Configurando o Google Avaliações do Consumidor

Saiba como configurar o aplicativo Avaliações do Consumidor do Google em sua Loja Integrada.

Clara Parente avatar
Escrito por Clara Parente
Atualizado há mais de uma semana

Avaliações do Consumidor é uma ferramenta gratuita que permite ao Google coletar avaliações do vendedor feitas pelos clientes e oferecer um símbolo de classificação do vendedor para mostrar em sua loja.

Este tutorial foi dividido em 4 tópicos:


Como instalar o Google Avaliações do Consumidor?

Gerando o Merchant ID

Para utilizar o Google Avaliações do Consumidor, é preciso ter o Merchant ID da sua conta.

01 - Acesse sua conta do Google Merchant Center, clicando aqui

02 - Na página inicial da sua conta, caso a opção de Avaliações do Consumidor não esteja visível, clique em Conheça mais opções para crescer>

💡É importante saber: é possível que você tenha que verificar a propriedade da sua conta para continuar a configuração da ferramenta. Caso seja solicitada essa verificação, clique neste tutorial e siga o passo a passo.

03 - Encontre o aplicativo Avaliações do Consumidor e clique em Participar

04 - No Contrato do Programa de Avaliações do Consumidor, desça até o final da tela, habilite a opção Li e concordo com este contrato e clique em Salvar e Continuar.

05 - Agora, no código que foi gerado, copie somente o seu Merchant ID e prossiga para a etapa de configuração final na sua Loja Integrada.

Configurando na Loja Integrada

01 - No painel da sua loja, acesse Soluções > Aplicativos

02 - Na página seguinte, busque por Google Avaliações do Consumidor, e clique em Instalar.

03 - Ao clicar em Instalar, basta inserir o Merchant ID que você copiou da sua conta, habilitar o campo Exibir selo de avaliações no rodapé da loja e clicar em Salvar.

💡É importante saber: não é necessário inserir nenhum outro código solicitado pelo Google Merchant pois eles serão adicionados automaticamente através deste aplicativo.

Pronto! Agora o Google Avaliações do Consumidor está pronto para ser utilizado na sua Loja Integrada.


Como são coletadas as notas do Google Avaliações?

Quando os clientes compram no seu site, eles podem receber um convite para avaliar a experiência de compra. Se eles aceitarem, o Google envia um e-mail em nome do anunciante, convidando a pessoa a realizar a avaliação.

Trata-se de um questionário simples e breve.

convite para clientes participarem do google avaliações do consumidor


Em quanto tempo as avaliações do Google aparecem na loja?

O regra do Google, é que para que seja exibido as avaliações na loja, é necessário ter no mínimo 150 avaliações realizadas sobre a sua loja.

👀 É possível verificar se já teve alguma avaliação e se atingiu a quantidade mínima exigida pelo Google através da URL https://www.google.com/shopping/ratings/account/lookup?q=SEUSITE em lugar de "seusite", colocar o endereço da loja.

Respondeu à sua pergunta?