Para que este recurso funcione, é importante que o gerenciamento de estoque esteja ativo no produto em questão.

Para compreender o momento em que um produto é reservado, é necessário avaliar a situação dos pedidos.

A reserva só existe nos pedidos com status classificados como NEUTRO, são eles:

  • Aguardando Pagamento

  • Pagamento em análise

  • Pedido efetuado

Quando um pedido é movimentado "entre" estes status a reserva continua a existir, se em algum momento o pedido passar para um status de APROVADO ou de REPROVADO, a reserva cai e estes produtos voltaram para o estoque para serem vendidos normalmente.

📍 Importante saber:

  • Pedido por boleto é cancelado em 7 dias sem pagamento,

  • Pedido gerado de forma manual leva 14 dias para ser cancelado.

Situação exemplo:

Vamos simular a situação em que um pedido esteva como Aguardando Pagamento e por engano foi marcado como Cancelado, neste momento a reserva caiu. Quando o pedido voltar para Aguardando Pagamento ele não terá mais a reserva. A mesma coisa ocorre se marcar por engano como Pago, neste momento o produto sai do estoque mas se você colocar ele como Aguardando Pagamento, o produto retorna ao estoque e não ficará com item reservado. 

Encontrou sua resposta?