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Minha loja está fora do ar. O que pode ser?

Esse artigo informa sobre motivos que podem levar a loja ficar fora do ar.

Atualizado há mais de 2 semanas

Quando a sua loja está fora do ar, é fundamental realizar algumas verificações para identificar a causa exata. Nem sempre o problema é na Loja Integrada, às vezes, ele está relacionado a configurações não concluídas ou a fatores externos, como o domínio.

Além disso, se a loja foi cancelada e posteriormente reativada, é possível que o domínio ainda esteja redirecionando para o site Busca Integrada. Esse comportamento ocorre porque, durante o cancelamento, o domínio é automaticamente desvinculado da plataforma. Nesse caso, será necessário refazer o vínculo do domínio com a Loja Integrada para que ele volte a apontar corretamente para a sua loja.

Antes de tudo, é necessário validar se a loja está completamente fora do ar ou somente com o modo "Loja em Manutenção" ativado.

Quando a loja está fora do ar, o navegador apresenta um erro e nenhuma informação da loja fica visível. Já quando a loja está com o modo "Loja em Manutenção" ativado, ao visitar o site é possível visualizar o logo da loja, dados de contato e a informação de que a loja está em manutenção.

Esses são os principais motivos que levam as lojas a ficarem inacessíveis:

Vamos detalhá-los, para que você possa diagnosticar a situação!


Modo "Loja em Manutenção" ativado

Um dos motivos mais comuns para a inacessibilidade do site é a configuração de "Loja em Manutenção" estar ativa. Para verificar se essa configuração está ativa, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o menu lateral na sua plataforma.

  2. Clique em Configurações.

  3. Selecione a opção Gerais.

  4. Verifique se o botão Loja em Manutenção está ativado.

Se a loja estiver em modo de manutenção, desative essa configuração para tornar o site acessível novamente.


Loja em manutenção ativado por atingimento do limite de visitas

Se sua loja entrou no modo "Loja em manutenção" automaticamente, isso pode ser porque o limite de visitas do seu plano foi atingido. Alguns planos têm um número máximo de visitas por ciclo, e quando esse limite chega a 100%, a loja é automaticamente colocada em manutenção.

Para verificar se esse é o seu caso:

  1. Acesse o painel inicial da sua loja.

  2. Na seção "Seu uso esse mês", você verá o número de visitas utilizadas e o limite disponível.

Se o limite foi atingido, sua loja permanecerá no modo manutenção até:

  • A renovação do ciclo, quando o limite será restaurado automaticamente.

  • Ou, se preferir, você pode fazer um upgrade de plano para liberar o funcionamento da loja antes do prazo.

⚠️Importante: Após o pagamento do upgrade, o modo "Loja em manutenção" poderá ser desabilitado, e sua loja voltará ao normal!


Domínio não apontado ou apontado incorretamente

Quando o site apresenta "Não é possível acessar esse site" ao tentar acessar, isso por correr por alguns motivos, sendo importante validar cada um deles para resolver.

Um dos motivos comuns para essa mensagem é um problema com o apontamento do domínio. Para o domínio funcionar corretamente, é necessário configurar as entradas A e CNAME na sua hospedagem contratada.

Certifique-se de que:

01 - Entrada A: A entrada tipo A sempre será: 54.232.92.235

02 - Entrada CNAME: A entrada CNAME sempre será: www.domíniodasualoja.com.br.cdn.vtex.com

🚨 Atenção: Em "domíniodasualoja" altere pelo seu domínio próprio.

Se o apontamento não estiver configurado corretamente, o site não será acessível e no painel, o domínio ficará sinalizado em vermelho, como a imagem abaixo.

Verifique essas configurações diretamente na plataforma de hospedagem que você utiliza.

🚨 ATENÇÃO: caso a entrada tipo A ou CNAME estejam incorretas na sua hospedagem, será apresentado um aviso de erro na página de Domínio próprio, como o exemplo abaixo:

Para mais informações sobre os domínios e acesso aos materiais de ajuda para cada hospedagem, acesse o nosso material de ajuda, clicando aqui.

💡 Importante saber: A Loja Integrada não realiza a hospedagem dos domínios. Somente permite o apontamento para a plataforma.


Domínio vencido, expirado ou congelado

Outra causa comum para o domínio sair do ar é o vencimento do registro do domínio.

Quando você compra o domínio, você adquire a licença de uso daquele endereço por um tempo determinado, que geralmente é de 1 ano.

Após esse prazo, a licença precisa ser renovada. Essa renovação deve ser feita diretamente com a empresa onde você comprou seu domínio.

Preferencialmente, acesse o painel da empresa onde você comprou o domínio e verifique se já está no momento da renovação.

Você também pode verificar se o domínio está vencido, expirado ou congelado usando sites do tipo Who.is do Registro.BR e faça uma busca pelo seu registro, clicando aqui.

Nessa verificação, se o status do domínio aparecer como Vencido, Expirado ou Congelado, será necessário entrar em contato diretamente com a sua hospedagem para regularizar o pagamento e renovar o registro do domínio.

A volta do domínio ao ar dependerá do processamento do pagamento e da liberação dos apontamentos. A hospedagem pode acabar deletando os apontamentos e ser necessário refazê-los.


Site preenchido sem www

Na barra de pesquisa do navegador, quando o domínio é preenchido com https://dominio.com.br, ou seja, sem o "www" antes do domínio, ele não é carregado, ao quebrar a geração do SSL do domínio da loja.

Para o site abrir perfeitamente e com o SSL ativo, é necessário que o domínio seja acessado nos padrões abaixo:


Domínio redirecionando para o Busca Integrada

Se a sua loja foi cancelada e, depois de algum tempo, você decidiu reativá-la, é possível que o domínio esteja redirecionando automaticamente para o site Busca Integrada. Isso acontece porque, no momento do cancelamento, o domínio foi desvinculado da Loja Integrada. Esse comportamento é padrão da plataforma e visa evitar que o domínio fique sem destino.

Esse redirecionamento ocorre quando o domínio ainda está ativo, mas não está mais apontando para uma loja válida. Ao não estar vinculado a nenhuma loja, o sistema direciona os acessos automaticamente para o Busca Integrada, garantindo que os visitantes não se deparem com uma página de erro.

Para que o domínio volte a exibir corretamente a sua loja, será necessário refazer a configuração de vínculo entre o domínio e a plataforma Loja Integrada. Para isso:

01 - Acesse o painel da Loja Integrada.

02 - Vá em Configurações > Domínios.

03 - Adicione ou edite o domínio desejado.

04 - Siga as instruções de apontamento DNS exibidas na tela.

05 - Aguarde a propagação dos apontamentos, que pode levar até 48 horas.

Enquanto essa configuração não for finalizada, o domínio continuará redirecionando para o Busca Integrada. Se você ainda possui o domínio, não é necessário adquirir um novo — apenas refaça o apontamento corretamente para retomar a operação da sua loja.


Problemas na plataforma

Na Loja Integrada, se houver algum problema sistêmico que impossibilite o acesso à sua loja ou ao painel administrativo, uma Status Page será aberta para manter a todos informados sobre o ocorrido. Se não houver nenhuma atualização na Status Page, é provável que o problema esteja relacionado a uma configuração específica da sua loja.

Verifique a página de status para obter informações atualizadas e, se não encontrar nenhum incidente reportado, considere revisar as configurações da sua loja para identificar possíveis problemas pontuais.

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