O que são os avisos do Google Merchant Center?
Ao fazer a integração com o Google Merchant, ele faz a importação dos produtos através do XML. Feito isso, o Google Merchant faz uma segunda etapa de verificação, onde ele pega a URL do produto que enviamos e verifica todos os dados de cada produto.
É nessa etapa que os itens dependendo de como estão configurados em nosso painel, podem receber avisos de alerta ou reprovação.
Esse artigo foi dividido em duas partes:
⚠️ Entenda sobre os alertas do Google
❗ Entenda sobre os erros do Google
Por que aparece alguns erros na minha conta do Google?
No feed que é gerado em sua loja, nós temos a marcação de dados estruturados na página de produtos, que seguem o padrão do schema.org. Porém, nós não implementamos todos os dados, e sim só alguns deles, aqueles que são considerados obrigatórios.
Isso significa que esses avisos estão aparecendo porque o Google, ao inspecionar o feed e os produtos, não encontra todos os campos de dados. São os atributos que a Loja Integrada não tem implementados na página de produtos de forma nativa que aparecem sinalizados no relatório do painel deles.
Quando a informação aparece em amarelo não é a sinalização de um erro, é somente um aviso mesmo de que alguma informação complementar não foi encontrada na varredura, está bem?!
Em todo caso, ressalto que a ausência desses atributos não impedirá que os seus produtos sejam absorvidos pelo Google.
Exemplo de como esse alerta é apresentado:
Entenda os erros mais comuns no Google Merchant Center, com suas possíveis soluções:
Exemplo de como esse erro é apresentado:
Valor incompatível (rastreamento de página) [preço]: Conhecido problema relacionado ao desconto por boleto. É quando é enviado o valor do produto com desconto no meio de pagamento (boleto), porém o Google não encontra esse valor na página e reprova o anúncio. Esse caso se resolve ao reenviar o feed sem o valor do produto com desconto.
Imagem inválida [link da imagem]: É preciso verificar quais imagens estão com esse problema e subir novas imagens nos produtos.
Valor inválido [gtin]: No caso pode ser que esteja passando um valor errado no campo de GTIN dentro da configuração do produto, ou deixando o campo em branco, sendo que é um campo obrigatório para o Merchant.
Valor incompatível (reservado) [gtin]: mesmo problema acima, porém no caso está passando um valor que não pode no campo de GTIN dentro da configuração do produto.
Imagem não recuperada (taxa de rastreamento muito lenta): Nesse caso, basta aguardar que o Google vai puxar automaticamente na próxima verificação de feed.
Valor incorreto [identificador existe]: Pode ter algum problema relacionado à MPN ou GTIN, é preciso verificar qual é o SKU com problema e ajustar os valores do MPN/GTIN.
Valor incompatível (rastreamento de página) [disponibilidade]: Neste caso tem relação com o estoque do produto. É preciso também analisar os SKUs com esse problema.
Itens expirados: Após 30 dias sem vendas ou sem alteração, o produto automaticamente expira no Google Merchant. Três dias antes um aviso é exibido no Merchant, então você deve entrar em contato com o nosso suporte e solicitar uma indexação dos produtos.
9. Nome do arquivo das imagens: Recomendamos que o nome do arquivo das imagens não tenha acento e caracteres especiais, para que não gere nenhum erro na integração XML.
Agora você já sabe como diferenciar os alertas e os erros que o Google retorna pra você, dessa forma, não precisa se preocupar com os avisos de alerta, somente corrigir os erros apresentados.