site oficial dos Correios: https://www.correios.com.br/rastreamento
Aplicativo dos Correios: Disponível para Android e iOS
Portal ou aplicativo do hub de transportadores: Caso utilize Melhor Envio, Frenet ou outros serviços similares
⚠️Importante: O email com o código de rastreio continuará sendo enviado automaticamente para o cliente após a inserção do código no painel, independentemente do cenário de rastreamento.