Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesPlanos, Assinaturas e TarifasTarifas
Informações sobre a atualização em nosso modelo de cobranças
Informações sobre a atualização em nosso modelo de cobranças

Saiba como funcionará o novo modelo de tarifas que entra em vigor em 06/05/2024 para novas lojas e em 06/06/2024 para assinaturas em vigor

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Entendemos que mudanças podem gerar dúvidas e, por isso, queremos assegurar que você tenha todas as informações necessárias para se adaptar ao novo modelo de cobrança da Loja Integrada.

Compilamos uma lista de perguntas e respostas para esclarecer qualquer incerteza e te ajudar a entender melhor as atualizações que entrarão em vigor a partir do dia 06 de maio de 2024 para novas lojas e a partir de 06 de junho de 2024 para assinaturas em vigor. Confira abaixo as informações detalhadas sobre como essa mudança ocorrerá.

O que motivou a Loja Integrada a alterar o modelo de cobrança?

A necessidade de investir mais em qualidade e inovação para a plataforma nos levou a revisar nosso modelo anterior, que não tarifava transações por meios de pagamentos não associados ao Pagali. Esta mudança é crucial para sustentar e ampliar o crescimento conjunto de nossos lojistas e da plataforma.

É importante destacar que, mesmo com essa atualização, continuamos a ser a plataforma de ecommerce mais acessível do mercado.

Quais serão as novas tarifas e como elas variam conforme o plano?

A partir de 06 de junho, introduziremos uma tarifa sobre transações realizadas por meios de pagamento que não são o Pagali. O valor da tarifa será inversamente proporcional ao tamanho do seu plano: quanto maior o plano, menor será a tarifa cobrada. Veja a seguir:

Planos disponíveis para novas assinaturas

Plano

Tarifa por transação

Grátis

Não aplicável*

Crescimento

0,99%

Aceleração

0,90%

Expansão

0,70%

Elite

Sob consulta

*Outros meios de pagamento não estão disponíveis no Plano Gratuito. Para lojistas que assinarem planos pagos e voltarem a utilizar o plano gratuito, outros meios de pagamento continuarão disponíveis, mas será cobrada uma tarifa de 2% por transações feitas com os mesmos.

Planos indisponíveis para novas assinaturas

Plano

Tarifa por transação

PRO3

0,80%

PRO4

0,80%

PROMAX

0,80%

Escala

0,80%

Elite Lite

0,80%

Quais são os outros meios de pagamento tarifados?

  • Paypal (Plus e Checkout)

  • Mercado Pago

  • Pagar.Me

  • PagBank

  • PagHiper

  • Pagamento na entrega

  • Pedidos manuais que não usarem o link de pagamento do Pagali

⚠️ IMPORTANTE: ao criar um pedido manual e usar o link de pagamento do Pagali, é necessário aguardar as atualizações automáticas do pedido para não haver a tarifação. Atualizações manuais caracterizarão o pedido manual como pago por outro meio de pagamento.

A tarifa incide sobre quais valores dos pedidos?

A tarifa é aplicada sobre o valor total da transação, o que inclui tanto o custo dos produtos quanto o valor do frete, independente da forma de envio utilizada no pedido.

Existem exceções para a aplicação das novas tarifas de transação?

Sim, transações realizadas por meio de Marketplaces continuarão isentas de tarifas, assim como os pedidos transacionados pelo Pagali.

Se, dentro do ciclo, o valor total das tarifas (soma das tarifas de cada transação) não chegar a R$ 25*, a cobrança será isenta. Acreditamos que essa isenção está alinhada ao nosso propósito de incentivar as primeiras vendas e o desenvolvimento inicial do seu negócio.

* Valor mínimo estipulado, sujeito a alteração.

Essa mudança no modelo de cobrança afeta as lojas do tipo "Orçamento" e "Catálogo"?

As lojas do tipo "Orçamento" e "Catálogo" só serão afetadas pelo novo modelo de tarifas se criarem pedidos manualmente sem o link de pagamento do Pagali.

Por padrão, esses tipos de loja não processam pedidos de compra automaticamente, mas apenas catalogam produtos ou enviam orçamentos. Para estes casos, não haverá cobrança de tarifas sobre pedidos de orçamento recebidos.

Entretanto, caso a loja registre vendas manualmente, esses pedidos serão tarifados seguindo as diretrizes do novo modelo apresentado.

⚠️ IMPORTANTE: ao criar um pedido manual e usar o link de pagamento do Pagali, é necessário aguardar as atualizações automáticas do pedido para não haver a tarifação. Atualizações manuais caracterizarão o pedido manual como pago por outro meio de pagamento.

Em que status de um pedido a tarifa é aplicada?

Isso dependerá do meio de pagamento usado e do tipo de pedido.

Pedidos pagos com meios de pagamento integrados

Para vendas realizadas por meios de pagamento integrados (Paypal, Mercado Pago, Pagar.Me, PagBank e PagHiper), a atualização de status acontece automaticamente e o pedido será tarifado quando alcançar o status de “Pago”.

Pedidos pagos na entrega ou pedidos manuais

No caso de pedidos pagos na entrega ou manuais, a tarifa será aplicada independentemente do status do pedido.

Pedidos realizados em marketplaces

Vendas em marketplaces externos não terão tarifas aplicadas.

Em resumo, para vendas efetuadas via cartão de crédito, boleto ou PIX, o cálculo da tarifa é baseado no valor total do pedido aprovado. Para vendas feitas com pagamento na entrega ou pedido manual, o cálculo é realizado sobre o pedido gerado.

Se um pedido for cancelado após o pagamento, a tarifa ainda será cobrada?

Sim, a tarifa é aplicada sobre pedidos que alcançam o status de pago. Assim, uma vez que o pedido atinge esse status, a tarifa será cobrada independentemente de quaisquer alterações ou cancelamentos que ocorrerem depois.

Como serão emitidas as faturas após a mudança?

As faturas da mensalidade e da tarifa de transação serão emitidas separadamente, mas cobradas no mesmo dia. Isso facilita o controle financeiro e garante transparência em suas cobranças.

A partir de maio, as tarifas passam a ser emitidas em dias fixos, respeitando a data da última fatura emitida.

Por exemplo, se a última fatura para o pagamento da mensalidade foi emitida em um dia 07, em todos os meses a fatura será emitida dia 07.

Já se a fatura foi emitida entre 29 e 31, a próxima fatura será emitida todo dia 01.

Como funcionará o ciclo de pagamento?

Temos alguns cenários diferentes dependendo da forma que você paga a sua assinatura do plano.

"D" é o dia em que será realizado o débito no cartão ou a data de validade do boleto, ou seja, o primeiro dia do novo ciclo. Então, quando mencionamos "D-5" nos referimos a "data do pagamento menos 5 dias". Vamos a alguns exemplos:

Entenda o Ciclo de Pagamento dos Planos anuais

  • Plano anual em vigência
    Caso você tenha assinado ou renovado a assinatura do plano anual até 05 de maio de 2024, esse novo modelo só passa a valer com a virada do ciclo anual. Isso significa que tarifas por transação serão geradas somente a partir da próxima renovação do plano anual.

    ⚠️ IMPORTANTE: caso ocorra o upgrade de plano anual durante o ciclo em vigência, passam a valer as tarifas a partir da data do upgrade. Ou seja, se antes do final do ciclo anual você decidir ir para um plano anual mais caro, isso é considerado uma nova assinatura e os pedidos recebidos a partir daí passam a ser tarifados.

  • Novas assinaturas ou renovações de planos anuais
    Para novas assinaturas ou renovações a partir de 06 de maio de 2024, a tarifa passa a valer conforme o plano contratado.


    No caso das renovações, o boleto referente à tarifação será gerado normalmente, no D-5. Se o pagamento for via cartão de crédito, o débito será realizado mensalmente no dia do mês em que ocorreu a renovação do ciclo anual.

Entenda o ciclo de pagamento dos Planos mensais

  • Pagamentos via boleto serão sempre emitidos 5 dias antes do fechamento do seu ciclo. Por exemplo: se você paga a sua mensalidade todo dia 10, você receberá seu boleto de pagamento dia 5, com vencimento para o dia 10.

  • Pagamentos via cartão de crédito serão cobrados automaticamente no dia do fechamento do seu ciclo. Como no exemplo anterior: se você paga sua mensalidade todo dia 10, seu cartão será cobrado pelas tarifas com outros meios de pagamento também no dia 10.

  • Para clientes que têm seu ciclo entre dia 1 e 6 de todo mês, a primeira cobrança de tarifa sob transações em outros meios de pagamento só ocorrerá em agosto, respectiva as transações de julho.

  • Para clientes que têm seu ciclo após o dia 6 de todo mês, a primeira cobrança de tarifa sob transações em outros meios de pagamento ocorrerá em julho, respectiva as transações de junho.

Como posso pagar a nova tarifa?

As tarifas serão cobradas da mesma forma que a mensalidade de sua assinatura. Portanto, se você paga sua assinatura por boleto, a tarifa também será cobrada via boleto; se o pagamento é feito por cartão de crédito, a tarifa será debitada automaticamente no mesmo cartão ao final do ciclo.

Vale lembrar que você tem a liberdade de alterar a forma de pagamento a qualquer momento, mas ambas as cobranças serão realizadas pelo mesmo método de pagamento.

Como posso garantir que minha loja não sofra bloqueios devido a essas mudanças?

É essencial verificar se o método de pagamento cadastrado em sua loja tem saldo ou limite suficiente para cobrir as novas tarifas no dia do pagamento. Isso evitará qualquer interrupção no acesso à plataforma.

Se eu trocar o plano antes do encerramento do ciclo, como serão cobradas as taxas?

A cobrança da tarifa é baseada no plano vigente no momento em que o pedido é transacionado. Por exemplo, se você fizer um upgrade do plano Crescimento para o Expansão no meio do ciclo e um pedido for realizado após essa mudança, a tarifa aplicada será a do plano Expansão para esse novo pedido. Pedidos feitos antes do upgrade ainda serão tarifados conforme as condições do plano Crescimento.

Em quanto tempo a nota fiscal referente à tarifa será disponibilizada?

As notas fiscais relativas à tarifa serão disponibilizadas automaticamente no seu painel. Este processo é realizado geralmente no mesmo dia em que o pagamento da transação é aprovado, sendo a nota disponibilizada em até 2 dias úteis após o pagamento. Isso garante que você tenha acesso rápido e fácil à documentação necessária.

Respondeu à sua pergunta?