Como funciona o sistema de reserva de pedidos?
O sistema de reserva é uma garantia para que um produto não seja vendido enquanto ele estiver aguardando algum pagamento em outro pedido.
Para que este recurso funcione, é importante que o gerenciamento de estoque esteja ativo no produto em questão.
Para compreender o momento em que um produto é reservado, é necessário avaliar a situação dos pedidos.
A reserva só existe nos pedidos com status classificados como NEUTRO, são eles:
Aguardando Pagamento
Pagamento em análise
Pedido efetuado
Quando um pedido é movimentado "entre" estes status a reserva continua a existir, se em algum momento o pedido passar para um status de APROVADO ou de REPROVADO, a reserva cai e estes produtos voltaram para o estoque para serem vendidos normalmente.
📍 Importante saber:
Pedido por boleto é cancelado em 7 dias sem pagamento,
Pedido gerado de forma manual leva 14 dias para ser cancelado.
Situação exemplo:
Vamos simular a situação em que um pedido esteva como Aguardando Pagamento e por engano foi marcado como Cancelado, neste momento a reserva caiu. Quando o pedido voltar para Aguardando Pagamento ele não terá mais a reserva. A mesma coisa ocorre se marcar por engano como Pago, neste momento o produto sai do estoque mas se você colocar ele como Aguardando Pagamento, o produto retorna ao estoque e não ficará com item reservado.
Agora você já sabe como gerenciar o estoque do seu produto e como funciona a reserva de estoque.