Como importar os produtos para Loja Integrada?
Para trazer os seus produtos para a Loja Integrada há dois caminhos a ser seguido, e abaixo ensinamos como você deve realizar no caso de você possuir um ERP integrado com a sua loja, ou se você não possuir um ERP.
🔲 Tenho ERP
Se você já tem um ERP, fica bem mais fácil de trazer algumas informações, e aqui neste artigo listamos o passo a passo do ERP mais utilizado no mercado:
🔲 Não tenho ERP
Caso você não tenha um ERP, a migração dos produtos pode ser feita via planilha de produtos com o formato XLSX.
Antes de começar a importar seus produtos através da planilha, recomendamos que você faça o cadastro de todas as categorias. Desta forma, ao preencher a planilha, já será possível associar cada produto à categoria correspondente. Isso facilita o processo e garante uma organização eficiente do seu catálogo de produtos.
Passo 01 - Recomendamos que você cadastre pelo menos 1 produto manualmente em sua loja, pois desta maneira você conseguirá baixar e exportar a planilha de produtos com um modelo a ser seguido. Confira os artigos abaixo para realizar o cadastro correto dos seus produtos:
Importante saber: ao criar um produto você irá selecionar se ele é simples ou com variação, e depois do produto salvo não é possível reverter essa informação, sendo necessário realizar o cadastro novamente. Então, é importante ter atenção na definição do tipo do seu produto!
Passo 02 - Com ao menos 1 produto cadastrado por completo, você irá exportar a planilha de produtos, indo em: Produtos > Importar/Exportar > E em seguida clique para solicitar exportação de produtos.
Passo 03 - Você receberá em seu e-mail a planilha de produtos preenchida com esse produto cadastrado, e então você terá como exemplo para seguir com preenchimento dos demais produtos.
Atenção! Cada plataforma utiliza um formato de planilha específico, o que significa que é crucial adaptar os campos conforme o nosso modelo e formatação. Nem todos os campos podem ser simplesmente copiados e colados com as informações. Portanto, certifique-se de ajustar os dados de acordo com o formato recomendado para garantir uma transição suave e eficiente.
Para te ajudar no preenchimento correto, clique aqui para conferir os artigos de importação e exportação de produtos.
Como importar os clientes para Loja Integrada?
Atualmente, não temos uma funcionalidade que permita importar automaticamente os clientes. Desta forma quando os clientes acessarem novamente a sua loja, deverão realizar o cadastro novamente. Para facilitar esse processo, sugerimos considerar a realização de uma campanha de recadastramento, que costuma trazer bons resultados.
A campanha de recadastramento, basicamente consiste em enviar um e-mail para toda a sua base de clientes sugerindo um novo cadastro na loja, agora na nova plataforma. Destaque a importância desse procedimento e ofereça um cupom de desconto atrativo como forma de recompensa pela colaboração.
Dica extra: caso não queira realizar essa ação sozinho, recomendamos buscar ajuda de um parceiro, que realiza esse processo via API. O serviço se chama Importação de Clientes: Loja Integrada. Acesse a página para mais informações e para poder mandar sua pergunta diretamente ao parceiro e tirar todas as dúvidas que tiver.