Como funciona a estratégia de promoção para grupos de clientes?
Neste artigo, vamos ensinar como criar uma promoção direcionada para um grupo específico de clientes em sua loja virtual, desde a criação de um grupo de clientes até a configuração da promoção. Essa estratégia pode aumentar a satisfação e fidelidade de seus clientes!
Promoções que você pode implementar com essa estratégia:
Criação de grupos com tiers de desconto (bronze, prata, ouro);
Desconto para membros de algum canal de comunicação da loja, como grupo de WhatsApp, clube de clientes vip, etc;
Desconto para grupo de compra de atacado (criar um grupo onde os clientes de atacado são adicionados para visualizarem preços menores nos produtos devido à promoção aplicada), entre outros.
Importante saber: Os clientes que estiverem nos grupos visualizarão as promoções após fazerem o login em sua loja. Até a realização do login, os clientes verão os preços e promoções apresentados ao público geral da loja.
Passo 01 - Criar um grupo de clientes
Acesse o painel da sua loja e vá em Vendas > Clientes > Gerenciar Grupos.
Clique em "Criar grupo"
Como exemplo, vamos criar "aniversariantes dezembro"
Passo 02 - Alterar clientes em massa
Acesse Produtos > Importar/Exportar, e em Exportar dados clique em "Exportação de clientes"
Você irá receber em seu e-mail a planilha com todos os dados do seu cliente, e você pode baixá-la e realizar o upload para o seu Google Drive.
Feito isso, você pode realizar os filtros desejados, neste exemplo, filtrarei por data de nascimento, pois quero separar os clientes que fazem aniversário em dezembro.
🌟 Dica: você também pode utilizar os filtros existentes na listagem de clientes da sua loja, e exportar a listagem de clientes filtrada.
Clique em "Baixar planilha de exemplo"
Na planilha de exemplo, você irá inserir da seguinte maneira:
- Coluna email: os e-mails dos clientes que deseja adicionar nesse grupo.
- Coluna grupo: o nome do grupo exato que você criou no passo 01.
Retorne ao painel da sua loja, e clique em "Importar grupos" e suba a planilha do grupo de clientes que deseja realizar a alteração.
Pronto! Agora você está com o grupo de clientes criado e configurado.
Passo 03 - Configurar promoção para o grupo de clientes
01 - Acesse Marketing > Promoções
02 - Nesta página, você visualizará a lista de promoções já criadas, quando houver.
⚠️ Importante saber:
Atualmente há um limite de 20 promoções criadas (ativas e inativas). Ao atingir esse limite, será exibido um aviso informando que para a criação de uma nova promoção é necessário excluir uma promoção antiga.
03 - Para configurar uma nova Promoção, acesse o botão “Criar nova promoção”:
04 - Defina se a promoção será criada ativa ou inativa e dê um código para a promoção. Esse código, que pode ser um nome, será utilizado para identificar a promoção nos pedidos, no painel da sua Loja Integrada.
05 - Defina data e horário inicial e final para a promoção. Esse passo é opcional, no caso do não preenchimento desses campos, a promoção terá início imediato quando for ativa e terá fim indeterminado.
06 - Defina se o tipo de desconto será de valor fixo ou percentual.
⚠️ Importante saber:
O desconto é aplicado no preço de venda do produto, não no preço promocional, caso exista no cadastro do produto. Portanto calcule o desconto sempre com o preço de venda do cadastro do produto no painel.
07 - Defina as regras onde a promoção será aplicada: em produtos, categorias, ou marcas, e selecione os produtos, categorias ou marcas desejados no modal. Caso queira aplicar em todos os produtos da loja, selecione a opção "todos os produtos".
08 - Defina a segmentação selecionando o grupo que deseja aplicar a promoção:
09 - Depois, caso deseje, defina um valor mínimo de produto para aplicar a promoção, por exemplo, para o aniversariante do mês obter o desconto desta campanha ele precisa ter um carrinho de no mínimo R$199,00, isso fará com que se os clientes não atinjirem o valor mínimo, não recebam o desconto.
Por fim, clique em “Criar promoção” para finalizar o cadastro.
Pronto! promoção criada com sucesso, agora você pode planejar a divulgação desse cupom para esse grupo de clientes.