Neste tutorial, ensinaremos todas as etapas para que você venda produtos digitais em sua Loja Integrada. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
🔔 É importante saber - A Loja Integrada é uma plataforma estruturada para a venda de produtos físicos, que requerem envio pelos Correios ou Transportadoras. O passo a passo aqui mostrado, é apenas uma alternativa para você conseguir vender seus produtos digitais.
Cadastrando o produto
Passo 01 - Acesse Produtos > Criar para começar a criação do seu produto. Insira as imagens, o preço, nome, destaque, código do produto (incluindo GTIN, MPN e NCM caso tenha).
Passo 02 - Em Informações Gerais, preencha a marca, categoria, URL do vídeo caso esse produto tenha algum vídeo informativo ou de instrução no Youtube e capriche na descrição, inserindo o máximo de informação possível.
Passo 03 - Em Peso e dimensões, insira as informações correspondentes ao produto que você venda. Ainda que seja digital, configure os tamanhos padrão para o cálculo do frete.
- Comprimento: 15cm
- Largura: 10cm
- Altura: 1cm
Passo 04 - Por ser um produto digital, não há necessidade de gerenciamento de estoque, contudo, fica a seu critério dependendo do tipo de produto que você vende. Por isso, na aba Estoque selecione a disponibilidade e quantidade e clique em Salvar.
Passo 05 - Ao clicar em Salvar, seu produto já aparecerá disponível para compra.
Pronto! O seu produto digital já foi criado. Agora é hora de configurar o meio de envio personalizado para que o seu cliente possa receber o link para download deste arquivo.
Configurando o envio personalizado
Passo 01 - No painel da sua Loja Integrada, acesse Configurações > Formas de envio e então, Forma de envio personalizada > Adicionar nova forma de envio.
Passo 02 - Preencha as informações solicitadas e clique em Salvar alterações para que seja possível realizar a segunda etapa da configuração.
Passo 03 - Agora é preciso definir faixas de CEP para este tipo de entrega. Por mais que esse produto seja enviado por e-mail, essa forma de envio só é ativada quando configuramos uma faixa de CEP.
Passo 04 - Preencha o campo País e Nome e clique em Salvar alterações.
Passo 05 - Assim que salvar a configuração inicial, clique em Faixas de CEP e Peso para definirmos as faixas que serão atendidas.
Passo 06 - Em CEP inicial, coloque os números 01000-000 e no CEP final, coloque 99999-999, assim você garante o envio para todo o Brasil. Clique em Adicionar faixa de CEP para salvar a informação. Agora, configure uma faixa de peso "simbólica" para ativação deste meio de envio e clique em Adicionar faixa de peso.
Pronto! Agora seu produto e forma de envio estão configurados. Agora é hora de configurar o checkout para que o seu cliente deixe o endereço de e-mail dele para receber o material que você enviará.
Configurando o checkout
Passo 01 - Acesse Configurações > Aparência > Visual da loja e desça até a aba de Checkout.
Passo 02 - Selecione os campos obrigatórios que você deseja ter no momento do cadastro e habilite para inserir o campo comentário no checkout. Feito isso, personalize o título do campo com a orientação para o seu cliente e dê a instrução de preenchimento do campo.
Passo 03 - Assim que finalizar, clique em Salvar.
Pronto! Agora sua loja está totalmente configurada para vender seus produtos digitais.