Neste artigo, vamos te ensinar como estornar uma venda realizada por meio do Cartão de crédito e Pix do Pagali.
Atenção: não é possível realizar o estorno via conta do Pagali das vendas realizadas via boleto bancário, para estes casos você precisa sacar o dinheiro e estornar diretamente da sua conta para a conta do cliente.
Como cancelar uma venda aprovada no Pagali?
Após a venda via Cartão de crédito ou Pix com o Pagali ser aprovada, o cancelamento poderá ser realizado em sua conta. Confira o passo a passo abaixo:
01 - Primeiro, você precisa acessar o seu painel do Pagali, clicando em ‘’Pagali” na lateral esquerda do seu painel ADM da Loja Integrada
02 - Em seguida, no seu painel do Pagali, acesse o menu “Transações”.
03 - No menu, clique no pedido que deseja realizar o estorno do valor e clicar em “Devolver Dinheiro”
Assim que clicar em “devolver dinheiro”, o sistema irá puxar o valor total da transação automaticamente.
04 - Caso deseje realizar estorno do valor total, é só confirmar o valor do estorno e
clicar em “devolver dinheiro” novamente.
Caso o estorno seja parcial, basta informar o valor do estorno e clicar em “devolver dinheiro” novamente.
Dessa forma, o sistema irá realizar o estorno ao comprador no cartão usado no pagamento.
Importante: após a confirmação do estorno, a operadora possui prazo de uma a duas faturas para retornar o valor ao limite do cartão de crédito do comprador.
Posso realizar dois estornos por venda?
O estorno pode ser realizado uma única vez por pedido e a devolução da taxa é proporcional ao valor devolvido. Exemplo: se realizar o estorno parcial de R$50 reais e depois querer fazer mais um de R$10 reais no mesmo pedido, não será possível, só é permitido fazer apenas um estorno por venda.
É preciso haver saldo para estornar uma venda?
Se o pedido já foi repassado a você, é preciso ter o saldo que irá estornar em seu cadastro Pagali para o sistema permitir que seja feito o estorno.
Caso não haja saldo, você possui duas opções:
Aguardar ter saldo em seu cadastro para realizar o cancelamento da venda dentro do seu painel Pagali,
Fazer o estorno por fora do Pagali e resguardar o comprovante para caso seja preciso.
Lembrando que o prazo para cancelamento das vendas é de até 90 dias a partir da aprovação do pagamento do pedido.
Já em casos aonde a venda ainda não foi repassada ao seu saldo Pagali, você poderá realizar o procedimento de cancelamento normalmente.
📌 Importante saber: o Pagali não trabalha com a possibilidade de adição de saldo manualmente para realização do estorno.
Qual é o prazo de estorno para o comprador?
Cartão de crédito: o estorno do valor ocorre diretamente na fatura do cartão utilizado na compra e o prazo depende da operadora do cartão bem como a data de vencimento da fatura. De forma geral, o prazo é de 30 a 60 dias. Para mais dúvidas, oriente o comprador a contatar a operadora ou banco emissor do cartão.
Pix: após realizado o estorno, o valor é devolvido para conta bancária do cliente usada para o pagamento do PIX em até 24 horas.
Lembrando que o estorno é apresentado no extrato de PIX do seu comprador com a mesma identificação do Pagamento feito.
Como visualizar estorno dentro do painel Pagali sobre vendas via cartão de crédito?
Para visualizar o estorno realizado, é só acessar seu painel Pagali e entrar no pedido desejado. Então, irá apresentar a informação se o estorno foi parcial ou total e o valor do estorno.
👉🏼 Dentro do pedido do cliente, você também consegue baixar o comprovante do estorno.
O valor da taxa é estornado para minha loja?
A taxa de venda é estornada proporcional ao valor do estorno que está sendo feito. Ou seja, se o lojista está estornando a venda total, devolveremos a taxa integral da venda. E se for feito estorno parcial, o sistema irá calcular a taxa em cima do valor que está sendo devolvido.