A Loja Integrada já tem algumas grades de variações pré configuradas, e você pode usá-las para cadastrar produtos mais comuns, como roupas e sapatos. Caso seu tipo de produto exija algo mais específico, você pode criar suas próprias grades de variações. Para saber como criá-las, consulte o tutorial Criando grade de variações dos seus produtos.

📍 Caso você esteja visualizando o painel antigo siga esse passo a passo.

Passo 01 - No painel de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Criar produto.

Passo 02 - Você verá o formulário de cadastro de produtos dividido em algumas seções.

Passo 03 - Na seção Informações principais, mude a opção Produto com variação? para Sim para que possamos criar o produto nesta modalidade.

Agora, vamos visualizar as seções específicas para produtos com variações.

Informações principais

Nesta primeira etapa, você definirá as informações principais do seu produto.

  • Nome do produto - O nome do produto, como ele será exibido na loja;

  • Produto ativado? - Para que o produto seja exibido na loja, mantenha em Sim;

  • Produto em destaque? - Se quiser destacar esse produto na vitrine de sua loja, mude para Sim. Se não quiser destacar, mantenha em Não;

  • Condição do produto - Por padrão, o produto será criando sempre como sendo um Produto Novo. Caso seu produto seja usado, mude para Produto Usado;

  • Descrição completa - A descrição é um campo muito importante para seu produto. Neste campo você deve informar todos os detalhes do produto, para esclarecer qualquer possível dúvida que seu cliente possa ter sobre a peça. Caso tenha qualquer dúvida sobre como criar uma boa descrição de produtos, confira nosso treinamento completo clicando aqui;

  • Código do Produto (SKU) - Este código é a identificação única do produto. Cada produto deverá ter um código diferente;

🔔 É importante saber - Você pode escrever o código que preferir ou clicar em Gerar código, para que a plataforma crie um código exclusivo automaticamente.

  • GTIN, MPN e NCM - São códigos exigidos por alguns serviços externos, como o Google Shopping. O preenchimento dessas informações é importante, porém não obrigatório. Caso queira mais detalhes sobre esse código, clique aqui.

    🔔 É importante saber - Você deve adicionar o GTIN apenas nas variações e não no produto Pai.

Passo 05 - Agora, vamos atribuir as variações ao produto. Para este exemplo, criaremos um Sapato de Couro, de cores Marrom e Preto e nos tamanhos 37 a 41. Para tanto, selecionaremos as grades Produto com uma cor e Tamanho de tênis. Clique em Continuar cadastro para prosseguir.

💡É importante saber: Uma vez que as grades foram vinculadas ao produto, não é possível excluí-las. Se você precisar alterar as grades do produto, você terá que criar um novo produto com as grades desejadas e remover o anterior.

Passo 06 - Agora, vamos criar efetivamente as variações. Clique em +Adicionar uma nova variação para continuar.

💡É importante saber: Não há um limite de grades que um produto pode ter, porém cada produto pode ter no máximo 50 variações. Então, caso algum produto ultrapasse esse limite, recomendamos que crie um produto diferente para não afetar o funcionamento da plataforma.

Passo 07 - Para criar a variação, você deve configurar os seguintes campos:

  • Variação ativa? - Deixe em Sim para que a variação seja apresentada na loja;

  • Códigos (GTIN, MPN, NCM): Preencha caso cada variação possua seus códigos separados;

  • Pesos e Dimensões - O peso e as dimensões devem ser preenchidos corretamente pois será por meio dessas informações que será feito o cálculo do frete. Caso queira saber como funciona o cálculo de frete dos Correios, clique aqui.

  • Produto com uma cor - Clique em Escolher cor, escolha a cor do produto e clique em Salva;

🔔 É importante saber - Cada cor tem um código, iniciado com uma hashtag (#). Você pode anotar esse código para criar as outras variações.

  • Tamanho de tênis - Selecione na lista o tamanho do produto (em nosso exemplo, um sapato) que quer vender.

  • Preço de custo - O montante investido na aquisição daquela determinada peça. O preenchimento também não é obrigatório;

  • Preço de venda - É o montante que será cobrado de seu cliente pela unidade do produto. Este campo é obrigatório;

  • Preço promocional - O preço promocional é um campo opcional e serve para mostrar um desconto no produto. Exemplo: de R$ 700,00 (preço de venda) por R$ 600,00 (preço promocional);

  • Código do Produto (SKU) - Este código é a identificação única do produto. Cada variação do produto deverá ter um código diferente;

  • Disponibilidade - Por padrão esta opção estará como Disponibilidade Imediata, mas caso seu produto tenha um prazo de produção, você informar aqui.

  • Gerenciar o estoque deste produto?: Por padrão esta opção estará marcada como Não. Isso significa que a plataforma apresentará seu produto com um estoque infinito. Ao mudar para Sim, outros campos serão apresentados;.

  • Gerenciar o estoque deste produto?: Por padrão esta opção estará marcada como Não. Isso significa que a plataforma apresentará seu produto com um estoque infinito. Ao mudar para Sim, outros campos serão apresentados;

  • Quantidade de produtos em estoque - Informe quantas unidades do produto você tem em estoque;

  • Disponibilidade - Por padrão esta opção estará como Disponibilidade Imediata, mas caso seu produto tenha um prazo de produção, você informar aqui.

  • 🔔 É importante saber - Os dias que você adicionar nesta configuração serão somados ao prazo do frete para este produto. Por exemplo, se o prazo normal de entrega for de 1 dia útil e você configurar como Disponibilidade para 10 dias úteis, seu cliente visualizará esse acréscimo no prazo.

    • Quando o produto acabar em estoque - Nesta configuração, você pode atribuir um comportamento ao produto quando ele ficar fora de estoque. Por padrão, a configuração será Tornar o produto indisponível, o que apresentará o produto como esgotado; ao mudar para Continuar vendendo normalmente, seu cliente continuará visualizando o produto ativo na loja e poderá comprar normalmente; já ao mudar para Mudar a disponibilidade para X dias úteis, o produto continuará ativo e disponível para a venda, porém com esse prazo escolhido acrescido ao prazo do meio de envio.

  • Preço sob consulta - Essa opção é recomendada para quando você vende um produto que tem um preço variável de acordo com algumas circunstâncias.

Passo 08 - Ao completar o preenchimento das informações, o resultado deve ser semelhante ao da imagem a seguir. Clique em Salvar para salvar a variação.

Passo 09 - Como nosso produto tem diversas variações, o caminho mais fácil é duplicar a primeira variação criada e modificar as informações que são diferentes. Em nosso exemplo, já criamos o sapato vermelho em tamanho 36, e agora vamos criar o sapato vermelho em tamanho 38. Para tanto, clique em Duplicar esta variação.

Note que algumas informações serão duplicadas, mas não todas. Você deverá preencher novamente a cor, tamanho, código (SKU, GTIN, MPN) e preço de custo.

Ao completar o preenchimento, clique em Salvar e vincule uma foto, assim como fizemos.

Passo 10 - Agora, o próximo passo é adicionar as imagens e a URL do vídeo do produto.

  • Escolher imagens: Você pode clicar neste botão para importar as suas imagens ou, arrastar e soltar as imagens nesta seção;

  • URL do vídeo do produto no YouTube - Caso você tenha um vídeo do seu produto publicado no YouTube, você poderá informar a URL dele neste campo. O vídeo aparecerá na página do produto e permitirá que seus clientes vejam mais detalhes do que estão comprando;

Passo 11 - Com todas as variações criadas e imagens adicionadas, devemos atribuir uma imagem a elas. Essa possibilidade aparece quando o a aparência das variações são diferentes umas das outras (quando são de cores distintas, por exemplo).

Se você cadastrar produtos que tem diversos tamanhos mas com cores iguais, o ícone Imagem aparecerá na última variação com aquela cor cadastrada. Veja no exemplo a seguir:

Volte a seção anterior Variações de produto, e cliquei sobre o ícone Imagem na lista de variações, selecione a imagem que será atribuída à variação e clique em Salvar alterações. A imagem será atribuída para todos os produtos que tem aquela cor.

🔔 É importante saber - O ícone Imagem não será substituído pela imagem escolhida na lista de variações, mas ela aparecerá no produto quando você publicá-lo.

Passo 11 - Para continuar, vamos preencher as demais informações.

Informações Gerais

Agora, vamos preencher algumas informações complementares do seu produto.

  • Categoria - Clique no campo e comece a digitar o nome da categoria do seu produto ou em Selecione uma categoria, para visualizar as categorias previamente criadas. Assim que aparecer a categoria desejada, clique no nome para vinculá-la;

🔔 É importante saber - Você pode tanto pré criar as categorias ou criá-las no momento do cadastro do produto. Para saber mais informações sobre como criar marcas em sua loja, consulte o tutorial Como categorizar os produtos?.

  • Marca - Clique no campo e comece a digitar o nome da marca do seu produto ou em Selecione uma marca, para visualizar as marcas previamente criadas. Assim que aparecer a marca desejada, clique no nome para vinculá-la;

🔔 É importante saber - Você pode tanto pré criar as marcas ou criá-las no momento do cadastro do produto. Para saber mais informações sobre como criar marcas em sua loja, consulte o tutorial Como criar marcas?.

SEO

Antes de configurar o SEO de seu produtos, recomendamos a leitura do Guia do Google, que apresentará um panorama com as boas práticas de como preencher estas informações.

Embora seja opcional, o preenchimento deste campo é extremamente importante para que seus produtos sejam encontrados no Google. É nesta etapa que você define como será exibido o produto da sua loja nos buscadores.

  • Tag Title - Informe o titulo que aparecerá nos buscadores, incluindo as palavras-chave relacionadas ao produto. Use entre 50 e 60 caracteres.

  • Meta Tag Description - É a descrição do produto. Lembre-se também de usar as palavras-chave que remetem ao seu produto nesta descrição. Use até 320 caracteres.

Estoque

As informações do estoque já foi preenchida individualmente em cada variação. Por esse motivo, essa seção fica inativa em produtos com variações.

Passo 12 - Depois de completar o preenchimento dos campos e configurar as opções disponível, clique no botão Salvar alterações.

Pronto, o produto ficará disponível em alguns minutos em sua loja!

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