Todas as coleções
Como iniciar minha loja na LI
Primeiros passos | Criação das categorias
Primeiros passos | Criação das categorias

Com a criação e organização das categorias você ajudará o seu cliente a encontrar o que precisa de forma objetiva.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Como criar categorias em minha loja?

Uma das etapas mais importantes da criação da sua loja é o planejamento e a criação das categorias, principalmente antes de começar a cadastrar os seus produtos. Isso porque quando o visitante acessar a sua loja, ele se guiará por ela, então é muito importante que as categorias estejam organizadas, para facilitar a busca dos produtos.


Por que criar as categorias antes de cadastrar os produtos?

Fazer isso antes de cadastrar o produto reduz as chances de você ter uma loja desorganizada e ainda ter o retrabalho de ter que editar individualmente produto a produto, pois atualmente não dá para deletar uma categoria quando ela tem um produto categorizado nela.


Como montar a estrutura do menu de categorias?

Se a sua loja não possui um segmento específico, você pode separar as suas categorias em três níveis: Departamento, categoria e subcategoria. Exemplo:

  • Departamento: Feminino

  • Categoria: Roupas

  • Subcategoria: Blusas, Vestidos, Calças, Saias

Caso você tenha um segmento muito nichado (exemplo: Moda feminina), não é necessário criar o departamento, você pode criar somente a categoria e subcategoria. Exemplo:

  • Categoria: Saia

  • Subcategorias: Midi, mini saia, longa...


✨ Dicas extras:

  • Para te ajudar a escolher os nomes de categorias, use ferramentas como o Google Trends ou a Ferramenta de palavras-chave do Google para ver o que as pessoas estão pesquisando na internet.

  • Navegue pela loja dos seus concorrentes, analise se a navegação da loja está bem fluída ou se você teve alguma dificuldade, dessa maneira você pode analisar as melhores práticas para planejar o seu menu de categorias.

  • Ao ordenar as categorias, lembre-se de sempre colocar a categoria que mais vende em primeiro lugar! Desta forma, você dará destaque para o carro-chefe da sua marca. Na internet, a leitura dos de sites é em "Z", onde o usuário lê a primeira linha, desce a página só batendo o olho e depois lê a última. Por isso é tão importante destacar as categorias mais populares primeiro.


Agora que você já sabe a importância de se dedicar no mapa de categorias da sua loja, veja o passo a passo para criar as categorias e subcategorias:

Respondeu à sua pergunta?