Todas as coleções
Produtos
Importação e Exportação de produtos
Como cadastrar produtos com variações de forma massiva?
Como cadastrar produtos com variações de forma massiva?

Cadastrando produtos com variações de cor, tamanho etc usando uma planilha em Excel

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Como cadastrar produtos com variações de forma massiva?

Para garantir o correto funcionamento da carga em massa via planilha, é importante que você use de preferência ao Excel ou ao Google Sheets para editar/criar a planilha. Outros serviços semelhantes, como o LibreOffice, apresentam parâmetros diferentes que podem prejudicar as informações da planilha, ocasionando em informações inconsistentes ao serem carregadas para a loja. Por isso, é importante usar somente o Excel do Microsoft Office ou o Sheets do Google.

Este artigo está dividido em 4 etapas:

  • Gerando a planilha base

  • Preenchendo a planilha - Produtos com variação

  • Detalhes importantes

  • Importando a planilha


Como gerar a planilha de base para cadastro de produtos?

01 - No painel de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Importar/Exportar.

02 - Na seção Exportar dados, clique na opção Clique aqui para solicitar exportação de produtos e aguarde o envio das informações para seu e-mail. É esta a planilha base que usaremos para atualizar e adicionar novos produtos

📌 É importante saber - Se sua loja ainda não tiver produtos cadastrados, a planilha virá em branco, somente com os cabeçalhos das colunas que devem ser preenchidas. Agora, se a loja já tiver produtos, as informações cadastradas na plataforma aparecerão no arquivo. É recomendável que você cadastre ao menos 1 produto manualmente, pois assim conseguirá visualizar como os demais produtos devem ser cadastrados.

Passo 03 - Você receberá um e-mail como esse abaixo. Clique no Clique aqui para fazer o download do arquivo.


Como preencher planilha de produtos com variação?

Abaixo, você encontra uma lista com as informações que devem ser preenchidas nas células da planilha:

Detalhes importantes

Para o preenchimento correto da planilha, você deve considerar alguns detalhes:

  • Caso seu objetivo seja alterar o preço promocional dos produtos, é essencial preencher o campo de preço com o valor "0", caso contrário, as substituições não serão realizadas.

  • Planilha - Para que a importação aconteça corretamente, a estrutura da planilha não pode ser alterada, assim como sua formatação. Isso significa que você não deve incluir, excluir ou modicar a ordem das colunas ou adicionar qualquer tipo de formatação a elas. A planilha também precisa estar obrigatoriamente no forma .XLSX (Excel).

  • Planilha - Número total de caracteres que uma célula pode conter: 32.767 caracteres

  • Categorias - Não é possível criar e alterar categorias de forma massiva. É necessário que as categorias já estejam criadas no painel, dessa forma, você irá inserir exatamente o nome criado.
    O nome da categoria deve ser único, pois caso você tenha mais de uma categoria com o mesmo nome, a importação irá apresentar erro.

  • Campos obrigatórios - os campos usado, destaque, estoque-gerenciado, preco-sob-consulta são uma obrigatoriedade para importação de produtos via planilha.

  • Campos obrigatórios Produto Pai - Os campos tipo, sku, ativo e nome são obrigatórios no produto pai. Sem preencher estes campos, as informações não serão importadas.

  • Campos obrigatórios Variações - Os campos tipo, sku-pai, sku e ativo são obrigatórios nas variações. Sem preencher estes campos, as informações não serão importadas.

  • NCM - não pode conter pontos, apenas números.

  • Nome - Não preencha a coluna "nome" nas variações. O nome adotado será sempre a do produto pai.

  • Preços, pesos e dimensões e estoque - Não preencha estes campos nos produtos pai. Essas informações devem ser preenchidas somente nas variações.

  • SKU-PAI e SKU - Cada produto pai e cada variação deve ter um SKU diferente. O recomendável é que o SKU da variação seja igual ao SKU do produto pai acrescido de detalhes sobre a variação. No exemplo abaixo, temos um Sapato de Couro com 2 variações de cor e 5 variações de tamanho, então o SKU da variação será o SKU do produto pai-cor-número.

  • Colunas "grade" - Ao menos uma das colunas deve estar preenchida para caracterizar um produto com variação. A planilha será gerada considerando as grades pré-cadastradas na plataforma e também aquelas que você criar antes de exportar a planilha-base. Para saber como criar grades de variações, consulte o tutorial Como criar uma grade de variação?.

  • Cores - Para que a plataforma reconheça as cores dos seus produtos, é necessário escrever com a grafia correta o nome da cor da variação. No exemplo acima, "Cherrywood" é um tom de marrom. Você consegue descobrir o nome de qualquer cor cor usando a ferramenta Cores permitidas.

    ⚠️ Você deve inserir na planilha dessa forma: Cor1/Cor2

  • Imagens - As imagens devem estar em um canal de acesso público. Armazene-as em um servidor de imagens como o Imgur, copie os links e insira nas colunas de imagem. Usando a planilha, não é possível fazer o upload das imagens a partir do seu computador nesse modo, será preciso subir uma a uma depois do produto cadastrado.

  • Quantidade de variações por produto - Cada produto pode ter no máximo 50 variações.

  • Quantidade de linhas da planilha de importação - Você pode importar até 9997 linhas com informações na planilha por vez. Entretanto, recomendamos que faça importações com menores quantidades, pois isso garantirá maior agilidade no processo.


Como importar a planilha de produtos?

01 - No painel de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Importar/Exportar.

02 - Na seção Importar produtos, clique em Escolher arquivo e selecione a planilha salva em seu computador.

03 - Clique em Importar produtos para iniciar a importação.

📌 Quanto maior a quantidade de linhas na planilha, mais tempo levará para que os produtos sejam importados. Em todo caso, a plataforma te enviará um e-mail sinalizando a conclusão do processo.

Pronto, agora você já sabe como cadastrar produtos com variações via planilha de carga em massa! Caso você queira importar produtos sem variação, o processo é um pouco diferente. No artigo abaixo explicamos o passo a passo:

Respondeu à sua pergunta?