Como realizar a importação dos produtos via planilha?
Neste tutorial, mostraremos o passo a passo para importação dos seus produtos.
Como importar os produtos da minha loja?
01 - No painel da sua loja, acesse Produtos > Importar/Exportar.
02 - Clique em Baixar planilha de exemplo para baixar nossa planilha com todos os campos que precisarão ser preenchidos para que a importação ocorra da maneira correta.
03 - Após o preenchimento da planilha, basta clicar em Escolher arquivo e depois em Importar produtos e seus produtos serão importados para sua Loja Integrada.
Para preenchimento correto da planilha, confira os artigos abaixo:
Pronto! Seus produtos podem levar alguns minutos para aparecer em sua loja. Fique atento, pois, caso tenha algum erro na planilha, você receberá as informações em seu e-mail.
Quais são os erros mais comuns na importação de produtos?
Geralmente, a importação da planilha de produtos dá erro pelos seguintes motivos:
Fórmulas e formatações
Para facilitar a sua edição da planilha, nós convertemos o arquivo que permite a atualização massiva para aquele que é melhor lido e editado no Excel (*.xlsx). Porém, quando a plataforma recebe esse arquivo, ela o converte para um outro formato.
Por esse motivo, se a planilha for atualizada via fórmulas ou receber formatações e alterações nas colunas, na tentativa da conversão a plataforma não consegue ler as informações.
Por isso, caso você use fórmulas para algum cálculo (para aplicar o preço promocional, por exemplo), te recomendamos usar uma planilha para obter os valores e depois transferir essas informações, em formato de "texto simples" para a planilha que você enviará para a plataforma.
Emojis nos Dados da Loja
Um dos guias que a plataforma usa para "casar" a planilha com sua loja é nome dela. Quando você adiciona emojis nos campos Nome da sua loja e Nome da loja no <title>, que ficam em Dados da loja, a plataforma não consegue fazer essa transferência de informações, e por isso é preciso primeiro excluir esses caracteres especiais e depois tentar novamente. Abaixo, um exemplo:
É só apagar, salvar as alterações e tentar de novo!
Espaços em branco antes ou depois das categorias e variações
Às vezes, quando estamos criando as categorias ou preenchendo a planilha, acabamos clicando na barra de espaço antes ou depois de escrever alguma informação, e isso faz com que a plataforma não entenda a sua planilha.
Isso é algo que precisa ser corrigido não só na planilha, mas também nas categorias e variações que você criou no painel.
Para corrigir as categorias, você precisará conferir uma a uma, para apagar esses espaços em branco. O mesmo deve ser feito com as grades de variações.
Já para conferir a planilha, pelo Excel é um pouco mais complicado, então te recomendo usar as planilhas do Google para remover os espaços em branco. É bem simples:
Selecione todas as células da planilha;
Na aba Dados, clique em Cortar espaços em branco
Pontos no NCM
No padrão de nossa plataforma, o NCM não aceita pontos separando os números (0606.10.10, por exemplo).
Para funcionar, é necessário excluir todos os pontos antes de subir a planilha.
Trocar os produtos de categoria
No momento, não é possível editar as categorias dos produtos pela planilha. Isso é algo que só é possível fazer via painel, produto a produto.
Por isso, caso você tenha tentado fazer essa mudança, a plataforma não vai concluir essas alterações.
Ausência de informações obrigatórias
Para que a plataforma consiga absorver as informações, é importante que todos os campos obrigatórios estejam preenchidos. O nome do produto e o SKU, por exemplo, são alguns dos campos que os lojistas costumam esquecer. Para ver todos os campos, te recomendo dar uma olhada nos tutoriais que temos disponíveis:
Atributos obrigatórios que requerem mais atenção: tipo, sku, ativo, usado, destaque, estoque-gerenciado, preco-sob-consulta