Como funciona a promoção de Brinde?
A promoção de Brinde funciona possibilitando a oferta de brindes sempre que o cliente cumprir determinados requisitos ao adicionar produtos em seu carrinho. Esses requisitos são configurados pelo lojista e podem ser atingir um valor mínimo de carrinho ou adicionar um produto, categoria ou marca específica no carrinho. Isso permite incentivar o aumento do ticket médio e o consumo de produtos, categorias ou marcas específicas dado o incentivo que ganhar o brinde gera para que o cliente cumpra a condição de ativação da promoção.
Em qual plano está disponível o recurso de Brinde?
Assim como as outras promoções, a Promoção de Brinde está disponível nos planos Crescimento, Aceleração, Expansão e Elite.
Como criar e ativar uma Promoção de Brinde?
02 - Nesta página, você visualizará a lista de promoções já criadas, quando houver. Essas promoções podem ser de brinde, desconto progressivo ou desconto em produtos.
03 - Para configurar uma nova Promoção, clique em Criar promoção.
04 - Defina se a promoção será criada ativa ou inativa e dê um código para a promoção. Esse código, que pode ser um nome, será utilizado para identificar a promoção nos pedidos, no painel da sua Loja Integrada. Essa informação não é visível aos compradores.
05 - Na seção de seleção do Modelo de desconto, selecione a opção de criar uma promoção de Brinde.
06 - Na seção de Regras da Promoção, primeiro selecione qual o produto que será oferecido como brinde. O produto já deverá ter sido cadastrado e configurado em Produtos > Criar Produto. Veja mais detalhes no próximo tópico deste artigo.
⚠️ É importante saber:
Para cada promoção de brinde só é possível adicionar 1 unidade de 1 único produto como brinde. Para oferecer mais unidades de 1 produto ou mais de 1 produto como brinde, será necessário criar diferentes promoções de brinde e tê-las ativas ao mesmo tempo.
Só podem ser usados como brindes produtos simples. Produtos com variação não aparecerão na lista de produtos que podem ser usados como brindes.
O produto não pode ter o preço sob consulta. Caso o produto escolhido esteja configurado com preço sob consulta, a promoção será criada, porém, não será exibida a promoção na loja.
07 - Em seguida, selecione o tipo de regra que determinará se o carrinho cumpre o requisito para obtenção do brinde. Existem 4 opções diferentes e é possível escolher 1 tipo por promoção de brinde:
Por valor do carrinho: ao configurar uma promoção de brinde por valor do carrinho, você deverá indicar o valor mínimo que ativa a promoção. Nesse cenário, quando o carrinho atingir esse valor o brinde será automaticamente adicionado no carrinho. O valor considerado para ativação do brinde é o valor do carrinho após todas as demais promoções terem sido aplicadas (cupom, desconto em produto, desconto progressivo), exceto descontos dados a partir do meio de pagamento. Caso o cliente reduza o valor do carrinho para um valor inferior ao valor mínimo definido (com aplicação de um cupom ou remoção de um produto, por exemplo), o brinde é automaticamente removido.
⚠️ É importante saber: para cada promoção de brinde só é possível definir 1 valor mínimo, mas é possível criar outra promoção de brinde com outro valor mínimo, e ambas serão aplicadas ao pedido caso estejam ativas e seus valores mínimos sejam atingidos.
Em produto(s) específico(s): ao configurar uma promoção de brinde em produtos específicos, você definirá qual ou quais produtos ativam a promoção. Uma vez que um dos produtos indicados for adicionado ao carrinho, o brinde também será automaticamente adicionado. Caso o cliente exclua produtos deixando o carrinho sem nenhum produto indicado na promoção de brinde, o brinde é automaticamente removido.
Em categoria(s) específica(s): ao configurar uma promoção de brinde em categorias específicas, você definirá qual ou quais categorias ou sub-categorias ativam a promoção (se uma categoria “pai” for selecionada, todas as sub-categorias dela também são). Uma vez que um produto daquela categoria ou sub-categoria é adicionado ao carrinho, o brinde definido para a promoção será automaticamente adicionado. Caso deixem de haver produtos daquela categoria ou sub-categoria no carrinho (ex: sejam excluídos), o brinde é automaticamente removido.
Em marca(s) específica(s): ao configurar uma promoção de brinde em marcas específicas, você definirá qual ou quais marcas ativam a promoção. Uma vez que um produto daquela marca é adicionado ao carrinho, o brinde definido para a promoção será automaticamente adicionado no carrinho. Caso deixe de haver produtos daquela marca no carrinho (ex: sejam excluídos), o brinde é automaticamente removido.
⚠️ É importante saber: É possível selecionar até 10 produtos, 10 categorias ou 10 marcas específicas(s) como condição de cada promoção de brinde.
08 - Em seguida, selecione uma das duas opções que definem quais clientes terão acesso à promoção, conforme abaixo:
Todos os clientes: ao optar por esta opção, a promoção valerá para todos os clientes e visitantes de sua loja;
Grupo(s) de cliente(s): ao optar por esta opção, você deverá indicar para qual ou quais grupos de clientes deseja disponibilizar a promoção e a mesma só será aplicada para os clientes contidos nestes grupos;
09 - Defina o período que a promoção estará ativa. Você poderá optar por 1 das duas opções abaixo:
Por tempo indeterminado: promoção ficará ativa sem prazo para expirar desde que o status da promoção esteja como Ativo;
Por tempo determinado: ao deselecionar a opção de "por tempo indeterminado" você definirá a data e hora iniciais e finais da promoção. Desde que o status da promoção esteja como Ativo, a promoção iniciará na data e hora definidas como início e encerrará automaticamente após a data e hora definidas como finais;
10 - Após finalizar as configurações, confira o resumo das regras da promoção no topo da página e clique em "Criar Promoção" para finalizar a criação da promoção de brinde.
Como combinar promoções de brinde?
É possível configurar quantas promoções de brinde forem desejadas e combiná-las. Quando houver mais de uma promoção de brinde ativa, cada promoção funcionará de forma independente, isto é, toda vez que a condição de ativação de uma das promoções for atingida, o brinde respectivo será incluído no carrinho. Dessa forma, se a condição de todas as promoções ativas for atingida, o brinde de todas elas será adicionado no carrinho.
Um exemplo do quanto pode ser útil poder aplicar diversas promoções de brinde ao mesmo tempo é que é possível combiná-las para criar uma promoção de brinde progressivo: ao criar 3 promoções de brinde por valor do carrinho e definir como valor mínimo R$100,00, R$200,00 e R$300,00, respectivamente, caso o valor do carrinho de um cliente some R$200,00 ou R$300,00 a quantidade de brindes adicionada ao carrinho aumentará progressivamente com o valor do carrinho. Dessa forma, combinando promoções de brinde é possível customizar e potencializar ações de incentivo ao aumento de ticket médio e consumo de produto(s) específico(s).
Como o brinde é exibido no site?
O brinde aparecerá no carrinho sempre que a condição de ativação de uma promoção de brinde for atingida. O brinde será sempre o último item da lista de produtos do carrinho e terá uma flag indicando que o mesmo é um brinde. Diferentemente dos demais produtos do carrinho, não será possível alterar a quantidade e nem excluir o brinde.
O brinde terá sempre o valor de R$0,01, sendo também gerado desconto de R$0,01 por unidade de brinde. Os descontos do brinde serão somados e exibidos junto aos demais descontos aplicados no carrinho (junto ao desconto progressivo, por exemplo, quando este existir).
Após finalização de uma compra com brinde, o mesmo também aparecerá no e-mail e página de detalhes do pedido.
⚠️ É importante saber: O brinde não aparece no e-mail de recuperação de carrinho abandonado. Caso o cliente abandone um carrinho que contém um brinde e a loja esteja utilizando a funcionalidade de ‘Carrinho abandonado’, no e-mail de recuperação enviado ao cliente serão exibidos apenas os produtos adicionados pelo cliente, o brinde não será exibido. Caso o cliente recupere esse carrinho, o sistema, ao direcionar o cliente para o carrinho, verificará as promoções ativas e inserirá os brindes correspondentes caso ainda estejam válidos.
Quais configurações de produto tem relação direta com a Promoção de Brinde?
O produto selecionado como brinde, deverá ser criado e cadastrado seguindo o mesmo fluxo de criação de um produto convencional (para orientações sobre cadastro de produto simples clique aqui ou para produto com variação clique aqui).
Na página de configuração do produto atente-se para as seguintes configurações e características que podem impactar o funcionamento de sua promoção:
Configuração de produto buscável ou não buscável: um produto buscável é um produto que terá uma página de produto própria visível para os clientes e será encontrável por mecanismos de busca. Produtos configurados como não buscáveis, por sua vez, não terão página de produto visível para os clientes e não serão encontrados por mecanismos de busca. Caso deseje que seu brinde seja um produto que aparece apenas no contexto de brinde, recomendamos configurar o produto a ser utilizado como brinde como não buscável.
Configuração de produto adicionável manualmente ao carrinho ou não adicionável manualmente ao carrinho: um produto que é adicionável manualmente ao carrinho é um produto que o cliente poderá adicionar ao carrinho por conta própria. Produtos não adicionáveis manualmente ao carrinho, por sua vez, não poderão ser inseridos pelo cliente no carrinho. Caso deseje que o produto utilizado como brinde só seja adquirível por meio da promoção, recomendamos configurar o produto como não adicionável manualmente ao carrinho.
Configuração das dimensões do produto: as dimensões do produto utilizado como brinde serão consideradas para a cotação do frete da compra como qualquer outro produto. Caso se trate de um produto com dimensões relevantes, é possível aplicar frete grátis (através da funcionalidade de frete grátis da plataforma) para o produto utilizado como brinde caso queira isentar o cliente dos custos de transporte do mesmo;
Configuração do estoque do brinde: a gestão de estoque dos produtos utilizados como brinde ocorrerá como a de qualquer outro produto. É importante se atentar ao controle do estoque do produto pois, para que um produto configurado como brinde em uma promoção seja adicionado ao carrinho, ele precisará ter estoque disponível. Caso o estoque do produto que é brinde uma promoção ativa acabe, ele não será adicionado ao carrinho até que o estoque seja reposto. Caso uma compra com brinde seja cancelada, o estoque do brinde será reposto com base na quantidade de brindes contida no pedido;
Como editar uma promoção de Brinde criada?
02 - Clique no ícone de edição (lápis) que aparece na promoção que quer editar.
⚠️ É importante saber: não é possível trocar o tipo de promoção após criada (Desconto em produtos, Desconto Progressivo ou Brinde).
03 - Salve as alterações.