Ao fazer a integração com o Google Merchant, ele faz a importação dos produtos através do XML. Feito isso, o Google Merchant faz uma segunda etapa de verificação, onde ele pega a URL do produto que enviamos e verifica todos os dados de cada produto.

É nessa etapa que os itens dependendo de como estão configurados em nosso painel, podem receber avisos de alerta ou reprovação.

Esse artigo foi dividido em duas partes:

  • ⚠️ Entenda sobre os alertas do Google

  • ❗ Entenda sobre os erros do Google


Entenda porque aparece alguns ⚠️ na sua conta do Google

No feed que é gerado em sua loja, nós temos a marcação de dados estruturados na página de produtos, que seguem o padrão do schema.org. Porém, nós não implementamos todos os dados, e sim só alguns deles, aqueles que são considerados obrigatórios.

Isso significa que esses avisos estão aparecendo porque o Google, ao inspecionar o feed e os produtos, não encontra todos os campos de dados. São os atributos que a Loja Integrada não tem implementados na página de produtos de forma nativa que aparecem sinalizados no relatório do painel deles.

Quando a informação aparece em amarelo não é a sinalização de um erro, é somente um aviso mesmo de que alguma informação complementar não foi encontrada na varredura, está bem?!

Em todo caso, ressalto que a ausência desses atributos não impedirá que os seus produtos sejam absorvidos pelo Google.

Exemplo de como esse alerta é apresentado:


❗ Entenda os erros mais comuns no Google Merchant Center, com suas possíveis soluções:

Exemplo de como esse erro é apresentado:

  1. Valor incompatível (rastreamento de página) [preço]: Conhecido problema relacionado ao desconto por boleto. É quando é enviado o valor do produto com desconto no meio de pagamento (boleto), porém o Google não encontra esse valor na página e reprova o anúncio. Esse caso se resolve ao reenviar o feed sem o valor do produto com desconto.

  2. Imagem inválida [link da imagem]: É preciso verificar quais imagens estão com esse problema e subir novas imagens nos produtos.

  3. Valor inválido [gtin]: No caso pode ser que esteja passando um valor errado no campo de GTIN dentro da configuração do produto, ou deixando o campo em branco, sendo que é um campo obrigatório para o Merchant.

  4. Valor incompatível (reservado) [gtin]: mesmo problema acima, porém no caso está passando um valor que não pode no campo de GTIN dentro da configuração do produto.

  5. Imagem não recuperada (taxa de rastreamento muito lenta): Nesse caso, basta aguardar que o Google vai puxar automaticamente na próxima verificação de feed.

  6. Valor incorreto [identificador existe]: Pode ter algum problema relacionado à MPN ou GTIN, é preciso verificar qual é o SKU com problema e ajustar os valores do MPN/GTIN.

  7. Valor incompatível (rastreamento de página) [disponibilidade]: Neste caso tem relação com o estoque do produto. É preciso também analisar os SKUs com esse problema.


  8. Itens expirados: Após 30 dias sem vendas ou sem alteração, o produto automaticamente expira no Google Merchant. Três dias antes um aviso é exibido no Merchant, então você deve entrar em contato com o nosso suporte e solicitar uma indexação dos produtos.



Agora você já sabe como diferenciar os alertas e os erros que o Google retorna pra você, dessa forma, não precisa se preocupar com os avisos de alerta, somente corrigir os erros apresentados.

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