O Instagram já é uma das redes sociais mais importantes para o e-commerce. Neste tutorial, você encontra os passos para criar o catálogo de produtos, enviá-lo ao Facebook, ativar a Sacolinha no Instagram Shopping em sua conta e marcar os produtos nas publicações.

💡É importante saber: caso você esteja utilizando a nova versão do Facebook, com o modo escuro ativado, você não conseguirá ativar a função loja, como mostramos no passo 3, da 2ª parte deste tutorial. Para isso, recomendamos que use a versão anterior para conseguir concluir todas as etapas com sucesso.

Este artigo foi dividido em 4 tópicos:

  • Criar o catálogo de produtos

  • Habilitar a guia Loja em sua fanpage

  • Enviando o catálogo para o Facebook

  • Marcando os produtos no Instagram


Criar o catálogo de produtos

Para criar o catálogo, você precisará instalar o aplicativo Facebook Anúncios Dinâmicos em sua loja.

Passo 01 - No painel, siga pelo caminho Soluções > Aplicativos > Facebook Anúncios Dinâmicos e clique em Instalar.

Passo 02 -  Você verá 2 opções. Para que todos os produtos da loja apareçam no catálogo, deixe marcada a opção Anunciar todos os produtos da loja. Já se você quer escolher os produtos que vão compor o catálogo individualmente, deixe marcada a opção Anunciar apenas os produtos da lista e selecione os produtos na lista.

Para este tutorial, vamos criar o catálogo com todos os produtos.

💡É importante saber: se os seus produtos tem variações e você quer que elas apareçam individualmente no catálogo, marque a opção Listar também as variações dos produtos e não apenas o produto principal.

Passo 03 - Clique em Salvar Alterações para ativar o aplicativo.

Passo 04 - Após salvar as alterações, você deve gerar a URL do Link do XML. Basta clicar para gerar a nova URL. Se ela já aparecer, basta copiar a URL.


Habilitar a guia Loja em sua fanpage

Para conseguir enviar seu catálogo para o Facebook, será necessário habilitar a funcionalidade de Loja em sua fanpage.

Passo 01 - Acesse sua fanpage e no canto esquerdo da tela, clique em Configurações.

Passo 02 - Feito isso, clique em Modelos e abas

Passo 03 - Clique em Editar, na seção Modelos.

Passo 04 - Agora, selecione o modelo Compras. Isso habilitará a guia Loja em sua fanpage.

Passo 05 - Clique em Aplicar Modelo para finalizar esta etapa.

Passo 06 - Volte para a página inicial de sua fanpage, e no menu lateral esquerdo clique na guia Gerenciar loja.

Passo 07 - Clique em Iniciar configuração da loja.

Passo 08 - Na tela seguinte, clique em Avançar.

Passo 09 - Selecione a opção Finalização de compra em outro site, e clique em Avançar.

Passo 10 - Selecione sua conta comercial ou, caso ainda não tenha, clique para criar uma. Insira seu e-mail comercial e clique em Avançar.

Passo 11 - Agora é hora de criar seu catálogo de produtos. Defina um nome pra ele, concorde com os termos de uso, e clique em Avançar.

Passo 12 - Ao finalizar, clique em Enviar loja para análise, para que o Facebook faça as devidas confirmações e aprove seu cadastro.

💡É importante saber: essa análise é feita exclusivamente pelo Facebook, não tendo qualquer interferência por parte da Loja Integrada.


Enviando o catálogo para o Facebook

Com a sua loja aprovada, é preciso enviar o seu catálogo de produtos para o Facebook. Siga os passos abaixo:

Passo 01 - Na página inicial da sua fanpage, e no menu lateral esquerdo clique na guia Gerenciar loja.

Passo 02 - Em seguida, clique em Ir para o Gerenciador de Comércio

Passo 03 - Ao acessar o gerenciador de comércio, clique em Catálogo>Fontes de dados.

Passo 04 - Selecione a opção Feed de dados e clique em Avançar.

Passo 05 - Selecione a opção Feed programado e clique em Avançar.

Passo 06 - Lembra o arquivo XML que você gerou, lá na primeira etapa deste tutorial quando você instalou o Facebook Anúncios Dinâmicos? Basta copiá-lo, inseri-lo no campo indicado e clicar em Avançar.

Passo 07 - Na tela seguinte, marque a opção A cada hora. O horário você pode deixar como está, só garanta que o GMT está em -3;

Passo 08 - Dê um nome para sua fonte de dados, escolha a moeda Real Brasileiro, e clique em Enviar.

💡É importante saber: é possível que você visualize a seguinte mensagem ao finalizar o envio do seu catálogo:

Clicando em Ver relatório você perceberá que a mensagem aparece devido ao seguinte campo:

Não se preocupe pois isto significa que não temos este campo no XML da plataforma, contudo, os produtos serão incluídos normalmente no seu Google Shopping, Facebook Anúncios Dinâmicos entre outros, pois a ausência do "google_product_category" é só um aviso e não interfere de maneira alguma na inclusão dos produtos.

Passo 08 - Para visualizar seus produtos, basta clicar em Itens.

Passo 09 - No menu lateral, retorne a página "Visão geral", e selecione a opção para Publicar loja.

Passo 10 - Clique em Salvar.


Marcando os produtos no Instagram

Para conseguir marcar os produtos, sua conta no Instagram precisa ser comercial. Para saber como tornar sua conta em comercial, acesse este tutorial produzido pelo Instagram.

Passo 01 - No Instagram, acesse sua conta e clique em Editar perfil.

Passo 02 - Em seguida, clique em Mudar para conta profissional e siga os passos para liberar a funcionalidade.

Passo 03 - Clique sob o ícone dos três traços, em seguida em Configurações

Passo 04 - Clique na opção "Empresa"

Passo 05 - Agora clique em "Configurar Compras no Instagram",

Passo 06 - Na sequência, você deve seguir as instruções apresentadas para conectar com a conta do facebook e ao catálogo criado:

Passo 07 - Com a conta conectada, o Instagram irá realizar uma análise da sua conta para aprovar o recurso Compras.

📌 É importante saber: a liberação do Instagram Shopping em sua conta pode demorar algumas horas ou alguns dias. Essa liberação depende do Instagram, fique por dentro dos requisitos principais para você ter a sua conta aprovada:

  • Necessário ter um domínio próprio;

  • É importante que você tenha feito o cadastro completo dos seus produtos;

  • Ter um perfil pessoal vínculado a página do facebook, com no mínimo 100 amigos;

  • Ter uma página no facebook;

  • Ter uma conta comercial do instagram para a sua empresa (com pelo menos 200 seguidores e 8 publicações).


Passo 08 - Com a funcionalidade liberada, você já pode publicar suas fotos e realizar as marcações. Você deve selecionar a opção Marcar produtos, e depois clicar sobre a imagem para escolher onde a tag aparecerá.

Funciona de forma parecida com a que você marca pessoas em suas fotos.

Passo 9 - Pronto, o produto estará com a tag de Compras e seus clientes poderão seguir para sua loja e completar o pedido!


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Como verificar meu domínio no Facebook?

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