O que é GTIN, MPN e NCM?

Saiba mais sobre os códigos identificadores de produtos, solicitado por comparadores de preços e marketplaces.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

O que GTIN?

A sigla GTIN vem do inglês, Global Trade Item Number, e significa número de série para venda de um produto. Confira a seguir, o vídeo onde explicamos detalhadamente o significado da sigla ou, se preferir, confira as informações logo abaixo do vídeo.

O GTIN é atribuído para qualquer item (produto ou serviço) que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O código representa itens comerciais desenvolvidos e controlados pela GS1, antiga EAN/UCC. De forma geral, se refere ao número do código de barra de um produto.

  • Produtos comprados de fornecedores

    Quando você compra o produto de um fornecedor, o código deve ser informado pelo fabricante. Por isso, peça essas informações ao fornecedor/fabricante para poder completar o cadastro dos produtos em sua loja.

  • Produtos de fabricação própria

    Se você fabrica seus próprios produtos, é necessário solicitar ao GS1 um código de barras novo e exclusivo.

    É válido lembrar que este é um serviço pago e deve ser renovado anualmente. Para saber mais informações sobre os preços e condições, visite o site do GS1.

    💡 É importante saber:
    - Como mencionamos, cada produto deve ter um GTIN único, e por isso os serviços de marketplace pedem essa informação. Por meio dela, eles conseguem, por exemplo, identificar a matéria-prima do produto e outras informações. Somente é possível ter um GTIN comprando o código de barras. Não é possível criar um código por conta própria, por isso se inventar um código, ele não será aceito e sua conta pode ser penalizada no marketplace.

    - O GTIN das variações não são atualizados via planilha. Somente no produto pai.


O que é MPN?

O MPN é uma abreviação do inglês Fabricante Part Number, que significa Número da peça do fabricante.

Esse código é individual e específico para cada produto , o mesmo pode ser usado para identificar o produto em seu fornecedor ou somente para controle de sua loja. Os usuários podem pesquisar o MPN de um produto no Google Shopping, por exemplo.

Por isso, informar o MPN pode garantir que seu produto seja aplicável em determinadas circunstâncias e que sempre seja o mesmo número, sem diferenças senão seu cliente não encontrará o produto desejado.


O que é NCM?

NCM, ou Nomenclatura Comum do Mercosul é um código de oito dígitos que ajuda a identificar a natureza dos produtos fabricados no Brasil e os produtos importados definido pelo governo brasileiro.

Esse código está ligado diretamente com uma alíquota de IP e imposto de importação de ingredientes. Onde existe uma categoria para cada tipo, com diferentes tributações.

Por isso é tão importante que esse código exista no cadastro de seu produto e seja preenchido ao emitir uma nota fiscal.

Além disso, para vender em Marketplaces ou anunciar em comparadores de preços, como o Google Shopping, você deve preencher com essas informações.


Onde encontrar o código NCM do meu produto?

Os códigos NCMs das mercadorias podem ser encontrados direto no site da Receita Federal, de acordo com a categoria da mercadoria e você pode acessá-lo aqui.

Respondeu à sua pergunta?